TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teleprocessamento

Artigo: Teleprocessamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 2

Teleprocessamento

Teleprocessamento é um tipo de tratamento de informação em que um sistema de processamento de dados utiliza recursos de telecomunicação, transmitindo os dados para um computador central que retransmite os resultados ao ponto de origem. A palavra "Teleprocessamento" é uma junção de duas outras palavras que representam tecnologias diferentes, "Telecomunicações" e "Processamento", representando a capacidade de se promover à distância o processamento de dados.

A palavra TP era uma marca registrada da IBM, tornou-se de uso público. Teleprocessamento nada mais é do que um sistema de processamento de dados à distância onde, um computador está ligado a terminais ou mesmo a outro computador através de um meio de comunicação.

As Terminologias de Teleprocessamento são: Tempo de Resposta (Response Time) é o intervalo de tempo para um sistema de computador reagir a um estímulo externo com uma ação apropriada. Processamento BATCH (Lote) as transações não são processadas imediatamente, mas, guardadas por um determinado tempo, até um agrupamento total e, então, processadas num único lote. On-Line é quando o sistema onde os dados coletados na estação terminal são encaminhados diretamente para o computador central ou vice-versa. Real Time (Tempo Real) as respostas obtidas são suficientemente rápidas para controlar o processo. On-Line x Real Time uma aplicação em Real Time é sempre On-Line mas, o inverso nem sempre é verdadeiro. No Real Time a resposta provoca alguma ação no processo existindo uma garantia no tempo de resposta. No On-line a garantia não é possível, pois o tempo de resposta está em função do número de usuários do sistema em um dado momento.

O teleprocessamento surgiu devido à necessidade de uso de recursos e capacidades de um computador central em diferentes pontos, distantes do mesmo. Os sistemas de teleprocessamento deviam poder fornecer melhor qualidade de serviço e mais rapidez aos usuários, garantindo competitividade nas aplicações comerciais, reduzindo erros e diminuindo custos de operação.

A necessidade de otimização de recursos e de troca de informações entre sistemas diferentes (muitas vezes distantes milhares de km) levou ao surgimento de redes de computadores. Redes de computadores são estruturas complexas, compostas por uma vasta gama de elementos que executam funções necessárias à comunicação de dados, garantindo a transferência confiável de informação entre pontos distantes, por meio da implementação (além das funções de transmissão) de funções de detecção e correção de erros, protocolos de roteamento, tradução, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com