TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCP/IP (Transmition Control Protocol / Internet Protocol)

Artigo: TCP/IP (Transmition Control Protocol / Internet Protocol). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Artigo  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

1.O QUE É?

O TCP/IP é o protocolo de rede mais usado atualmente. O TCP/IP (Transmition Control Protocol / Internet Protocol) não é na verdade um protocolo, mais sim um conjunto de protocolos – umapilha de protocolos, como ele é mais chamado. Em 1974 surgiu o TCP/IP, que acabou se tornando o protocolo definitivo para uso na ARPANET e mais tarde na Internet. Uma rede interligando diversasuniversidades permitiu o livre tráfego de informações, levando ao desenvolvimento de recursos que usamos até hoje, como o e-mail, o telnet e o FTP, que permitiam aos usuários conectados trocar informações,acessar outros computadores remotamente e compartilhar arquivos.

2. INTRODUÇÃO A HISTÓRIA?

Nos anos 60, o principal setor estratégico americano, Department of Defense – DoD se interessou emum protocolo que estava sendo desenvolvido/utilizado pelas universidades para interligação dos seus sistemas computacionais e que utilizava a tecnologia de chaveamento de pacotes. O interesse do DoDestava no desejo de manter a comunicação entre os diversos sistemas espalhados pelo mundo, no caso de um desastre nuclear. O problema maior estava na compatibilidade entre os sistemas computacionais dediferentes fabricantes que possuíam diferentes sistemas operacionais, topologias e protocolos. A integração e compartilhamento dos dados passou a ser um problema de difícil resolução.

3. DEFINIÇÃOE OBJETIVO

O conjunto de protocolos pode ser visto como um modelo de camadas, onde cada camada é responsável por um grupo de tarefas, fornecendo um conjunto de serviços bem definidos para o protocoloda camada superior. O modelo TCP/IP de encapsulamento busca fornecer abstração aos protocolos e serviços para diferentes camadas de uma pilha de estruturas de dados (ou simplesmente pilha).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com