TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorema de Blondel

Por:   •  1/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  1.891 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE MARÍLIA

PAMELA MEDEIROS NONATO RA: 1719082

TEOREMA DE BLONDEL

Marília – São Paulo

2017

PAMELA MEDEIROS NONATO RA: 1719082

TEOREMA DE BLONDEL

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Marília como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, sob   orientação da Prof. (a): Camila Alves da Rocha Diogo

 

Marília – São Paulo

2017

TEOREMA DE BLONDEL

 

   RESUMO: O teorema de blondel é um método para se medir a potência real total de um circuito trifásico tendo em .

Palavras-chave: Teorema, Blondel, wattímetros.

 

 

 

 

 

1.TEOREMA DE BLONDEL

O teorema de blondel diz que a medida de potência ativa em uma carga equilibrada ou desequilibrada, alimentada por “n” condutores pode ser feita através de “n – 1” wattímetros, a potência total entregue a um sistema, quando não há um ponto em comum como por exemplo em um circuito triângulo com 3 fios são “n” fases para “n” wattímetros, já um quando existe uma ligação em estrelas com 4 fios condutores, sem um dele comum a todas as fases, a quantidade de wattímetros é “n-1”, ou seja, 3 wattímetros. Assim de tal modo que a corrente de cada elemento está ligada em cada linha, e o elemento de tensão correspondente está ligado entre a linha e um ponto comum.

[pic 1]

Figura 1 – Medição Trifásica pelo Método dos Wattímetros.

A potência total de um sistema trifásico equilibrado pode ser calculada pela soma da medição dos dois wattímetros P1 e P2, logo:

P1 = Eab.Ia.Cos(30+Φ)   (1)

P2 = Eab.Ia.Cos(30-Φ) (2)

Logo: temos a potência total do circuito trifásico somando P1 + P2.

Quando não são fornecidos circuitos de desequilíbrio excessivo. Para testar a teoria, a análise a seguir faz isso razoável teorema de Blondel. 

P = + e1.i1 + e2.i2 + e3.i3 (1).

Onde “i” e “e” representam correntes e tensões de fase, respectivamente. Agora em qualquer sistema, correntes instantâneas vetorialmente somados são iguais a zero.

Então: I1 + I2 + I3 = 0 ou = i2 - (I1 + i3). Substituindo em (1) P = I1 (E1 - E2) + i3 (e3 - E2) (2). 

Em seguida, se uma tensão do ponto comum feita na fase 2, que são utilizados, adicionalmente, se as tensões no que diz respeito a estas correntes de fase e de duas ou três fases, um medidor com dois elementos correto me um circuito trifásico com conexão (ARON). Isso geralmente é chamado o método de dois - wattímetro (ou conexão ARON) e é uma medida correta a menos que haja correntes de desequilíbrio desproporcionais e tensões.

1.1 MEDIÇÃO DE ESTRELA 3 CONDUTORES

Pelo teorema Blondel, um circuito de três fios de três fases requer um medidor de dois elementos. Este tipo de medição poderia fazer um medidor de três elementos, mas ocasionaria em mais despesas, porque a precisão da medição é razoavelmente o mesmo.

1.2 MEDIDOR DE UM ELEMENTO

Este método de medição de um elemento medidor de energia trifásico, requer que a carga seja equilibrada. Esta configuração é chamada medição de quadratura, porque a referência 90 ° usado no argumento funções trigonométricas nas definições de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com