TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de juros que fazem parte da economia do Вrasil

Seminário: Taxa de juros que fazem parte da economia do Вrasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Seminário  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  301 Visualizações

4.1.1 – TAXA DE JUROS QUE FAZEM PARTE DA ECONOMIA DO BRASIL

A política monetária é o controle da oferta de moeda na economia. Para se ter um controle da moeda e taxa de juros as autoridades monetárias usam instrumentos diretos e indiretos.

Existem dois tipos de política monetária, a ativa e a passiva.

Na politica monetária ativa o BACEN controla a oferta de moeda, nela a taxa de juros varia determinando o equilíbrio entre oferta e demanda da moeda.

15

Na politica monetária passiva o BACEN tem como objetivo determinar a taxa de juros, tanto pela taxa de redesconto como na de renumeração dos títulos públicos.

As taxas mais utilizadas no Brasil são:

Sistema Especial de Liquidação e Custódia: é responsável pela negociação de títulos públicos, conhecido também como TAXA SELIC.

Taxa Referencial de Juros: ou TR reúne a taxa de juros dos maiores 30 bancos e se calcula sua média, essas taxas são coletadas diariamente, serve como reajuste da poupança.

Taxa Básica de Financiamento: ou TBF usa o mesmo método de calculo do TR, mas seu redutor é menor.

Taxa de Juros a Longo Prazo: ou TJLP, visa facilitar e permitir o prolongamento de prazos no mercado financeiro. Muito utilizado pelo BNDES sofre correção a cada três meses, que leva em consideração a taxa de títulos da divida externa e da divida interna federal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com