TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLIGIA E GESTAO

Pesquisas Acadêmicas: TECNOLIGIA E GESTAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Passo um:

 Década de 1950, quando pela primeira vez a humanidade percebe a existência de um risco ambiental global: a poluição nuclear.

 Os países nórdicos levaram a Suécia, em 1968, a propor ao Conselho Econômico e Social das Noções Unidas (Ecosoc) a realização de uma conferência mundial que possibilitasse um acordo internacional para reduzir a emissão de gases responsáveis pelas chuvas ácidas.

 A reunião de Estocolmo propunha a desaceleração do desenvolvimento industrial nos países desenvolvidos, e do crescimento populacional, nos países subdesenvolvidos.

 Ecologia superficial (que se preocupa com a poluição nos países desenvolvidos) e ecologia profunda (que se volta para os problemas ecológicos existentes nas estruturas das sociedades em todo o mundo).

 Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer suas próprias necessidades.

 Noção de justiça social: redução das desigualdades sociais e direito de acesso aos bens necessários a uma vida digna e aos valores éticos.

 A pobreza é uma das principais causas e um dos principais efeitos dos problemas ambientais do mundo. Portanto, é inútil tentar abordar esses problemas sem uma perceptiva mais ampla, que englobe os fatores subjacentes à pobreza mundial e à desigualdade internacional.

 Rio-92: Os efeitos mais visíveis foram a criação da convenção da Biodiversidade e das Mudanças Climáticas que resultou no Protocolo De Kyoto, a Declaração do Rio e a Argentina 21.

 A Declaração do Rio segue a mesma linha das decisões da reunião de Estocolmo, relacionando meio ambiente e desenvolvimento, por meio da boa gestão dos recursos naturais, sem comprometimento do modelo econômico vigente.

 Três dimensões: Econômica, ambiental e social.

 O que esta em jogo é, em primeiro lugar, se as próximas gerações terão condições de viver com uma qualidade de vida pelo menor próxima à que almejamos para todos atualmente, e que muitos já a têm.

 Na tentativa de invisibilizar a esfera da política, centrando as mudanças sociais no mundo da tecnologia, esquece-se que as mudanças passam necessariamente por instâncias econômicas e espaços políticos.

 A distribuição de riquezas e a igualdade de oportunidades não serão construídas sem embates políticos e pressões sobre os governantes.

 É certo que as atuais condições de vida estão ameaçadas, na hipótese de o aquecimento global vir a se confirmar. Contudo, a qualidade de vida dos que não a têm hoje e a das gerações futuras não estão ameaçadas apenas pelo provável aquecimento global.

 A primeira resposta é a tecnologia, que deposita na capacidade inventiva do homem a superação anunciada dos limites dos recursos naturais.

 A segunda reside na mudança radical do padrão de produção e consumo vigente, expressa no movimento do decrescimento, ente outros.

 A terceira é a possibilidade de não conseguirmos evitar a catástrofe que progressivamente poderia levar a extinção da humanidade.

 Idéias como criar uma bactéria que absorva o dióxido de carbono ou dispor espelhos na estratosfera para refletir os raios solares e reduzir o calor solar são temerários do ponto de vista das suas conseqüências, e incerteza quando à sua viabilidade.

Passo Dois

Questão um: As cinco dimensões propostas pelo autor são econômica, ambiental, social, política e cultural.

Econômico: Obter fontes renováveis mais baratas, sem prejudicar o meio ambiente, com o auxilio da tecnologia sem que agrida o planeta terra. Com a economia crescente Ed recursos naturais, com destaque para recursos permissivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com