TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte a equipes de desenvolvimento e arquitetura de software

Artigo: Suporte a equipes de desenvolvimento e arquitetura de software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

O DBA deve planejar e implementar procedimentos de cópia (BackUp) para garantir que na ocorrência de possíveis desastres (falhas de hardware, invasões, alterações não planejadas, acidentes naturais, etc) os dados possam ser recuperados. É igualmente importante que o DBA realize testes sobre essas cópias para garantir que as mesmas são íntegras que realmente funcionarão quando forem necessárias.

Disponibilidade

Banco de dados são recursos compartilhados e existem porque é necessário que sejam acessados. O DBA deve realizar tudo o que estiver ao seu alcance para que o banco de dados fique disponível o maior tempo possível e o acesso aos dados não seja comprometido.

Desempenho

Um bom desempenho depende de diversos fatores (Hardware, SO, codificação, rede, etc). Quase sempre o DBA não tem controle sobre todos esses fatores, mas dada as limitações, o DBA deve providenciar o melhor desempenho possível do banco de dados. Isso inclui atividades como otimização de consultas, utilização da infra-estrutura (disco, memória, processador, etc) de forma adequada, monitoração do ambiente, etc.

Suporte a equipes de desenvolvimento e arquitetura de software

O banco de dados é um componente importante para qualquer software. Uma boa relação entre o DBA, os programadores, os analistas de negócio e os arquitetos é fundamental. Através dessa relação é possível a troca de conhecimentos acerca do negócio, a elaboração de boas práticas no manuseio do banco de dados, o consenso sobre a melhor solução de um projeto de software e o devido suporte em banco de dados para os codificadores. É também através dessa relação que o DBA poderá coletar informações negociais para planejar e evoluir a infra-estrutura de banco de dados.

Implementação de banco de dados

O DBA deve realizar uma implementação adequada do banco de dados visando desempenho, escalabilidade, flexibilidade. Isso certamente influencia diretamente a escolha adequada da tecnologia de banco de dados, mas ainda mais importante que a escolha adequada da tecnologia é a elaboração adequada de um bom modelo de dados físico. Existem muitas aplicações que embora usem um SGBD robusto, rodem em um hardware poderoso e sejam codificadas em uma plataforma de desenvolvimento de primeira linha, fracassam por ter um projeto físico de banco de dados de má qualidade.

Competências Requeridas

Para conseguir cumprir com suas responsabilidades, o DBA naturalmente deve deter algumas competências. Ele não necessita dominá-las (até porque é pouco provável que ele consiga ser especialista em todas elas), mas deverá conhecer mais ou menos dependendo do ambiente em que atue. Algumas dessas competências são:

• Conhecimentos em Sistemas Operacionais: Ainda que existam SGBDs que rodem em mais de um banco de dados, eles são dependentes do sistema operacional onde estão instalados. É importante que o DBA conheça conceitos ligados ao sistema operacional (processos, threads, gerenciamento de memória, paginação, sistema de arquivos, etc) bem como a implementação e otimização desses conceitos no Sistema Operacional que hospeda o banco de dados. Isso auxilia na configuração e otimização do sistema operacional ao banco de dados utilizado.

• Conhecimento em Redes: Os bancos de dados são em sua esmagadora maioria compartilhados. Se são compartilhados é certo que o acesso será feito vida rede (Intranet, Internet e Extranet) e conhecer como essa transmissão ocorre é importante. É desejável que o DBA conheça características da rede (capacidade de tráfego, protocolos, etc). Esse conhecimento pode ajudar a resolver problemas e otimizar o acesso ao banco de dados.

• Compreensão em arquitetura em banco de dados: Entender como funciona um banco de dados é um pouco mais do que conhecer uma tecnologia específica (ORACLE, DB2, SQL Server, etc). Entender alguns dos fundamentos de banco de dados (algoritmos de indexação, concorrência, transações, etc) podem ser tão valiosos quanto conhecer as implementações de um produto específico. Bons DBAs não são aqueles que conhecem todos os comandos de um produto, mas certamente aqueles que sabem o que acontece nos "bastidores".

• Noções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com