TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Distribuidos

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Distribuidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 5

Questionário de revisão.

1) Quais os benefícios de um sistema distribuído ?

Dentre os principais benefícios de um sistema distribuído podemos citar:

Eficiência: Pois quanto mais unidades de processamento tivermos, menor será o tempo de execução da tarefa;

Economia: Além da economia de tempo, ainda é possível obter economia financeira, pois com o custo de várias máquinas cada uma rodando determinada aplicação é possível adquirir uma quantidade menos de servidores com grande poder de processamento capaz de atender as mesmas tarefas.

Confiabilidade: Uma das principais vantagens de um sistema distribuído, é a confiabilidade, pois como todo o processo é transparente ao usuário, mesmo que um dos nós venha a falhar, o fato não é sentido pelo usuário, pois a carga é assumida pelos outros nós do sistema.

Crescimento incremental: Isso torna possível adição a adição de poder computacional ao sistema através de upgrade no hardware existente ou adição de nós ao sistema sem que isso reflita no sistema operante.

2) O que torna os sistemas distribuídos complexos e difíceis de implementar ?

Por se tratar de um sistema composto por vários componentes, vários são os fatores que estão suscetíveis a algum tipo de falha, dentre eles podemos citar atrasos de comunicação e falhas de nós.

3) Como o sistema distribuído pode aumentar o desempenho ?

Com todos os nós trabalhando em conjunto tem-se o poder de processamento aumentado possibilitando maior eficiência e possibilidade de suporte a uma quantidade maior de solicitações simultâneas.

4) De que maneira a escalabilidade torna sistemas distribuídos melhores do que os centralizados ?

A escalabilidade permite nos sistemas distribuídos o aumento de recursos (poder de processamento), sem que seja necessário a interrupção ou fornecimento de um determinado serviço, situação esta que não é possível em um sistema centralizado.

5) Porque sistemas distribuídos estão mais propensos a falhas do que máquinas isoladas ?

Justamente por ser um sistema formado por um conjunto de equipamentos, porém neste caso, o resultado de uma falha pode ser compensada por um sistema de redundância. Outro fator que também é responsável por grande parte das falhas, é a conexão de rede existente entre os nós.

6) Qual o efeito colateral de aumentar a confiabilidade e a tolerância a falhas ?

Com isso o sistema se tornaria ainda mais complexo, e em caso de algum tipo de falha, a tarefa de migração de um nó problemático para outro mantendo a consistência da informação, seria mais difícil.

7) Quais os tipos de transparência podem ser analisadas ?

Podemos citar os seguintes tipos: de localização, de acesso, de falha, de replicação, de persistência, de migração, de realocação e de transação.

8) De um exemplo de Transparência de localização

Os servidores do portal UOL que balanceiam carga entre eles, tendo inclusive servidores exclusivos para armazenamento das imagens do site, e que ao usuário é transparente.

9) Quando a transparência a falhas é implementada por replicação, quais questões os projetistas devem considerar ?

O tempo de replicação entre os nós, pois quanto maior a atualização do conteúdo do sistema, menos deve ser o tempo de replicação entre os nós.

10) Porque a Migração de Processos é empregada em sistemas distribuídos ?

Para facilitar o processo de remanejamento de componentes do sistema quando necessário.

11) Explique a diferença entre migração de processos e clonagem de processos.

Migração é quando um processo é movido de um dos nós para ser executado em um outro nó.

Clonagem é quando um processo é apenas copiado e passa a ser processado em dois ou mais nós simultaneamente.

12) Middleware ?

Middleware é uma camada extra de software atuando entre o nível de aplicação e o nível que consiste no sistema operacional. Ele tem o papel de interligar diferentes aplicações em diferentes sistemas operacionais em diferentes computadores. Tem função de ocultar da melhor maneira possível a heterogeneidade das plataformas das aplicações. Por ser um software de conectividade, consiste de um conjunto de serviços disponíveis que permite que múltiplos processos, executando em uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com