TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Informatica

Artigos Científicos: Tcc Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.786 Palavras (16 Páginas)  •  2.339 Visualizações

Página 1 de 16

CTEAD - CENTRO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO TÉCNICO EM MICROINFORMÁTICA E REDES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ALTO DO RODRIGUES/RN

2011

CTEAD - CENTRO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO TÉCNICO EM MICROINFORMÁTICA E REDES

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL:

Uma análise dos recursos tecnológicos disponíveis nas redes de ensino público do município de Alto do Rodrigues/RN

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de técnico em Microinformática e Redes.

Orientador: Wendel Medeiros de Araújo, professor e coordenador do Curso técnico em Microinformática e Redes do Centro de Tecnologia e Educação a Distância “CTEAD”.

ALTO DO RODRIGUES/RN

2011

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho a todos aqueles que acompanharam meu esforço durante o curso, torcendo e acreditando em minha capacidade.

AGRADECIMENTOS

Agradecer é tudo o que tenho que fazer, começando por Deus, que é o primeiro em minha vida, que é a força que me faz levantar todos os dias com esperança na vitória, que não me deixa desistir dos sonhos e mostra que sou capaz de alcançá-los.

Agradeço à minha família, mãe, pai, irmãos e outros, que sempre me animaram e acreditaram em mim.

Aos colegas de curso, pelo companheirismo e a todo o corpo docente, pela dedicação e pelo empenho em nos ajudar.

Ao “Heriberto Bezerra”, administrador do Capacitar que muito me auxiliou na parte de formatação deste trabalho acadêmico.

Aos professores da rede pública de ensino do município de Alto do Rodrigues/RN, que contribuíram com a pesquisa de campo.

Por fim, a todos aqueles que de alguma forma me ajudaram e apoiaram na realização deste trabalho, que direta ou indiretamente contribuíram para que eu chegasse até aqui e que fazem parte desta conquista também, fica aqui o meu agradecimento.

SUMÁRIO

Introdução....................................................................................................................6

1 – Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)......................................8

2 – Metodologia e materiais.........................................................................................9

3 – Análise dos dados da pesquisa............................................................................10

4 – Laboratórios de informática..................................................................................16

4.1 – Equipamentos para alunos especiais................................................................19

5 – Conclusão.............................................................................................................22

Referências................................................................................................................23

Anexo

INTRODUÇÃO

Analisando a educação escolar brasileira, podemos enxergar uma série de fatores que poderiam ser aprimorados e desenvolvidos. Através de uma pesquisa de campo com professores da rede de ensino público do município de Alto do Rodrigues/RN, foi discutido o uso da tecnologia nas escolas, observando o potencial que está sendo despertado aos poucos na região, levando os recursos de informática como ferramenta auxiliar no ensino escolar. Esse é um tema de extrema importância a nível mundial, pois a educação deve acompanhar e se beneficiar com os avanços tecnológicos da sociedade.

Em poucos anos o computador se infiltrou no dia a dia das pessoas, e como não poderia deixar de ser, na educação. O computador aliado à Internet tem provocado uma revolução histórica na sociedade, comparada até mesmo com a revolução que a escrita proporcionou à civilização.

Como toda grande mudança, a internet gerou discussões no mundo todo, sobre sua utilidade na educação escolar das crianças e jovens. Trata-se de uma nova concepção de ensino e aprendizagem.

A natureza do conhecimento mudou, e a forma de buscar esse conhecimento também. A literatura sugere que o professor muitas vezes assume o papel de guia, mostrando onde e como buscar as fontes necessárias.

A evolução da informática e de seus recursos nas últimas décadas vem provocando uma contínua transformação na forma como os professores ministram suas aulas, os docentes utilizam recursos audiovisuais para interagir e atrair o interesse dos jovens. Os computadores não são utilizados apenas em aulas especializadas de Informática, mas também em aulas de Português, Geografia, História, Física, Matemática, Literatura, entre outras, transformando-se, portanto numa ferramenta que tem como objetivo dinamizar as aulas e principalmente atualizá-las.

Em Alto do Rodrigues/RN, várias escolas foram equipadas com laboratórios de informática, e o governo vem oferecendo facilidades para as redes de ensino se modernizar.

Com todas essas vertentes, o professor é obrigado a adquirir inúmeras habilidades e competências para dominar as ferramentas necessárias. Esse progresso tecnológico gerou um mundo altamente competitivo e de competição globalizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com