TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Para Notas

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

A possibilidade de conhecer e melhorar o processo produtivo objetiva na inclusão da empresa em um grau de competitividade favorável em relação aos concorrentes, tendo em vista que processos mais enxutos e sem desperdícios agregam mais agilidade, produtividade e economia, o que possibilita um aumento na margem de lucro, redução do preço final do produdo e consequentemente, uma ampliação na participação no mercado.

Não diferente da grande parte das indústrias químicas, o principal desafio é atender demandas de mercado em prazos cada vez menores e, no nicho de mercado que a empresa estudada atua, os desafios são ainda maiores. Sendo fornecedor de fluído refrigerante das principais montadoras de veículos do país, um mercado extremamente sensível, a empresa precisa contar com uma estrutura fabril eficiente e eficaz, pois é sabido que a gestão de estoque da indústria automobilística busca evitar materiais parados em suas dependências e, dessa forma, o fornecimento necessita ser rápido, ágil, preciso e no momento adequado.

Para atender a essa demanda, a Unidade precisa ser ágil para receber a ordem, programar o envase do produto e realizar a entrega no prazo requerido. Por estes motivos a Unidade estudada precisa ter um processo bem estruturado, onde os responsáveis conheçam exatamente os tempos de cada processo para que a produção trabalhe sempre em sua máxima capacidade demonstrada, gerando a viabilidade de atendimento do cliente no menor “lead time” possível. Em um mercado onde o conceito “just-in-time” é extremamente valorizado, ter a possibilidade de processar pedidos em um curto espaço de tempo traz um importante diferencial competitivo.

Desta forma, o Lean Six Sigma prioriza o uso de metodologias e ferramentas capazes de identificar e eliminar os disperdícios na variabilidade dos processos, ao mesmo tempo em que aumentam sua qualidade e produtividade, consumindo o mínimo de recursos possíveis e aproveitando ao máximo o potencial humano para a realização do trabalho.

Portanto, o presente trabalho se justifica com base na possibilidade de alcançar ganhos de produtividade e consequentemente de lucratividade através da implementação de ferramentas contidas na Filosofia Lean nas atividades produtivas da empresa, reduzindo desperdícios e agregando valor para o cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com