TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI NA LOGÍSTICA

Pesquisas Acadêmicas: TI NA LOGÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 13

TI NA LOGÍSTICA

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG.

RESUMO: A logística visa diminuir a distância entre a produção de bens e serviços e a necessidade dos consumidores, uma vez que a produção e os consumidores podem estar distantes. Para que esse movimento de encontro do bem – serviços – consumidor aconteça de forma integrada é necessário que se apóie nos processos e sistemas tecnológicos que inserem qualidade, cumprimento de prazos e segurança ao sistema de entregas e recepções. Nesse contexto, a utilização da Tecnologia da Informação associada à logística é significativa para que as empresas alcancem o objetivo almejado, ou seja, maior competitividade, criando um diferencial no mercado em que atuam.

PALAVRAS-CHAVE: Empresa. Logística. TI.

SUMMARY: The logistics aims to bridge the gaps between the production of goods and services and the need of consumers, since the production and consumers may be distant. For this movement against the good - services - consumers happen in an integrated manner is necessary to support the processes and technology systems that insert quality, timeliness and security to the delivery system and receptions. In this context, the use of information technology related to logistics is significant for companies to achieve the desired objective, ie, greater competitiveness, creating a gap in the market they serve. KEYWORDS: Company. Logistics. IT.

1 Alunos graduandos do curso de Gestão de Tecnologia da Informação, do UNI-BH, do 2º Semestre de 2011.

2 Professora orientadora do Trabalho Interdisciplinar de Graduação I, do curso de GTI, do UNI-BH, do DTEC.

E-mail:sandra.morais@prof.unibh.br

2

e-xacta, Belo Horizonte, Vol. X, N.º Y, p. aa-bb. (ano). Editora UniBH.

Disponível em: www.unibh.br/revistas/exacta/

1 Introdução

A logística visa diminuir as distâncias entre a produção de bens e serviços e a necessidade dos consumidores, uma vez que a produção e os consumidores podem estar distantes. Para que esse movimento de encontro do bem – serviços – consumidor aconteça de forma integrada é necessário que se apóie nos processos e sistemas tecnológicos que inserem qualidade, cumprimento de prazos e segurança ao sistema de entregas e recepções.

A revolução tecnológica surgiu na década de 1970, principalmente nos EUA. A partir deste ano as empresas começaram a entender que não existiriam se não acompanhassem essa revolução. Com isso percebemos que no final do século XX os grandes investimentos em novas tecnologias estão mudando os processos de produção e distribuição, e gerando assim profundas consequências econômicas e sociais.

Informações rápidas e eficientes são decisivas para o sistema logístico. Assim, a tecnologia da informação vem ganhando espaço neste cenário baseando-se na otimização do tempo e na precisão das informações. Onde aparece essencialmente em nível estratégico, tático e operacional.

Nesse contexto, a utilização da Tecnologia da Informação associada à logística é significativa para que as empresas alcancem o objetivo almejado, ou seja, maior competitividade, criando um diferencial no mercado em que atuam. Além disso, possibilita o aperfeiçoamento do nível de serviço, mediante melhoria na oferta ao cliente, bem como maior integração entre os membros da cadeia de suprimentos, do fornecedor ao cliente final, envolvendo as organizações que fazem parte do processo (CHRISTOPHER, 1997).

Assim, esse trabalho é baseado em pesquisas, leituras e resumos de artigos diversos. Analisa os impactos causados nas empresas após a implantação dos sistemas logísticos de informação, com o objetivo de chegar a um entendimento mais amplo da importância que uma implementação bem sucedida da TI (Tecnologia da Informação), pode facilitar o desenvolvimento da empresa no setor logístico.

O que motiva esta pesquisa é determinar através da coleta de informações, as condições pré e pós a aplicação da TI em uma empresa que se apóia nas operações logísticas. Este é o problema que impede a busca deste conhecimento que permitirá um melhor entendimento sobre sistemas estudados, mostrando suas vantagens e desvantagens e possibilitando um maior aproveitamento dos mesmos.

Este trabalho se apóia no conceito da interdisciplinaridade que é a integração de dois ou mais componentes curriculares para a

3

e-xacta, Belo Horizonte, Vol. X, N.º Y, p. aa-bb. (ano). Editora UniBH.

Disponível em: www.unibh.br/revistas/exacta/

construção do conhecimento. Por fim este artigo não tem a pretensão de trazer outras contribuições para precisar estes conceitos, pois são utilizados autores que já se posicionaram sobre eles.

2 Tecnologia da Informação na Logística

Nas três ultimas décadas ocorreram grandes mudanças no cenário socioeconômico mundial. Neste cenário vários fatores exigiram das empresas a capacidade de mudar rapidamente seus conceitos operacionais e produtivos, usando principalmente, a redução de gastos, flexibilidade dos meios de produção e de serviços.

Em uma cadeia de suprimentos, informações e trabalho real executado na distribuição física e o apoio à produção seguem paralelamente. Para BALLOU (2006), a logística deve ser entendida através de uma visão sistêmica que é considerada como a base deste tipo de operação de entrega e transporte de mercadorias e serviços. Já SALLES (2000) propõe de uma maneira mais detalhada que:

Logística é a busca pela otimização das atividades de processamento de pedidos, dimensionamento e controle de estoque, transporte, armazenagem e manuseio de materiais, projeto de embalagens, compras e gerenciamento de informações correlatas de forma a promover valor e melhor nível de serviço ao cliente” (SALLES 2000, p.57).

Segundo Porter (1989), a utilização da Logística associada à Tecnologia da Informação é significativa para que as empresas alcancem o objetivo almejado, ou seja, maior competitividade. Estas ferramentas têm potencial para auxiliar a obter tanto vantagem em custo e produtividade, quanto vantagem em valor agregado.

Neste sentido o uso da Tecnologia da Informação (TI) permite que as empresas tenham vantagem competitiva para se diferenciar no mercado em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com