TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese De Aulas Sobre O Saneamento Básico

Por:   •  3/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade Brasileira- Multivix

Saneamento Basico I

Sintese das aulas 1, 2 e 3

Mateus MassingGardin

Vitoria - 2015

AULA - 01

Saneamento basico é o conjunto de ações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza publica, drenagem pluvial e controle de vetores.

As áreas de interesse do saneamento básico são o abastecimento de água, limpeza urbana, coleta de lixo, esgotamento sanitário e drenagem urbana.

No Brasil o consumo médio de água pelo atendimento das necessidades básicas que é alimentação, higiene, conforto, agricultura etc..) é cerca de 163 litros por dia .

Onde não existem sistemas públicos, os esgotos podem ser tratados em unidades individuais de tratamento, como as fossas, filtros sendo comum a contaminação do lençol freático.

O sistema de drenagem pluvial é um serviço de infra-instrutora essencial para o reaproveitamento da água, sendo que a água pluvial não tem altos índices de contaminação como o do esgoto, podendo ser tratado com maior facilidade.

O despejo clandestino de esgoto nos coletores de drenagem pluvial sem o adequado tratamento, respectivamente é um dos maiores problemas de contaminação dos corpos d’água e geração de odores que escapam pelas valas. Um dos motivos desse comum erro é a falta de rede de esgoto, assim antigamente as residências que não possuem fossa, acabam ligando o esgoto na rede de drenagem pluvial, assim lançando esgoto em uma rede que de fato teria que ser limpa, acarretando em dificuldades e maior custo para o tratamento da mesma. Um dos projetos de melhoria no tratamento de esgoto implantado na grande Vitoria pela CESAN foi o “Se liga na rede” onde o objetivo era de fazer a separação da gordura da residência, e ligar a casa na rede de esgoto somente passando esgoto, impossibilitando a passagem de gordura, pois também afeta gravemente o tratamento e entupimento das redes.

Poluição resulta no lançamento ou liberação em um ambiente de maneira ou energia em quantidade ou intensidade tais que o tornem impróprio as formas de vida que ele normalmente abriga, ou prejudiquem os seus usos.

Contaminação – Introdução na água de substancias nocivas à saúde e as espécies da vida aquática (organismos patogênicos ou substancias tóxicas)

Principais processos poluidores: contaminação, assopramento, eutrofização e acidificação.

As doenças de veiculação hídrica são as doenças causadas pela presença de microrganismos patogênicos, provenientes de fezes humanas e de animais. Tais doenças podem se apresentarem em forma de surto, epidemia ou endemia.

Suade publica é a ciência e a arte de prevenir doenças, prolongar a vida e promover a saúde atravez de esforços organizados junto a sociedade. Saneamento é uma das formas de saúde publica, visando quebrar os elos das cadeias de transmissão de doenças.

Algumas doenças de veiculação hídrica, cólera, hepatite, febre, esquistossomose etc..

Nas cidades, estados são implantados medidas de prevenir tais doenças. Como a implantação de programas de proteção dos animais, implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, implantação de sistema de drenagem pluvial e de resíduos sólidos, controle de qualidade bacteriológica e físico-química da água distribuída.

Já como medidas precatória, imunização (vacinação), notificação, diagnostico, tratamento de infecção e desinfestação.

A Política Nacional de Saneamento Básico estabelece diretrizes nominais para o saneamento básico, seus principais fundamentos são o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbano, manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde publica e a proteção do meio ambiente, eficiência e sustentabilidade econômica.

AULA – 02

A aula dois foi sobre o ciclo da agua no saneamento, onde abrange desde a captação até o ponto de distribuição para as casas.

O ciclo começa com a agua sendo capitada de sua nascente, lago, rio e poços como fonte subterrânea.

Da captação é diretamente ligada até a ETA, onde sua chegada é onde faz a medida de quantidade de agua chega na estação, normalmente medido em m³ por hora.

Depois da medição a agua é direcionada para o floculador e em seguida para o decantador onde é lançados produtos químicos, onde há uma pré filtragem, e feita a separação do lodo, caso a agua tenha a mesma. Do tanque principal, a agua é direcionada para o filtro, onde é composto por materiais que fazem filtragem, normalmente areia, pedra, carvão. Do filtro a agua é direcionada para o tanque de contato. No tanque de contato é onde e inserido cloro, se for o caso de agua. Após passar no tanque de contato, e ligada a uma elevatória, na elevatória possui no mínimo duas bombas, sendo uma reserva, e um quadro de comando para que a mesma seja desligada caso o tanque de contato seque ou o reservatório esteja cheio. Do reservatório principal a agua é lançada para a rede de agua, onde é distribuída para as residências já com a agua pronta para o consumo.

Resumindo, a estação de tratamento é responsável pelo tratamento de agua para fins de abastecimento, funciona com uma unidade de chegada em seguida aplicação de produtos químicos, passando para a unidade de floculação para a unidade de decantação e por fim na unidade de filtração, depois de quase purificada é aplicada cloro para o abastecimento público.

Saindo da ETA, a agua é distribuída para a população por meio de adutoras, sendo por recalque ou até mesmo por gravidade que no caso é o modo que foi feito a obra onde eu Mateus estou trabalhando.

AULA – 03

Para que seja vantajoso o investimento para a implantação de uma estação de tratamento de agua, a agua a ser captada não é ideal que seja uma agua poluída, e sim uma agua sem altos índices de poluição, onde antes de ser implantado é feito um estudo da agua a ser captada.

Sendo que diversos componentes presentes na agua podem alterar seus graus de pureza, para o consumo humano a agua deve ter padrões de portabilidade, existindo impurezas com características físicas, químicas e biológicas. Químicos podendo ser de natureza orgânica e inorgânicas. E componentes biológicos, sendo de animais, vegetais e protistas/monera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com