TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias relacionadas ao capital intelectual e à gestão do conhecimento

Artigo: Tecnologias relacionadas ao capital intelectual e à gestão do conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Artigo  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da aula 5: Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

O tema gestão do Conhecimento emergiu, na ultima década, das discussões fechadas entre pesquisadores da área de ciências e tecnologias e profissionais de planejamento e desenvolvimento das empresas, para despontar como um dos assuntos mais polêmicos e menos compreendidos de nossa época.

Surgida no inicio dos anos 90, a Gestão do Conhecimento tornou-se uma questão de estratégia empresarial, muito mais que de eficiência operacional (SVEIBY 1998). Uma da razoes que motivou essa transformação, deve-se ao ambiente de alta competitividade no qual estão inseridas as organizações atualmente. Segundo Filho e Goncalves (2001), em um ambiente de alta competitividade no qual é grande o índice de mortalidade das organizações... o conhecimento é a única fonte de vantagem competitiva sustentável.

Cabe nos dizer, como bem afirma NONAKA E TAKEUCHI (1997), que a criação do conhecimento organizacional é a única parte importante da gestão do conhecimento que gera inovação. Sendo que, o conhecimento é

criado dentro da organização sob a forma de produtos, serviços e sistemas.

Na teoria do processo de criação do conhecimento, os autores, acima mencionados, colocam como Pedra fundamental a distinção entre o conhecimento Tácito e o Explícito, onde a criação do conhecimento estar na mobilização e conversão do conhecimento tácito em explicito e vice-versa.

Segundo NONAKA E TAKEUCHI, o conhecimento possui uma dimensão e uma dimensão cognitiva, a saber: dimensão técnica (abrange um tipo de capacidade informal e difícil de definir, e dimensão cognitiva(esquemas, crenças, percepções tão arraigadas que são tomadas como certas. Já o conhecimento explicito é expresso em palavras e números, dados brutos, formulas cientificas, procedimentos codificados, manuais, procedimentos escritos e etc.

Referências Bibliográficas

TAKEUCHI, Irotaka.: NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre 2008.

DRUCKER, Peter. Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo 1999.

PROBST, Gilbert.: RAUB, Steffen, Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com