TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnico Segurança Do Trabalho

Monografias: Tecnico Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 10

CENA 01 Foto - Homem utilizando a escada de forma totalmente inaceitável colocando um balde ao topo da mesma e subindo e outro rapaz segurando o balde,e provavelmente a escada não é para suportar duas pessoas, ocorrendo um Ato inseguro, a medida para correta nesta foto seria a utilização de uma escada maior e estando a uma altura superior a dois metros a utilização do cinturão e capacete.

CENA 02 Foto - Andaime colocado de forma inadequada com dois de seus apoios colocado em cima de cadeiras, e utilizando o equipamento de forma inadequada gera um ato inseguro, e a correta utilização do andaime na situação apresentada é a colocação da sapata ajustável para andaime.

CENA 03 Vídeo - Funcionário abre o alçapão no chão que dá acesso a um piso inferior e não a fecha após entrar, a funcionaria que estava de costas e não viu ele abrir ao dar um passo para traz cai ,que provavelmente machucou-se, neste caso vejo como uma condição insegura no ambiente do trabalho, e medidas de correção: primeiro não haver um alçapão em um local pequeno e de grande circulação de funcionários, mas havendo a real necessidade de ter aquele acesso, teria de haver uma grade para não haver quedas e identificação no piso.

CENA 04 Foto – Funcionário no topo de uma escada sem nenhuma proteção, gerando um ato inseguro, sendo correto o mesmo por estar em altura superior a dois metros , ter travado ou amarrado a escada e a utilização dos equipamentos de segurança para trabalho em alturas como; cinturões , capacete.

CENA 05 Vídeo – O funcionário chega ao local de trabalho com os Epi’s adequado, porém ao colocar a máquina em funcionamento, o mesmo não verificou se poderia ligá-la com segurança, oferecendo risco a outros cometendo um ato inseguro. O ambiente de trabalho deveria estar sinalizado com aviso de manutenção da máquina o que poderia ter evitado a fatalidade.

CENA 06 Foto – O funcionário realiza o seu trabalho sem os equipamentos de proteção adequados e necessário para execução de sua tarefa, gerando um ato inseguro. As medidas de prevenção para a realização deste trabalho com segurança são o uso dos equipamentos , trava a da escada.

CENA 07 Foto- Os mecânicos realizam as suas tarefas de forma inadequada utilizando equipamentos adversos a execução do seu trabalho. Utilizando botijões e pedras para consertar o veículo colocando-se em uma condição insegura para realização do seu trabalho, cometendo assim um ato inseguro. O mecânico para exercer sua atividade de forma segura deveria ter um local e equipamentos adequados, evitando improvisações e conseqüentemente o risco de acidentar-se.

CENA 08 Vídeo- O vídeo não me permitiu identificar o local onde o operário realiza o seu trabalho, mas ao que me parece era um soldador realizando reparos. O acidente parece ter acontecido pela condição insegura do ambiente com pouca visibilidade e espaço, pois o operário estava com os equipamentos de proteção adequados.

CENA 09 Foto- O catador de materiais reciclados comete um ato inseguro ao entrar em um local poluído expondo-se a contaminação e doenças. A prevenção deveria começar conscientizando a população para não jogar lixo nos rios, utilizando a coleta seletiva. Quanto ao catador não deveria arriscar sua saúde entrando em um local poluído desnecessariamente.

CENA 10 Foto- O homem ao montar o andaime sobre o caminhão sem a utilização dos equipamentos de segurança se expõe a um risco desnecessário criando um ato inseguro que poderia causar um grave acidente. Como medida preventiva o andaime deveria ser montado no solo e o mesmo por estar em uma altura superior a dois metros, deveria utilizar os equipamentos adequados para executar seu trabalho.

CENA 11 Vídeo- O vídeo demonstra um ato inseguro pela funcionária que move o corpo em cima de uma escada, desequilibrando-se e cai sobre um balcão com vidro, causando vários cortes pelo corpo caracterizando uma lesão imediata. Fazendo suas atividades com atenção levando em consideração as medidas de segurança, prevenindo um evento inesperado.

CENA 12 Foto- Os pintores exercem a sua função de forma inadequada gerando um ato inseguro, mostram desconhecimento das regras básicas de segurança ao segurar o companheiro pelos pés para realizar a pintura da piscina. Os conceitos básicos de segurança e saúde devem estar incorporados em todas as etapas do processo de um trabalho, como profissionais deveriam conhecer as técnicas específicas para realização de um trabalho seguro.

CENA 13 Foto- Os funcionários trabalham sem equipamento de proteção na construção de um pavilhão desconsiderando o risco de acidente iminente, ocasionando um ato inseguro. Como prevenção deveriam utilizar todos os equipamentos adequados descritos na NR15 ,tais como capacete,cinturão e dispositivos de ancoragem.

CENA 14 Foto- A foto mostra um veículo com excesso de peso gerando uma condição insegura para trafegar com segurança. Para evitar a condição insegura à carga deveria estar compatível com o veículo usado para o transporte.

CENA 15 Foto- A condição insegura tem sido considerada responsável por 18% dos acidentes, embora seja passível de correção, se não for corrigida a tempo, pode causar um grave acidente, como mostra a foto da escada colocada de forma improvisada, ação desprovida de qualquer conhecimento de regras básicas de segurança. Para realização de todo trabalho é necessário planejamento , métodos e técnicas que permitam que o trabalhador realize suas tarefas com segurança e para tanto a maioria dos acidentes acontecem por falta de um profissional qualificado .

CENA 16 Vídeo- O comportamento do soldador ao realizar a solda ocasiona um ato inseguro, pois parece ter excesso de confiança, começa a conversar, não desliga a solda, distrai-se expondo-se inconscientemente ao risco e causando o acidente. Embora o soldador utilizasse os equipamentos de segurança faltou-lhe maturidade e atenção na realização do seu trabalho.

CENA 17 Foto- A foto mostra um veículo em condições inseguras que comprometem a segurança tanto do motorista quanto das outras pessoas, pois apresenta defeitos no dispositivo, no qual foi feito um conserto de forma improvisada, alterando o funcionamento do mesmo. Para o veículo estar em condição segura deveria ter feito a remoção do espelho substituindo-o e mantendo seu funcionamento inalterado.

CENA 18 Foto- A foto mostra a imprudência da maioria das pessoas, ao realizar tarefas corriqueiras, levando de forma inconsciente a um ato inseguro. Como prevenção poderia ser usado uma faca compatível para o corte do alimento agregando a tarefa o uso de uma luva e de muita atenção.

CENA 19 Foto- A imagem demonstra a falta de analise prévia na realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com