TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI SI Informática

Artigo: TI SI Informática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

de software é uma área muito complexa dedicada à concepção, execução, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software, aplicando tecnologias e práticas de ciência da computação, gerência de projetos e outras disciplinas, para que os sistemas se comportem de forma confiável e eficiente, satisfazendo todos os requisitos definidos. O termo engenharia de software apareceu pela primeira vez em 1968, após a crise do software (época que se refere às dificuldades de desenvolver programas livres de defeitos, facilmente compreensíveis e verificáveis).

Um software pode ser produzido por uma variedade de propósitos, para atender as necessidades específicas de um determinado cliente, empresa, usuários e até mesmo para uso pessoal, utilizando-se de técnicas que englobem linguagens de programação, base de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos, entre outras. O processo de desenvolvimento de software pode se tornar muito complexo, dependendo do seu tamanho e criticidade. Por exemplo, a criação de um sistema operacional é uma tarefa que exige gerenciamento de projetos, muitos recursos e uma equipe de trabalho disciplinado.

A gerência de projetos de software é constituída por um conjunto de atividades, que devem ser administradas de acordo com parâmetros de custo, tempo e qualidade, com a utilização de métricas quantitativas e qualitativas, ao longo do processo de desenvolvimento, para garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente. No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento.

A utilização de softwares de qualidade garante a segurança das transações, dos negócios, das pessoas envolvidas e mantém alta disponibilidade dos serviços. É papel da engenharia de software trabalhar nestes quesitos e evitar problemas que aparecem na construção de um software, tais como:

Estouro de prazos e custos: Muitas vezes decorrente de uma falta de controle do escopo (modelo) do projeto, gerando previsões de prazos e custos fora da realidade.

Baixa qualidade: Devido ao excesso de bugs (erros) encontrados no final do projeto, por uma fase de teste mal executada.

Aderência do produto final: Além dos diversos bugs encontrados, softwares que não atendem aos requisitos ou necessidades dos clientes, gerando piores resultados.

Alto índice de retrabalho: Durante a confecção de projetos mudanças próxima da entrega do produto, geram alto custo e retrabalho do projeto.

Em engenharia de software as responsabilidades são compartilhadas por um grande grupo de pessoas, com destaque para o gerente de projetos que gerencia todo o trabalho, e o Engenheiro de Software que é o especialista da área.

A engenharia de software afeta as economias e as sociedades de diferentes maneiras. Muitos países gastam uma percentagem apreciável do seu PIB em software, que contribuem na redução de custos, melhoram a qualidade e agilidade dos serviços de saúde, órgãos governamentais e outros serviços sociais. Muitos jovens formados na área de Sistemas de Informação que procuram um bom lugar de trabalho mais não sabem qual área seguir ficam sem saber qual área da TI escolher para seguir carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com