TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova Teleprocessamentos e Redes

Por:   •  28/5/2019  •  Exam  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

Primeira Prova MAB-510 2018-1

 

Nome: _______________________________________________________________Nota:______________ 

 

1ª Questão (2,0 pontos): Marque V (verdadeiro) ou F (falso). Duas respostas erradas anulam uma resposta certa. 1.  (   V  ) Um protocolo é um conjunto de regras que definem como entidades de uma mesma camada interagem entre si.

  1. (   F  ) A camada de transporte na Internet é responsável pelo transporte da informação e precisa estar implementada em todos os elementos do núcleo e da borda da rede.

R: a camada de transporte é fim a fim e somente implementada nas extremidades, ou seja, nas estações e servidores e não nos roteadores (somente na borda da rede).

  1. (  F   ) Datagrama é a designação de uma rota virtual sem controle de erro.

R: datagrama é uma unidade de informação encaminhada de forma independente pela camada de rede.

  1. (  V   ) Numa infraestrutura de TV a cabo, como Virtua, a velocidade de download da rede pode depender do tráfego dos outros usuários.

R: o meio é compartilhado e a alocação de canais para uso dos usuários em operações de download ou upload depende do tráfego total.

  1. ( V) Em uma transmissão de dados na Internet, pode haver a ocorrência de ACK duplicado em caso de chegada fora de ordem no destino
  2. ( F)  O checksum do TCP cobre apenas o cabeçalho.
  3. (  F   ) A tecnologia de banda larga tem como vantagem o uso de modems de baixo custo.

R: custo é alto. O custo de modems de banda de base ou banda básica é que é baixo.

  1. ( F) Após entrar em slow start, o protocolo de transferêcbai confáveil do TCP somente passa a operar em congestion avoidance se ocorrer um congestionamento na rede.

R.: entra-se em cong avoid após ultrapassar o threshold definido

  1. ( F ) A perda de um ACK na rota de retorno não afeta o desempenho do TCP.
  2. (V) O cache Web torna possível o uso de dados previamente consultados por um ou diversos usuários, podendo reduzir substancialmente o tempo de resposta para a requisição de um cliente, em particular se o gargalo da largura de banda entre o cliente e o servidor de origem for muito menor do que aquele entre o cliente e o cache.

 

2a.Questão (1,0 ponto) (TCP) 

 

Enlaces de rede possuem taxas de perda que são computadas em percentagem de pacotes perdidos. Estas perdas em geral ocorrem em rajadas e podem ser causadas por corrupção de bits nos enlaces físicos ou descarte em filas congestionadas. Transferências TCP são longas e ocorrem para cada usuário em uma única sessão. Dois usuários, com arquivos longos do mesmo tamanho, ao final de suas transferências recebem uma indicação de que o percentual de perda em suas sessões foi o mesmo. Essas sessões ocorrem em instantes diferentes do dia. Com base na informação de perda, posso dizer que os dois usuários experimentaram aproximadamente a mesma vazão, ou seja, que o tempo de transferência deles foi aproximadamente o mesmo? Sim ou não? Explique e justifique sua resposta.

 

Solução:

Caso as perdas em uma sessão TCP ocorram no início de uma longa transmissão, quando a cwnd ainda não cresceu o suficiente, a sessão TCP entrará em CA com uma janela de congestionamento cwnd baixa. Como em CA a janela cresce apenas de forma linear, a partir desta primeira entrada em CA a vazão da sessão já estará comprometida.

Por outro lado, se as perdas ocorrem depois que a sessão já atingiu um valor de cwnd alto, as perdas levarão a sessão TCP a operar em um patamar de vazão maior do que no cenário de perdas em instantes iniciais. O melhor seria ter as perdas concentradas ao máximo no final da sessão, pois teríamos a possibilidade de estar operando com uma vazão mais alta na maior parte da duração da sessão. Portanto, ainda que o percentual de perdas seja o mesmo, influirá bastante na vazão o fato das perdas acontecerem no início ou no final da sessão. Vale a pena lembrar que a vazão é afetada por perdas de forma cumulativa.

 

 

3a.Questão (2,0 pontos) (http)

I) Suponha que um browser tenha que acessar uma página armazenada em um servidor web na rede local e que esta página referencia dois objetos bastante grandes, hospedados neste mesmo servidor. O servidor pode operar com conexões persistentes ou não. Neste cenário, o RTT ao servidor e o tempo de transferência da página são desprezíveis frente ao tempo para transferir os objetos.  

 

O browser pode operar com conexões TCP paralelas. Compare as configurações abaixo em relação ao tempo para obter a apresentação completa da página para o usuário, diga se são todas equivalentes ou se existe alguma com melhor desempenho, descrevendo em detalhes a operação de cada uma das configurações:  

 

  1. HTTP não persistente com conexões TCP paralelas
  2. HTTP persistente sem paralelismo

 

Resposta:  

 

No cenário (a), será aberta uma conexão TCP ao servidor para a transferência de cada objeto, de modo que o tempo para ter a página completa será determinado pelo tempo de transferências do maior objeto, pois os dois objetos seriam transferidos em paralelo.

 

No cenário (b), como uma única conexão TCP é usada para a transferência dos objetos, e a requisição de um objeto é feita por vez, o tempo de transferência será a soma dos tempos de transferência dos dois objetos.

 

 

Logo a configuração mais eficiente será (a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (315.4 Kb)   docx (90.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com