TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

THAISA HASTENREITER

Ensaios: THAISA HASTENREITER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica através do pensamento de grandes filósofos, destacando-se o grego Heródoto que é considerado o pai da História e da Antropologia.

Um dos pontos principais dos estudos antropológicos culturais é a figuração de um pensamento através das palavras ou das imagens. Desta forma, é central nesta disciplina a concentração da atenção na atuação do símbolo na interação humana.

Neste ponto, a Antropologia Cultural converge para as pesquisas linguísticas, especialmente para as teorias de Ferdinand Saussure, no que se refere à língua, e de Charles Sanders Pierce, em relação à imagem. Deste ponto de encontro nascem também a Antropologia Oral e a Antropologia Visual.

Diferença:Etnografia e etnologia são ambas importantes ramos da antropologia, assim como a zoologia é um ramo da biologia. Embora a etnografia e a etnologia sejam semelhantes, ainda há diferenças fundamentais entre ambas.

A etnologia é o "estudo ou ciência que estuda os fatos e documentos levantados pela etnografia no âmbito da antropologia cultural e social, buscando uma apreciação analítica e comparativa das culturas."

A etnografia é por excelência o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato inter-subjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma tribo indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.

As CIÊNCIAS NATURAIS são ciências que tem como objetivo o estudo da natureza. As ciências naturais estudam os aspectos físicos e não humanos do mundo.

As CIÊNCIAS HUMANAS são as disciplinas que tratam dos aspectos do homem como indivíduo e como ser social, tais como a antropologia, filosofia, história, sociologia, ciência política, lingüística, psicologia (também considerada ciência biológica), economia, geografia e o direito.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »