TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia Dos Materias

Artigo: Tecnologia Dos Materias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 METALOGRAFIA 4

2.1 Micrográfico 4

2.2 Macrográfico 4

3 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS 5

3.1 Correntes parasitas 5

3.2 Estanqueidade 6

3.3 Emissão Acústica 6

3.4 Ensaio Visual 7

3.5 Líquido Penetrante 8

CONCLUSÃO 9

BIBLIOGRÁFIA 10

1 INTRODUÇÃO

O controle de qualidade de um produto metalúrgico pode ser estrutural e dimensional . O segundo preocupa-se em controlar as dimensões físicas de um determinado produto, denominado metrologia. O primeiro preocupa-se com o material que forma a peça , sua composição , propriedade , estrutura,etc. Procura relacionar a estrutura do material com as suas propriedades físicas, com o processo de fabricação, com o desempenho de suas funções e outros. Pode ser Macrográficoe Micrográfico.

2 METALOGRAFIA

Metalografia é a parte da metalúrgica destinada ao estudo da Macroestrutura e Microestrutura dos metais e ligas. É de grande importância na resolução de problemas com relação a durabilidade de componentes metálicos, quando submetidos as condições severas de serviços, informando a causa dos defeitos e objetivando o desenvolvimento tecnológico.

O ensaio pode ser: Micrográfico ou Macrográfico.

2.1 Micrográfico

Consiste no estudo dos produtos metalúrgicos. Com auxílio do Microscópio, permitindo observar e identificar a granulação do material, a natureza, forma, quantidade e distribuição dos diversos constituintes ou de certas inclusões, etc. Estas observações são de grande utilidade prática.

2.2 Macrográfico

Consiste no exame do aspecto de uma superfície plana seccionada de uma peça ou amostra metálica, devidamente polida e atacada por um reagente adequado e observando os elementos macrográficos a olho nu ou no máximo 10x de aumento (lupa).

3 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS

Os Ensaios Não Destrutivos (END), são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeção.

Denomina-se ensaio não destrutivo (END) a qualquer tipo de ensaio praticado a um material que não altere de forma permanente suas propriedades físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais. Os ensaios não destrutivos implicam um dano imperceptível ou nulo.

3.1 Correntes parasitas

O campo magnético gerado por uma sonda ou bobina alimentada por corrente alternada produz correntes induzidas (correntes parasitas) na peça sendo ensaiada. O fluxo destas correntes depende das características do metal.

Praticamente as "bobinas" de teste tem a forma de canetas ou sensores que passadas por sobre o material detectam trincas ou descontinuidades superficiais, ou ainda, podem ter a forma de circular, oval ou quadrada por onde passa o material. Neste caso detectam-se descontinuidades ou ainda as características físico-químicas da amostra.

Praticamente as "bobinas" de teste tem a forma de canetas ou sensores que passadas por sobre o material detectam trincas ou descontinuidades superficiais, ou ainda, podem ter a forma de circular, oval ou quadrada por onde passa o material. Neste caso detectam-se descontinuidades ou ainda as características físico-químicas da amostra. Praticamente as "bobinas" de teste tem a forma de canetas ou sensores que passadas por sobre o material detectam trincas ou descontinuidades superficiais, ou ainda, podem ter a forma de circular, oval ou quadrada por onde passa o material. Neste caso detectam-se descontinuidades ou ainda as características físico-químicas da amostra. É um método limpo e rápido de ensaios não destrutivos, mas requer tecnologia e prática na realização e interpretação dos resultados. Tem baixo custo operacional e possibilita automatização a altas velocidades de inspeção.

3.2 Estanqueidade

A necessidade de uma perfeita estanqueidade em tanques ou tubulações contendo substâncias tóxicas que façam parte de instalações de alto risco (área química, nuclear, aeroespacial, etc.), proporcionou utilização de novos métodos capazes de detectar possíveis vazamentos de gás ou líquidos, a fim de obter uma efetiva garantia de segurança e proteção ambiental.

Os métodos aplicados no ensaio de estanqueidade são: medir Pressão ou Vácuo com alta precisão,método da Bolha, método da Variação de Pressão, detecção de vazamento por meio de Fluido Frigorígeno ou de aplicação de gás Hélio com o respectivo aparelho detector e, modernamente, a localização de vazamentos de gases e líquidos por ultra-som.

Uma das ameaças mais comuns ao meio ambiente, além de provocar acidentes, seja na área industrial, doméstica ou pública, são os vazamentos de produtos perigosos, que quando armazenados em tanques ou recipientes com falhas estruturais, produzem vazamentos de líquidos ou gases inflamáveis (indústria petrolífera), ácidos ou produtos corrosivos (indústria química), no setor de transportes (rodoviário, ferroviário e por tubulações), e tantos outros.

Portanto, como medida preventiva, no sentido de evitar tais ocorrências , o Ensaio de Estanqueidade tem sido largamente empregado em testes de componentes pressurizados ou despressurizados onde existe o risco de escape ou penetração de produtos, comprometendo o sistema de contenção, assumindo desta maneira, uma importância muito grande quando se trata da proteção ao meio ambiente, onde a flora e fauna e ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com