TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFERÊNCIA DE CALOR

Tese: TRANSFERÊNCIA DE CALOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4

PASSO 1: TRANSFÊRENCIA DE CALOR

Por Radiação: consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz onde não é notada. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço.

Por Condução: ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e moléculas é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas para as temperaturas mais baixas. A capacidade das substâncias para conduzir calor varia consideravelmente. Por regra, sólidos são melhores condutores que líquidos e líquidos são melhores condutores que os gases. Em alguns casos, metais são excelentes condutores de calor e em outros, o ar é um péssimo condutor de calor. Consequentemente, a condução só é importante entre a superfície da Terra e o ar diretamente em contato com a superfície.

Por convecção: ocorre somente em líquidos e gases,e Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é conduzido da superfície relativamente quente para o ar, este ar torna-se mais quente. Ar quente é menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.

Transferência de calor

Passo 2 : Aquecedores elétricos e resistências elétricas e suas especificações.

Existem em nosso cotidiano vários tipos de aquecedores. Está entre eles aquecedor a gás, solar e elétrico e suas resistências. Temos aquecedores de ambiente, aquecedores de água entre outros. Sendo assim, todos têm também a sua resistência por onde é realizado o trabalho de cada um, em seu uso específico.

Aquecedor Solar:

Passo 3: Condutividade Térmica

A condutividade térmica k consiste na habilidade dos materiais de conduzir calor. Os Materiais com condutividade alta conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com condutividade baixa. Sendo assim, materiais com alta condutividade são utilizados como dissipadores de calor e materiais com baixa condutividade são utilizados como isolamentos térmicos. Esta propriedade, que depende da variação de temperatura do sistema, pode ser estudada a partir da equação de transporte de Boltzmann.

A condutividade é uma característica específica de cada material, e depende da temperatura e da pureza do material, principalmente sob-baixas temperaturas. Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com