TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Distribuidos

Casos: Sistemas Distribuidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  4.483 Palavras (18 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 18

Sumário

Introdução 3

O que é um Sistema distribuído? 4

Exemplos de sistemas distribuídos. 5

Internet. 5

Intranets 5

Computação móvel e ubíqua. 6

Compartilhamento de recursos e a web. 6

Desafios 8

Heterogeneidade 8

Middleware 9

Heterogeneidade e migração de código. 9

Sistemas abertos 9

Segurança 10

Escalabilidade 11

Tratamento de falhas 13

Concorrência 14

Transparência 15

Conclusão 18

Referencias Bibliográficas 19

Introdução

Uma das definições de sistema distribuído é “conjunto de computadores interligados compartilhando recursos”, um sistema distribuído pode ser utilizado em diferentes aplicações. E neste trabalho vamos falar sobre algumas características de um sistema distribuído, as suas vantagens no compartilhamento de recursos de hardware e processamento em relação a um sistema único. É feito também breve passagem com relação aos maiores desafios enfrentado por um sistema distribuído a fim de evitar possíveis desperdícios de recursos, desempenho, custos alto e também evitar possíveis falhas. E também citando algumas técnicas que podem

O que é um Sistema distribuído?

Uma das definições para sistemas distribuídos é conjunto de computadores independentes e interligados através de uma rede de computadores e equipados com softwares que permitam o compartilhamento dos recursos do sistema, como hardware, software e dados, que podem ser gerenciados por servidores e acessados por clientes. E compartilhamento de recurso acaba tornando-se um dos principais motivos para a utilização de um sistema distribuído, citando alguns exemplos, temos a internet, intranet e computação móvel e ubíqua (pervasiva). Algumas das características de um sistema distribuído são, a comunicação e coordenação são feitas através de troca de mensagens, concorrência de componentes, a falta de um relógio global e a falha de componentes independentes.

Concorrência: Em uma rede computadores, a execução concorrente de programas é uma norma, ou seja, duas pessoas podem fazer os seus trabalhos em suas respectivas maquinas compartilhando recursos como páginas web e arquivos. E os recursos compartilhados podem ser aumentados com a inclusão de mais de recursos na rede. E para o compartilhamento de recursos e execução de programas necessita de uma coordenação

Inexistência de relógio global: Quando os programas precisam cooperar, eles coordenam suas ações através da troca de mensagens. A coordenação depende de uma noção compartilhada do tempo em que as ações dos programas ocorrem. Porém pode ser verificado que há limites para a precisão que computadores possam sincronizar com os seus relógios dentro de uma rede, ou seja, não existe uma noção global e única do tempo correto, ou seja, é consequência direta do fato de que a única comunicação se dá por meio de envio de mensagens em uma rede. Um exemplo é o problema de sincronização.

Falhas independentes: Em sistemas distribuídos as falhas são diferentes. Quando há uma falha na rede acaba resultando no isolamento dos computadores que estão conectados a ela. Mesmo assim o sistema pode continuar funcionando. Em alguns casos os programas ligados este sistema pode não detectar a falha que ocorreu na rede ou se a rede esta com lentidão. E quando a falha em um computador, ou então, ocorre o encerramento inesperado de um programa em alguma parte do sistema, não é percebido de imediato pelos outros componentes ao qual ele troca mensagens. A falha de cada componente é independente e com isso deixando as outras partes em funcionamento.

Exemplos de sistemas distribuídos.

Internet.

Ë um grupo de redes de computadores de vários tipos diferentes e conectados entre si. O os computadores conectados a uma rede, executam programas que interagem com outros programas em qualquer lugar do mundo, através da troca de mensagens por um meio de comunicação em comum.

Independente de onde o usuário esteja à internet permite que seja feito uso de vários serviços, e-mail, transferência de arquivos, entre outros. E por se um sistema aberto possibilita a inclusão de mais computadores servidores e também a adição de novos serviços.

Intranets

Intranet é uma parte da internet administrada separadamente e que pode ser configurado para ter limite dependendo do plano de segurança local que for determinado. É compostas de varias redes locais (Local Area Network) interligadas por conexões de Backbone. A intranet é uma rede particular e de responsabilidade da organização que a administra desde uma LAN em um único site até um conjunto de LANs interligadas pertencentes às filiais de uma empresa.

A intranet é conectada a internet através de um roteador, que permite aos usuários utilizarem serviços providos de outro local. Muitas organizações necessitam de proteção aos seus serviços contra o uso não autorizado de suas informações por usuário externos mal intencionados, ou até mesmo proteger os computadores que estão na intranet de programas prejudiciais, por exemplo um vírus, que destruir dados muito importantes.

Um quesito de segurança que pode ser utilizado em uma intranet é o firewall, que tem a função de proteger, impedindo a entrada ou saída de mensagens não autorizadas, ou seja, pode realizar um filtro de mensagens de acordo com sua origem e destino. Em alguns casos as organizações preferem que suas intranets não estejam conectadas a internet e desta forma deixando as isoladas sem a necessidade de um firewall.

Computação móvel e ubíqua.

Os avanços tecnológicos de dispositivos e interligação em redes sem fio têm levado cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com