TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias relacionadas ao capital intelectual e à gestão do conhecimento

Seminário: Tecnologias relacionadas ao capital intelectual e à gestão do conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Seminário  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e à Gestão do Conhecimento

1. Quais foram os principais fatores que facilitaram o desenvolvimento da proposta de aprendizagem organizacional?

R: Preciso desenvolver capacidade organizacional, conhecimento individual e coletivo do funcionários, proporcionar inovação ou melhoria dos produtos e serviços e satisfazer mais as expectativas dos clientes.

A melhoria de processo, por meio da aprendizagem dos funcionários, de forma que as pessoas tenham espaço para expandir a capacidade de criar os resultados.

2. Qual é a definição da tecnologia de gestão capital intelectual e qual é seu principal elemento intangível?

R: É colocar os funcionários como o principal recurso da organização, não desprezando os demais recursos mais sim mostrar que sem pessoas as empresas não existem. Assim o conjunto de elementos organizacionais capazes de criar valor organizacional no futuro e assim proporcionar para o conhecimento de seus funcionários, o considerado como principal capital intelectual é o conhecimento.

3. Por que as empresas devem usar a tecnologia de gestão conhecida como gestão do conhecimento?

R: A gestão de conhecimento atualmente, muitas empresas deparam-se com o desafio de competir num mundo em que o conhecimento não apenas os recursos naturais e mão de obra barata, é a vantagem competitiva.

A única certeza é a incerteza e a única fonte de vantagem competitiva duradoura é o conhecimento. O conhecimento envolve aspecto mais profundos, é uma mistura valores, o desenvolvimento econômico, as contratações e as políticas, diz que as organizações bem-sucedidas são aquelas que criam conhecimentos, disseminam-nos amplamente por toda organização e, rapidamente incorporam-nos em novos produtos, serviços e tecnologias.

4. Como pode ocorrer o processo de criação de conhecimento organizacional?

R: A criação do conhecimento organizacional, quando os mercados mudam, os competidores se multiplicam e os produtos se tornam obsoletos, praticamente da noite para o dia. A criação do conhecimento representa um processo em que o saber dos indivíduos e amplificado e internalizado como parte fundamental da gestão do conhecimento organizacional. A teoria de criação do conhecimento esta enraizada na crença de que o conhecimento essencial inclui os valores humanos e ideais. O processo de criação do conhecimento não pode ser capturado apenas como um modelo casual normativo, visto que os valores e idéias humanos são subjetivos, e o conceito de verdade depende deles e dos contextos em que são inseridos.

Identifique, nos vídeos listados a seguir, elementos importantes sobre aprendizagem organizacional, com ênfase em capital intelectual: “Aprender a aprender”, de Mauro Cesarx.

R: O vídeo mostra que não basta só querer aprender, mas sim ter persistência e acreditar que tem o potencial, por mais que no começo não saia como esperava, mas é se aprimorando suando acreditando e tentando mostrar o seu melhor, e assim no final, ate nos surpreendemos com o resultado.

Responda às questões a seguir, usando o que você aprendeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com