TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Fontes de Captação de Água Saneamento

Por:   •  25/5/2023  •  Seminário  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVINTE

ENGENHARIA CIVIL

SANEAMENTO

EVANDRO FARIAS

MANANCIAIS E CAPTAÇÕES

REVISÃO ÚLTIMA AULA

NBR 12211: Esta norma estabelece os requisitos e métodos de ensaios para a determinação da resistência ao fogo de elementos de construção, tais como paredes, pisos e coberturas, quando submetidos a um ensaio padronizado de exposição ao fogo.

NBR 12212: Esta norma estabelece as condições exigíveis para o projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio em edificações e áreas de risco, com o objetivo de alertar a tempo a existência de um incêndio.

NBR 12213: Esta norma estabelece as condições exigíveis para o projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de sprinklers em edificações e áreas de risco, com o objetivo de controlar e extinguir um incêndio.

NBR 12217: Esta norma estabelece as condições exigíveis para o projeto, instalação, comissionamento e manutenção de saídas de emergência em edificações e áreas de risco, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e a rápida evacuação em caso de incêndio ou outra emergência.

NBR 12218: Esta norma estabelece as condições exigíveis para o projeto, instalação, comissionamento e manutenção de iluminação de emergência em edificações e áreas de risco, com o objetivo de garantir a visibilidade e a orientação dos usuários durante uma evacuação de emergência em caso de falta de energia elétrica.

A Estação Elevatória é um conjunto de equipamentos responsável por elevar a água de um ponto de captação para um ponto mais elevado, garantindo que a água possa ser distribuída para áreas de consumo. O fluxo de uma estação elevatória pode ser descrito em algumas etapas, como segue:

  1. Tubulação: A água é captada por meio de uma tubulação, que pode estar conectada a um rio, lago, represa ou poço. Essa tubulação é responsável por transportar a água até a Estação Elevatória.
  2. Registro de Gaveta: O registro de gaveta é uma válvula utilizada para controlar o fluxo de água na tubulação. Ele pode ser aberto ou fechado, dependendo da necessidade do sistema.
  3. Válvula de Retenção: A válvula de retenção é responsável por impedir o fluxo de água na direção contrária, evitando que a água retorne à tubulação de captação.
  4. Ampliação concêntrica: A ampliação concêntrica é um componente utilizado para expandir o diâmetro da tubulação, permitindo que a água flua com menos restrições.
  5. Moto Bomba: A moto bomba é o equipamento responsável por elevar a água até o ponto de distribuição. Ela é composta por um motor elétrico e uma bomba hidráulica, que são responsáveis por pressurizar a água e movê-la ao longo da tubulação.
  6. Redução excêntrica: A redução excêntrica é um componente utilizado para reduzir o diâmetro da tubulação, permitindo que a água flua com mais velocidade e pressão.
  7. Curva 90º: A curva 90º é um componente utilizado para mudar a direção da tubulação em um ângulo reto. Ela é utilizada para contornar obstáculos e garantir que a água siga o caminho correto ao longo da tubulação.
  8. Tubulação de recalque: é responsável por transportar o líquido bombeado pela estação elevatória. É importante que ela seja resistente e durável para suportar a pressão gerada pela bomba, além de ser resistente a corrosão e ao desgaste. As tubulações podem ser feitas de diferentes materiais, como aço carbono, ferro fundido, PVC ou polietileno.
  9.  O registro de pé com crivo: é uma válvula instalada na entrada da tubulação de recalque, localizada na parte inferior da estação elevatória. Sua função é controlar o fluxo de líquido e evitar que resíduos ou detritos entrem no sistema. O registro de pé é projetado para permitir a manutenção da bomba ou válvula sem esvaziar completamente a tubulação de recalque.

INTRODUÇÃO

Boa noite a todos, e sejam bem-vindos à aula 06 do nosso curso sobre Recursos Hídricos. Hoje vamos falar sobre mananciais e captações.

MANANCIAIS

Um manancial é qualquer fonte natural de água, como rios, lagos, aquíferos, entre outros. Existem diferentes tipos de mananciais, cada um com características específicas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher qual manancial utilizar para captação de água.

Entre os tipos de mananciais, podemos citar:

  1. Rios: São corpos d'água que se movimentam continuamente, geralmente em direção ao mar ou a um lago. Podem ter uma grande variação de vazão ao longo do ano, o que pode ser um desafio para a captação de água.
  2. Lagos: São corpos d'água parados, que geralmente possuem uma maior estabilidade em relação à vazão e qualidade da água.
  3. Aquíferos: São formações geológicas subterrâneas que armazenam água. A captação de água em aquíferos pode ser uma boa opção em locais onde os rios e lagos são escassos.

Ao escolher um manancial para captação de água, é preciso levar em consideração não só a quantidade de água disponível, mas também a qualidade da água e os custos envolvidos na captação e tratamento da água.

CAPTAÇÕES

Existem diferentes tipos de captações de água, cada uma com suas particularidades e partes constituintes. As principais captações são:

  1. Captação de superfície: É a captação de água de rios, lagos e outros corpos d'água que estão na superfície do solo. Geralmente envolve a construção de uma estrutura para captar a água, como uma barragem ou um canal.
  2. Captação de poços: É a captação de água de aquíferos subterrâneos, por meio de poços.
  3. Captação de água de chuva: É a captação de água da chuva que cai em telhados, calçadas e outras superfícies impermeáveis, por meio de sistemas de captação de água da chuva.

As partes constituintes de uma captação variam de acordo com o tipo de captação, mas geralmente envolvem a construção de estruturas para a captação da água (como barragens, poços ou sistemas de captação de água da chuva), sistemas de canalização da água até a estação de tratamento, sistemas de bombeamento da água, entre outros.

PARTES ELETROMECÂNICAS DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com