TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Concreto Simples

Por:   •  21/5/2016  •  Artigo  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

O objetivo deste trabalho é verificar a resistência mecânica do concreto simples proveniente da mistura, em proporção adequada, de: aglomerantes, agregados e água. Para a preparação do traço foi utilizado 04 kg de cimento Portland Composto (CP II-E-32 RS – APODI), 10kg areia média, 10kg de brita 01 e 4,6 litros de água. A partir da mistura obtida foram confeccionados cinco corpos-de-prova em formato cilíndrico conforme a norma NBR 5738. Foram preparados também corpos-de-prova com acréscimo de agregados, utilizando madeira, EPS e material PET que serviram de estudo para análise de resistência em relação ao concreto simples. Os ensaios de compressão foram realizados de acordo com a norma NBR 5739, na idade de sete dias e foram testados cinco corpos-de-prova do traço obtido. Para todos os traços obtidos e, em todas as idades das amostras ensaiadas, pode-se notar uma tendência de redução da resistência mecânica com o aumento da fração volumétrica de substituição de agregados. O maior valor de resistência à compressão axial com a idade de sete dias foi apresentado pelo traço sem substituição de agregados (15,38 MPa), e o menor valor, para a mesma idade, foi apresentado pelo traço com 40 % de substituição de agregados por resíduos de PET (1,94 MPa).

Palavras-chaves: concreto, cimento Portland, resíduos, poli (tereftalato de etileno) - PET.

1. INTRODUÇÃO                

O concreto simples é a rocha artificial obtida a partir da mistura, e posterior endurecimento, de um aglomerante, água, agregado miúdo e agregado graúdo, podendo conter ou não aditivos químicos. Segundo Callister (2002), o termo concreto subentende um material compósito que consiste em um agregado de partículas ligadas umas às outras em um corpo sólido através de algum tipo meio de ligação, isto é, um cimento. O concreto é o material de construção civil mais usado na atualidade devido a sua versatilidade e opções de uso. “Concreto é um compósito comum, feito com partículas grande, onde as fases matriz e dispersas são compostas por materiais cerâmicos.” (Callister, 2002).

A NBR 6118/03 (item 3.1.2) define os elementos de concreto simples estrutural como: “elementos estruturais elaborados com concreto que não possui qualquer tipo de armadura ou que a possui em quantidade inferior ao mínimo exigido para o concreto armado.” Chamamos de elemento estrutural um pilar ou uma viga, por exemplo.

Para manter suas características principais, como a facilidade de manuseio quando fresco, boa resistência mecânica, durabilidade e impermeabilidade quando endurecido, Deve haver uma proporcionalidade na quantidade de cimento e agregados, de agregados graúdo e miúdo, água e o cimento.

O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes ou ligantes. Torna-se homogêneo com a adição de água, tal forma que endurece ao ponto de manter-se rígido, não voltando a sua forma anterior mesmo estando em contato com a água novamente. Como concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra.

O agregado é um material granular, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades adequadas para o uso em obras de engenharia. Segundo Bauer (1986), são materiais granulosos e inertes que entram na composição das argamassas e concretos. Exercem um importante papel nas argamassas e concreto. São classificados em naturais e artificiais. Os naturais são encontrados na natureza, como a areia (esta também chamada de agregado miúdo). Os artificiais são os que passam por algum processo até chegar em suas características finais, como britas (também classificadas em agregado graúdo) provenientes de rochas.

A água é necessária para possibilitar as reações químicas que são responsáveis pela hidratação do cimento, contribuindo para resistência e durabilidade do concreto. Existe um fator água-cimento, que é dado pela relação em peso água-cimento. Quanto menor for o teor de água, maior é a resistência do concreto e menor é a trabalhabilidade.
         A dosagem do concreto é definida pela determinação do traço. Este representa a proporção da quantidade de agregados e água para uma certa quantidade de cimento.  

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA                

        No dia 02/05/2014 representantes de equipes da disciplina de ciências dos materiais do curso de Engenharia Civil da Universidade CEUMA, encontraram-se no Distrito Industrial do Maracanã, para confecção de corpos de prova produzidos em concreto com diferentes composições de agregados, com a finalidade de realizar ensaios de resistência à compressão nestes.  

Realizou-se ensaio de resistência do concreto simples através da confecção de 5 corpos de prova específicos desse material. A composição da mistura foi definida por valores tabelados, com as quantidades de cada componente do concreto de acordo com o traço especificado na Tab. (1) e na Fig. (1) abaixo:

                                                                                        Tabela 1. Composição da mistura

Material

Quantidade

Areia Media

25 kg

Brita nº 01

25 kg

Cimento Portland APODI (CP II – E – 32 RS)

10 kg

Agua

6,5

                            [pic 1]

                                                                        Figura 1. Materiais e suas respectivas quantidades

No processo de preparação do concreto, os valores da quantidade de cada componente foram dobrados em função da quantidade de corpos a serem produzidos.

O primeiro passo após a consulta na tabela dos produtos e de suas respectivas quantidades foi a identificação e a análise das condições desses materiais. Uma observação feita durante esta etapa foi que a areia a ser utilizada encontrava-se com muitas impurezas orgânicas que poderiam alterar a qualidade do concreto.

Após a identificação dos materiais iniciou-se a etapa de separação e medição das quantidades a serem utilizadas de acordo com os valores especificados. (ver Tabela 1).

Separação dos Materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (350.2 Kb)   docx (228.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com