TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Analise E Desenvolvimentos De Sistemas

Casos: TCC Analise E Desenvolvimentos De Sistemas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  7.279 Palavras (30 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLÓGICO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DESENVOLVIMENTO DO MÓDULO DE PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE FROTA PARA A BIBLIOTECA DO PROJETO VIA DIGITAL

AUTOR(A): ALECINDRO STEINKE CASTILHO

ANTEPROJETO DE PESQUISA PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ORIENTADOR(A): PROF. JOSÉ EDUARDO DE LUCCA

BANCA: PROF. JOÃO BOSCO DA MOTA ALVES

PROF. VITÓRIO BRUNO MAZZOLA

FLORIANÓPOLIS, 27 DE MAIO DE 2007

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 - ARCABOUÇO ARQUITETURAL 13

FIGURA 2 – MVC - MODEL-2 14

FIGURA 3 - ARQUITETURA JAVA EE 5 15

FIGURA 4 - APLICAÇÕES DE MULTICAMADA 25

FIGURA 5 - CENÁRIO DE APLICAÇÃO J2EE PROPOSTO. 27

FIGURA 6: COMUNICAÇÃO DO SERVIDOR JAVA EE 32

FIGURA 7 - JAVA EE 5 APIS 33

FIGURA 8 - SERVIDOR E RECIPIENTES DE JAVA EE 5 30

FIGURA 9 - CICLO DE VIDA DE OBJETOS PERSISTENTES 36

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 APRESENTAÇÃO 7

1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 8

1.3 JUSTIFICATIVAS 8

1.4 OBJETIVOS 9

1.4.1 Objetivo Geral 9

1.4.2 Objetivos Específicos 9

1.5 DELIMITAÇÃO DO ESCOPO 10

2 O MERCADO 10

3 O DESENVOLVIMENTO 11

3.1 ANÁLISE DE REQUISITOS NÃO-FUNCIONAIS 12

3.2 REQUISITOS DO PROJETO VIA DIGITAL 12

3.3 ANÁLISE DOS REQUISITOS 14

3.3.1 Padrão de Arquitetura 14

3.3.2 Camada de Apresentação 16

3.3.3 Camada de Dados 17

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 19

4.1 A PLATAFORMA JAVA 19

4.2 JAVA EE 23

4.3 BANCO DE DADOS RELACIONAL 37

5 BIBLIOGRAFIA 39

1 INTRODUÇÃO

O software, segundo Pressman (2002), assume um duplo papel, ou seja, ele é um produto e, ao mesmo tempo, o veículo para entrega do produto. Como produto ele disponibiliza o potencial de computação presente no computador ou, mais amplamente, numa rede de computadores local ou na Internet. Por outro lado, o software é um transformador de informação, quer resida em telefone celular, quer opere em um computador de grande porte.

Ele produz, gera, adquire, modifica, exibe ou transmite informação. Isto é, o software funciona como um veículo de entrega do produto mais importante da nossa época – a informação. Ou seja, o software é um programa de computador que permite escrever textos, planilhas, navegar e se comunicar pela Internet, entre tantas outras funções.

A década de 90, em especial a sua segunda metade, foi marcada pela evolução do uso de softwares em todos os setores produtivos da sociedade. E o surgimento de uma nova tecnologia: a tecnologia Web. A Web surgiu com o objetivo de formar um repositório do conhecimento humano (BERNESS-LEE, 1994) e divulgação de informações. Mas ao longo do tempo essa tecnologia foi sendo modificada de forma a incorporar novos recursos e funções. Logo após a fase inicial, foi incorporado como um meio de marketing e propaganda para divulgação de empresas e seus produtos. Em seguida desenvolveu-se o comércio eletrônico e, por conseguinte sistemas de apoio e sistemas internos, também chamados de extranets e intranets. Hoje, quase tudo que fazemos ou com que interagimos, seja entretenimento, educação, economia, segurança, transportes, saúde, etc passa pelo uso de informação e sistemas de informação que têm muitas vezes como um de seus elementos a tecnologia Web.

Antes do surgimento da Web o termo "Software Livre" era praticamente inédito fora do círculo da computação. Segundo Humberto Rossetti Baptista, com a explosão da Web foi dado um súbito destaque a uma nova categoria de programas que praticamente 'carregava’ a Internet movimentando diversos serviços e em alguns casos indo até ao sistema operacional das máquinas que compõem a rede. A função do modelo de software livre é implementar e manter a "liberdade" relativa a um programa. A motivação disto é evitar que o conhecimento seja retido, permitir que as pessoas se ajudem e identifiquem os autores em seus trabalhos e derivados.

Mas como surgiu o termo “Software Livre”?

Em 1983 Richard Stallman, um brilhante programador do MIT, ficou muito aborrecido quando viu o resultado de um trabalho acadêmico em que participara ser vendido pelo MIT a uma empresa e ser "trancado" para sempre por trás de contratos de licença impenetráveis. Com isto Stallman pediu demissão e formalizou o conceito de software livre em um manifesto no qual apresentava e discutia a definição e a versão inicial da licença de uso de um programa livre: a licença GNU ou GPL. O termo GNU significa ‘is not Unix’ e o objetivo do projeto é criar um sistema operacional e aplicativos livres para as pessoas usarem. E Para defender a noção de software livre Stallman fundou a Free Software Foundation que tem como filosofia os seguintes pontos principais:

• Liberdade para conhecer (código fonte disponível);

• Liberdade para alterar (programa pode ser modificado);

• Liberdade para compartilhar (copiar, distribuir etc.);

Os benefícios de se usar programas livres são vários e entre eles temos: qualidade, bom suporte (apesar de não haver uma empresa responsável obtém-se respostas em pouco tempo, às vezes em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com