TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade - Atividade 1

Trabalho Universitário: Teoria Da Contabilidade - Atividade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  1.422 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade 01

1. Com base na Resolução CFC 750/93, associe:

I – Princípio da Entidade

II - Princípio da Continuidade

III – Princípio da Oportunidade

IV- Princípio do Registro pelo valor Original

V – Princípio da Atualização Monetária

VI – Princípio da competência

VII – Princípio da Prudência

( IV ) Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da entidade.

( I ) Não se deve confundir o patrimônio de uma entidade com aqueles dos seus sócios ou proprietários.

( III ) O registro do patrimônio e das suas mutações deve ser feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das cousas que as originaram.

( II ) A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

( VII ) Diante de alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido, deve-se adotar o menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os componentes do Passivo.

( V ) Os efeitos da variação do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

( VI ) As receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

2- Observaram a predominância do lucro como objetivo:

a- Contismo

b- Personalismo

c- Reditualistas

d- Patrimonialistas

3 -Admitiam que o objetivo fosse estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse:

a- Patrimonialistas

b- Personalistas

c- Aziendalistas

d- Controlistas

4 -Descreva sobre a história da contabilidade.

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material deque o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. A história da contabilidade já é bem antiga, esta historia começou a partir da necessidade em que produtores rurais, donos de terras e comerciantes tinham em contabilizar seus patrimônios, tanto os que eles perdiam quanto os que ganhavam que hoje em dia conhecemos como “Débito” e “Crédito”. Os comerciantes nos seus atos de troca, compra ou venda mercadorias, já não eram mais capazes de memorizar seus bens, foi quando fizeram os primeiros registros, como naquela época não havia o “Credito”, pois todos pagamentos eram efetuados avista, para que soubessem quem já havia pago ou não, empregavam-se ramos de arvore assinaladas, com a invenção do papel e da pena de escrever pelos Egípcios Antigos tudo se tornou mais fácil, tornando possível que fossem feitos registros de lançamentos por escrito, o que facilitava na contagem dos bens de consumo e de produção.

5- Descreva quem foi Frei Luca Pacioli.

Pacioli é considerado o “pai dos autores de contabilidade”, ele publicou em Veneza, a Summa de aritmética geometria, na qual se distingue para a história da contabilidade, o Tractatus de computis et scripturis, marco básico na evolução da contabilidade. Nesse tratado, talvez pela primeira vez, o método contábil é explicado integralmente a partir do inventário.

6- Admitiam que a instituição, a empresa, são os objetos de nosso estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social.

a- Aziendalistas

b- Patrimonialistas

c- Controlistas

d- Contismos

7 -Discorra sobre a evolução da Contabilidade no Brasil

No Brasil, a vinda da Família Real Portuguesa incrementou a atividade colonial, exigindo – devido ao aumento dos gastos públicos e também da renda nos Estados – um melhor aparato fiscal. Para tanto, constituiu-se o Erário Régio ou o Tesouro Nacional e Público, juntamente com o Banco do Brasil (1808). As Tesourarias de Fazenda nas províncias eram compostas de um inspetor, um contador e um procurador fiscal, responsáveis por toda a arrecadação, distribuição e administração financeira e fiscal. Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial. São áreas de analise contábil e operacional da empresa, e, para atuários, um profissional raro, há a especialização em estimativas e análises; o mercado para este cresce em virtude de planos de previdência privada.

8 -Descreva sobre postulados contábeis.

Um postulado pode ser definido com uma preposição ou observação de certa realidade que pode ser considerada não sujeita a verificação, ou axiomática. Normalmente, a categoria de postulado, em contabilidade, abarca uma área de atração mais ampla do que a da própria disciplina e relaciona-se com certos aspectos “ambientais” ou que cercam o campo e as condições em que a contabilidade deve atuar. Postulados, todavia, podem ser meras exposições de verdade, mas que, por serem triviais ou por delimitarem o campo dos princípios contábeis subseqüente, deixam de ter utilidade.

Entretanto, postulados normativos em sua formulação, isto é, que prescrevem o que a contabilidade deveria fazer ou como deveria ser feita, deveriam ser explicadas e não simplesmente presumidos por consenso geral ou de acordo. Os postulados que nos interessam são as premissas básicas acerca do ambiente econômico, político e social no qual a contabilidade deve operar.

9 -Imaginavam que a contabilidade deveria dedicar-se ao estudo das contas, estamos falando:

a) – Contista

b) - Controlista

c) – Personalista

d) –Aziendalista

11 -Admitiam que a instituição, a empresa, são os objetos de nosso estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social:

a. – Contista

b. - Controlista

c. – Personalista

d. –Aziendalista

12 -O nascimento da empresa se dá com o registro de seu Contrato Social e/ou Estatuto Social na Junta Comercial e em outros órgãos públicos. A partir daí, todas as suas operações – compra de mercadorias, efetivação de vendas, contratação de financiamentos, realização de investimentos, etc. – darão (ou pelo menos há essa expectativa) sustentação da empresa, estamos falando do Princípio da Competência.

13 - O Princípio da Entidade trata basicamente da relação entre a empresa (ou entidade) e o seu proprietário, em outras palavras, da separação que a Contabilidade faz entre o patrimônio da empresa e o patrimônio dos proprietários.

14 - Não se deve confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio dos sócios, é uma lei do:

a) princípio da entidade

b) princípio da continuidade

c) princípio do oportunidade

d) princípio da prudência

e) princípio da competência

15 - Entre alternativas igualmente válidas, adotar o menor valor para o ativo e o maior valor para o passivo.

a) princípio da entidade

b) princípio da continuidade

c) princípio do registro pelo valor original

d) principio da competência

e) princípio da prudência

16 - Deve-se registrar o fato contábil ocorrido imediatamente à sua ocorrência.

a) princípio da entidade

b) princípio da oportunidade

c) princípio da competência

d) princípio da prudência

e) princípio do registro pelo valor original

17 - O que você entendeu sobre a ciência Atuarial.

Ciência Atuária é a ciência matemática que estuda os problemas relacionados com a teoria e o cálculo de seguros numa coletividade.

É ciência Atuarial é a profissão que aplica técnicas específicas à administração de seguros e fundos de pensão. O profissional se denomina atuário, ele fiscaliza e orienta as atividades técnicas de empresas de seguro, capitalização e investimento. O atuário elabora planos de saúde, planos de seguro de vida e previdência, além de outros planos que cubram danos ou perdas patrimoniais. O atuário avalia riscos, idade e expectativa de vida das pessoas, definindo quanto um seguro pode valer. O atuário é um especialista em seguros e pensões. O su trabalho é eminentemente burocrático, por isso, deve ser meticuloso e organizado. É preciso concentração e gosto pelo trabalho técnico.

18 - O que você entendeu sobre a DIFERENÇA ENTRE PGBL E VGBL.

A principal distinção entre eles está na tributação. No PGBL, você pode deduzir o valor das contribuições da sua base de cálculo do Imposto de Renda, com limite de 12% da sua renda bruta anual. Assim, poderá reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar sua restituição de IR.

...

Baixar como  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »