TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solucionário Eletromagnetismo Alaor

Por:   •  7/11/2015  •  Exam  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Fumec – Comunicação Social – Jornalismo

Disciplina Legislação e Ética Jornalística

Atividade para fixação de conteúdo

Nome: __________________________________________ Data :________

1ª Parte – Crimes contra a honra

1 - Imagine a seguinte situação: Marcos chega para José e conta que Bruno entrou em seu domicílio e subtraiu sua TV LED de 32 polegadas.

Analise a situação de Marcos em cada caso abaixo:

A – Bruno realmente cometeu o delito

B – Bruno não cometeu o delito

C – Marcos apenas afirma que Bruno é um "ladrão"

D – Mas se José, sabendo que tal afirmação dada por Marcos é falsa, mesmo assim, resolve espalhar tal narrativa a outras pessoas, cometeria qual crime?

2 - Imagine a seguinte situação: Cláudia chega para Ana Clara e afirma que Bianca trai seu marido com colegas do trabalho. Detalhe: adultério hoje não é mais uma conduta criminosa.

Quanto à possiblidade de ter praticado crimes de calúnia, injúria e difamação, analise a situação de Cláudia:

3 - Imagine as seguintes situações:

A – Marcos discute com Vanessa e a xinga de vagabunda, vadia, palhaça, ladra, bandida imbecil, etc.

B – A discussão foi nas redes sociais e os xingamentos foram escritos em postagens no Facebook, Twitter e Instagram.

 

4 – Imagine a seguinte situação: A revista semanal ISSUMEMO publica, em três edições impressas seguidas e em seu sítio na internet, reportagens subscritas pelo jornalista Ilusório Boquirroto com afirmações categóricas acusando o político mineiro Honesto Devasso de envolvimento no mensalão do governo, sem que o político fosse denunciado ou sequer indiciado em tal escândalo político. Qual o crime praticado aqui pelo jornalista? E pela revista?

5 – Nesta última situação, uma jornalista afirma durante um telejornal que um rapaz, de 15 anos, amarrado a um poste e agredido pela população por, supostamente, ter assaltado em um bairro de uma capital, merecia tal punição, ignorando a presunção de inocência prevista na lei, culpando e condenando o rapaz e incitando a população a fazer justiça com as próprias mãos. Neste caso, uma ação do ministério público pede a punição da jornalista e do canal de TV por qual crime?

2ª Parte  - ética e legislação (entrega pelo Sinef)

6 – A acusação de pessoas inocentes em um caso mal apurado, levou a destruição da vida das pessoas envolvidas na Escola de Educação Infantil Base, no bairro da Aclimação, zona sul de São Paulo, em 1994. O episódio se tornou uma lição para todos os jornalistas. Ainda assim, casos como esse podem acontecer nos dias de hoje na mídia brasileira? Desenvolva um texto dissertativo argumentativo sobre a questão.

Lembrando: O texto dissertativo argumentativo tem como principais características a apresentação de um raciocínio, a defesa de um ponto de vista ou o questionamento de uma determinada realidade. O autor se vale de argumentos, de fatos, de dados, que servirão para ajudar a justificar as ideias que ele irá desenvolver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com