TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas operacionais em tempo real

Projeto de pesquisa: Sistemas operacionais em tempo real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÂO 3

2. CONCEITOS 5

3. CARACTERISTICAS 6

3.1 Sistemas Operacionais em Tempo Real Críticos (Hard Real Time) 6

3.2 Sistemas Operacionais em Tempo Real Não Críticos (Soft Real Time) 7

3.3 Escalonamento 7

4. APLICAÇÕES 8

4.1 Eletrônica de consumo 8

4.2 Indústria automotiva 9

4.3 Medicina 10

4.4 Telecomunicações 11

4.5 Robótica/Automação 12

4.6 Indústria militar e Aeroespacial 13

4.7 Experimentos científicos 14

5. CONCLUSÂO 15

REFERÊNCIAS 16

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Sistemas Antigos 4

Figura 2 – Produção 5

Figura 3 – Eletrônica de consumo 8

Figura 4 – Injeção Eletrônica 9

Figura 5 – Robótica e Medicina 10

Figura 6 – Telecomunicações 11

Figura 7 – Automação 12

Figura 8 – Cockipt 13

Figura 9 – Grande Colisor de Hádrons (LHC) 14

1. INTRODUÇÂO

LAUDON e LAUDON (2007, p.6) destaca a importância dos sistemas de informação, pois segundo ele “As tecnologias e os sistemas de informação são a principal ferramenta de que as empresas dispõem para criar novos produtos e serviços, assim como modelos de negócio inteiramente novos”. Ainda segundo o autor, “Muitos administradores trabalham às cegas, sem nunca poder contar com a informação certa na hora certa para tomar uma decisão abalizada. [...] Nos últimos dez anos, as tecnologias e os sistemas de informação têm permitido que, ao tomar uma decisão, os administradores façam uso de dados em tempo real, oriundos do próprio mercado”.

O'BRIEN E MARAKAS (2010, p.30) “Um sistema de informação é composto de cinco recursos principais: pessoas, hardware, software, dados e redes”. Computador (Hardware) é definido por SAWAYA (1999, p.92) como “Equipamento eletrônico que aceita informações alfabéticas e numéricas, processa essas informações procedendo às alterações ou operações necessárias, de acordo com instruções estabelecidas antecipadamente e fornece saídas com o resultado desse processamento. Basicamente, é constituído de unidades de entrada/saída, de aritmética e lógica e de controle”. Já O'BRIEN E MARAKAS (2010, p.556) define como “Dispositivo que tem a habilidade de aceitar dados, armazenar internamente e executar um programa de instruções, executar cálculos matemáticos, lógicos e operações de manipulação nos dados e apresentar os resultados”. SAWAYA (1999, p.371) define programa (software) como, “Um plano completo para a solução de um problema, mais especificamente, a sequência completa de instruções de máquina e rotinas necessárias para resolver um problema”. Ainda sobre definição de programa, O'BRIEN E MARAKAS (2010, p.567) descreve como “Conjunto de instruções que faz um computador executar uma tarefa particular”.

De acordo com TANENBAUM (2009, p.22) “Os computadores têm um dispositivo de software denominado sistema operacional, cujo trabalho é fornecer aos programas do usuário um modelo de computador melhor, mais simples e mais limpo e lidar com o gerenciamento de todos os recursos”.

Em 1967 MARTIN (1967) descreve alguns modelos de operações computacionais bancárias, de companhias financeiras e outros tipos de empresas, relata que os computadores já eram capazes de executar cálculos e tomar decisões em pouco tempo, entretanto as operações de entrada e saída eram muito lentas, devido a necessidade de uso de fitas magnéticas e impressoras. Então MARTIN (1967) cria uma visão futurista, descrevendo a possibilidade de um cliente poder sacar seu dinheiro guardado em um banco através de máquinas automáticas, instaladas em qualquer parte do mundo, sendo o dinheiro imediatamente debitado de sua conta na matriz do banco.

Figura 1 – Sistemas Antigos

Fonte: OBUTECODANET. Disponível em “http://obutecodanet.ig.com.br/index.php/2009/11/20/fotos-relembram-escritorios-antigos-e-seus-ultrapassados-equipamentos/”. Acesso 01 de abril de 2014.

2. CONCEITOS

LAPLANTE (2004) descreve como “Um sistema de tempo real é aquele que deve satisfazer explicitamente restrições de tempo de resposta podendo ter conseqüências de risco ou falha não satisfazendo às suas restrições”. VELLOSO define como (2011, p.198) “(RTOS – Real-time operating system) – é utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo”.

Um sistema de tempo real é um sistema computadorizado que exige não apenas que os recursos computadorizados sejam conectados, mas também que os resultados sejam produzidos dentro de um período especificado. Os resultados produzidos após o prazo ter esgotado – mesmo que corretos – podem não ter qualquer valor. Para tais sistemas, muitos algoritmos de escalonamento de sistema operacional tradicional precisam ser modificados para atender os prazos mais rigorosos. (SILBERSCHATZ, 2008, p.518)

A IEEE (1990) também possui uma definição para sistemas de tempo real que descreve tal sistema como aquele onde os resultados da computação podem ser usados para controlar, monitorar ou responder a um evento externo em tempo.

Com estes conceitos, pode-se entender que um sistema de tempo real não precisa ser necessariamente rápido. Pois se sua função é encher vasilhames de um certo produto a cada 15 minutos, o sistema deve encher os vasilhames a cada 15 minutos, caso contrário pode haver perdas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com