TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESEMVOLVIMENTO

Trabalho Universitário: TREINAMENTO E DESEMVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2° SEMESTRE

RELATÓRIO DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO PARA UMA PIZZARIA

SANTO ANDRÉ

2013

RESUMO

Esta atividade prática supervisionada irá apresentar uma consultoria/assessoria na área de saúde e segurança do trabalho a um empreendedor que está em vias de abrir uma pizzaria. Esta consultoria tem como objetivo mostrar ao proprietário como ele deverá agir para que tudo esteja de acordo com as normas voltadas a saúde e segurança do trabalho. Para isto, será apresentado o conceito de acidente de trabalho, quais os tipos de precauções de segurança estão previstos na legislação brasileira, o que são EPI’s e EPC’s entre outros termos que serão usados como base para a construção do plano de ação. O plano de ação irá relatar os riscos que os profissionais da empresa podem sofrer diante de suas funções e instalações da pizzaria bem como quais as atitudes o proprietário deverá tomar para evitá-las.

Palavras chave: Segurança; Pizzaria; Saúde.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A PIZZARIA 6

3. ACIDENTE DE TRABALHO 7

4. PREVENÇÃO DE ACIDENTES 9

5. MAPA DE RISCO 11

6. PLANO DE AÇÃO 12

6.1 HIGIENE OCUPACIONAL 12

6.2 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAIS 13

6.3 ERGONOMIA 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS 16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA 17

1. INTRODUÇÃO

Faz muito tempo que as pessoasbuscam produzir cada vez mais, com menor custo visando a competitividade e o aumento dos lucros. Durante esse planejamento de obtenção de metas a preocupação com os funcionários se torna cada vez menor, principalmente no que diz respeito a segurança e saúde dos trabalhadores.

Este trabalho vem apresentar um relatório, sobre saúde e segurança do trabalho, para um empreendedor que está prestes a abrir uma pizzaria. Seu objetivo é dar informações ao proprietário do que deve ser feito para que seu empreendimento siga as normas necessárias relacionadas a saúde e segurança do trabalho, afim de atender toda a legislação envolvida, protegendo os funcionários dos riscos em cada função antes de ser aberto ao público.

No Brasil, ainda podemos encontrar altos índices de acidentes de trabalho, isto porque falta informação aos trabalhadores, falta vontade dos empregadores de investir em recursos e treinamentos e falta uma fiscalização eficaz na área pelos órgãos responsáveis.

O estabelecimento retratado neste trabalho conta com 40 colaboradores, sendo distribuídos da seguinte forma: 5 cozinheiros; 3 lavadores; 3 funcionários de limpeza; 10 garçons; 1 monitor para crianças; 4 entregadores; 2 manobristas; 1 segurança; 2 caixas; 1 telefonista; 1 recepcionista; 4 funcionários administrativos; 1 gerente e 2 sócios. Por tratar-se de uma pizzaria que fará entregas, mas também terá o restaurante no local, o empreendimento conta com capacidade para 300pessoas (dois pavimentos) e uma instalação focada no conforto de seus clientes, por isso terá um espaço destinado a atividades para crianças e adolescentes.

Além disso, será apresentado um plano de ação constando os possíveis riscos da empresa e sugestões de melhoria que o dono do estabelecimento pode usar para prevenir acidentes, abrangendo todos os colaboradores.

Para isso foi conceituado segurança do trabalho e sua abrangência, relatou-se o que podem ser considerados acidentes de trabalho e alguns conceitos de terminologias utilizadas na área como: Equipamentos de Proteção Individual e Ergonomia.

Diante destes conceitos e análises do ambiente característico do empreendimento analisado, do setor de alimentação, foi elaborado o plano de ação, acima citado, apresentando sugestões ligadas à higiene ocupacional, aos equipamentos de proteção individual e à ergonomia, assim como as ações de proteção coletiva, que traz os melhores resultados na prevenção de acidentes.

2. A PIZZARIA

Analisando o cenário da pizzaria pode-se identificar que a proprietário deve atentar-se para alguns setores e estabelecer algumas regras de trabalho visando zelar pela saúde e bem estar dos seus funcionários.

Durante a instalação da pizzaria, o proprietário deve prestar atenção em suas instalações elétricas, na localização do gás em caso de utilização de forno elétrico ou na construção de uma chaminé adequada para a disseminação da fumaça do forno a lenha,extintores e saída para incêndios. Além disso, o piso do local necessita ser de fácil limpeza e não pode ser escorregadio, visto que, em todo o momento os profissionais trabalharão com alimentos que tornam mais fáceis as possibilidades de escorregamentos.

Em relação à parte de produção das pizzas – cozinha – além dos itens supracitados, são necessárias adequações em relação a ventilação do local e manutenção dos aparelhos utilizados. Segundo Art 1º da Portaria 1288/95 – SES/GO da Superintendência Estadual da Vigilância Sanitária todo estabelecimento ou local destinado ao preparo, manipulação, acondicionamento, depósito e ou venda de alimentos, devem ser regulamentados através de normas técnicas, são elas: alvará sanitário de funcionamento, carteira de saúde atualizada dos funcionários, água potável, pias e lavabos com cifão, recipiente adequado para descarte do lixo, ventilação e iluminação adequada, piso adequado para limpeza e não escorregadio e armários com portas e balcões frigoríferos ou geladeiras para o devido armazenamento dos alimentos. Portanto o proprietário da pizzaria deverá atentar-se a este e aos demais artigos desta portaria para o devido funcionamento do estabelecimento.

Os 40 funcionários que atuam neste local (limpeza, telefonista, garçons, caixas, entregadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com