TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tensão de compressão em estruturas de concreto simples: Importância do pré - conhecimento da resistência dos materiais

Por:   •  15/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CIÊNCIAS EXATAS E tecnológicas santo agostino - facet

engenharia de produção

ANANDA bandeira lopes
carla danielly santos rocha
Danilo queiroz ramos

HENRIQUE kennedy mendes fonseca

ISABELla gonzaga batista
jamilly novais magalhães souza

JOYCE paraiso

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
DISSERTAÇÃO

MONTES CLAROS

2017

ANANDA bandeira lopes
carla danielly santos rocha
Danilo queiroz ramos

HENRIQUE kennedy mendes fonseca

ISABEL
jamilly novais magalhães souza

JOYCE paraiso

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
DISSERTAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção  da  FACET - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologicas Santo Agostinho, para a disciplina de Resistências dos Materiais.

Prof. André

MONTES CLAROS

2017

Tensão de compressão em estruturas de concreto simples: Importância
do pré - conhecimento da resistência dos materiais

 A Resistência dos Materiais é extremamente importante para a formação da maioria dos profissionais. Seus métodos são indispensáveis aos projetistas aos engenheiros civis, arquitetos, metalúrgicos, eletricistas, etc. Em todas as construções onde envolve a engenharia, tudo sempre deve ser devidamente proporcional para resistirem a todas às cargas que iram atuar sobre ela. Por exemplo: as lajes do piso de um edifício devem suportar o seu próprio peso juntamente com sua sobrecarga; ou a asa de um avião que necessita aguentar com segurança as cargas aerodinâmicas que vão agir sobre ela durante um voo e na sua aterrissagem, em outras palavras é basicamente selecionar os materiais de construção e estabelecer as proporções e as dimensões dos elementos para uma estrutura ou uma máquina, a fim de capacitá-las a cumprir suas finalidades, com segurança, confiabilidade, durabilidade e sempre nas melhores condições (econômicas).

A escolha tanto dos materiais quanto as das proporções dos elementos utilizados devem ser feitos fundamentados em critérios de otimizações, visando, constantemente, o menor custo e sua facilidade de fabricação, tanto no que diz respeito à instalação, quanto no custeamento e também nos reparo. No que diz respeito à resolução dos problemas básicos, a Resistência dos Materiais institui modelos matemáticos bastante fáceis (esquemas de cálculo) onde podemos expor toda àquela complexa realidade física, permitindo dessa forma uma simples resposta para todos os problemas, conseguindo assim resultados similares que, em seguida, serão reajustados por meio do coeficiente que também leva em conta todos os arranjos feitos. Esses que por sua vez variam de acordo com a experiência e capacidade do projetista, porem pré-estabelecidos pelas r Normas Técnicas.

Seu principal objetivo consiste na determinação da força, das tensões e das transformações a que são sujeitos os corpos sólidos (barras) devido à ação dos esforços atuantes, além da verificação da segurança e do dimensionamento.

Para qualquer projeto referente a edificações, máquinas ou mesmo outro elemento é extremamente necessário um estudo, pelo meio do qual será onde as partes envolvidas (elementos) serão dimensionadas para se fazer a verificação e atestar que o elemento em questão seja ele o que por tem a resistência suficiente para suportar qualquer tipo de esforço e todas as condições a qual serão submetidas. Este procedimento requer uma análise rigorosa das tensões dos membros de toda a estrutura e também o que diz respeito às propriedades mecânicas desses materiais.

Sobretudo é a análise das tensões, dos esforços e suas propriedades mecânicas que formam os principais conceitos da resistência dos materiais. É saber determinar os esforços e as alterações das estruturas sempre que as mesmas forem requisitadas por qualquer agente externo (cargas, variações técnicas, movimentos de seus apoios, etc.) sendo esses os principais aspectos de uma avaliação estrutural.

Os matérias do concreto simples da construção civil são feitos por cimento, agua, pedra e área, depois do endurecer o concreto apresenta: boas resistências a compressão e baixa resistência a tração. Tendo o comportamento frágil, o rompimento vem com deformações pequenas.

Para a melhoria das características do conceito ele é usado junto com outro matérias. As aplicações do concreto é o material com estrutura mais utilizada no mundo. Seu consumo e uma tonelada por habilidade da ordem anual.

As matérias usada pelo homem o concreto simples os perde para agua, os demais matérias como madeireira, alvenaria e aço são de uso comum, e há situações em que eles são imbatíveis, e suas aplicações são restritas.

Tem algumas aplicações do concreto que são relacionados o edifícios, galpões e pisos industriais, obras hidráulicas e de saneamento, rodovias e estruturas diversas que são elementos de cobertura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com