TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Operacional Windows E Algumas De Suas Versões

Ensaios: Sistema Operacional Windows E Algumas De Suas Versões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  3.793 Palavras (16 Páginas)  •  964 Visualizações

Página 1 de 16

Sistema Operacional - Windows

1. História

Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, e os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso. Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto de Estudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley (Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais.

A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas (jobs). O usuário foi afastado do computador; cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, que por sua vez usava uma linguagem de controle chamada JCL (job control language). No início da computação os primeiros sistemas operacionais eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem que cada máquina utilizava. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), pois os sistemas eram monousuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).

Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário do sistema, na ordem correta.

Sistemas específicos

Em meados da década de 60, os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos. Um dos maiores representantes foi o CTSS, criado pela MIT, sendo lançado em 1961 para o computador IBM 7090.

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/linux/2031-a-historia-dos-sistemas- operacionais.htm#ixzz2QeHacS6w

http://pt.ww.wikipedia.org/wiki/Historiasistemaoperacional

Uso de: Aspas

2. Sistema Operacional Windows

2.1. Windows 3.x

Os ambientes operacionais Windows 3.x da família Microsoft Windows foram

lançados entre 1990 e 1994. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows, permitindo que a Microsoft pudesse competir com a Apple Computer seu sistema, com o Macintosh da Apple Inc., e com o Commodore Amiga, que utilizava o GUI. Não eram propriamente sistemas operacionais, pois tinham como pré-requisito a existência de uma versão do DOS - Disk Operating System, devidamente instalada no computador.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x

Uso de: +/-

2.2. Windows 3.0

O Windows 3.0 foi lançado em 22 de Maio de 1990.Era usado em computadores 286 e 386. A versão 3.0 foi o primeiro sucesso amplo do Windows. Ao contrário das versões anteriores, ele era um Windows completamente novo, porém ele era um Ambiente Gráfico e rodava sobre do MS-DOS. Nessa época a maioria dos computadores usavam MS-DOS. Quando se ligava o computador, iniciava-se o sistema operacional MS-DOS. Para iniciar o Windows, você tinha que digitar "WIN" no Prompt do MS-DOS. Substituiu o MS-DOS Executive pelo Gerenciador de Programas, Gerenciador De Impressão e Gerenciador de Arquivos. Programa que simplificavam as aplicações e tornava o sistema bem mais prático. Desenvolveu as redes locais (LANs). Melhorou bastante a interface, a gestão da memória e o sistema multitarefa, e incluiu o suporte às fontes True Type. Conseguiu ultrapassar o limite de 1 MB do MS-DOS e permitiu a utilização máxima de 16 MB de aplicativos. Naquela época era o único possível de compatibilizar todos os programas das versões anteriores. Utilizava o processador Intel 80286 e o Intel 80386. Foi apresentado em 7 disquetes de 3.1/2" de baixa densidade de 720 KB, em 4 disquetes de 5.1/4 de alta densidade de 1220 KB e em 4 disquetes de 3.1/2 de 1440 KB de capacidade. Também existe a versão 3.00A, que foi lançada em 31 de Outubro de 1990. Que foi lançada para corrigir erros da versão anterior.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x

Uso de: +/-

2.3. Windows 3.1

O Windows 3.1 (originalmente sob o nome de código Janus) foi lançado em 18 de Março de 1992. Ele era apresentado em 8 ou 9 disquetes de alta densidade de 3,1/2" de 1.440 KB cada. Tinha softwares para multimídia e fontes True Type (aumenta muito o número de tipos de letras disponíveis) e era mais estável do que o Windows 3.0. Nesta versão permitiu o uso de um maior número de línguas de trabalho e outros sistemas alfabéticos, como o Cirílico e o complicado sistema Japonês e Chinês. O jogo Campo Minado substituiu o Reversi (embora se você estivesse atualizando do Windows 3.0, o jogo Reversi continuaria lá. Foram as primeiras versões em chinês e em japonês do Windows. Foi a segunda versão em russo (a primeira versão foi a 2.11).

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x

Uso de: +/-

2.4. Windows 3.11

Em 31 de dezembro de 1993, a Microsoft lançou uma atualização para o Windows 3.1, conhecida como Windows 3.11. Assim, o Windows 3.11 não é uma versão autônoma do Windows, mas sim uma atualização de software do Windows 3.1, bem como pacotes de serviço moderno Windows. Para aqueles que não possuíam o Windows 3.1, a versão de Windows 3.11 estavam disponíveis no momento.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Windows_3.x

Uso de: +/-

Windows

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com