TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da atividade de diretrizes prática supervisionada

Tese: Teoria da atividade de diretrizes prática supervisionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  6.485 Palavras (26 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 26

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Aula Tema

Etapa 3 – Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente

Etapa 4 – Ênfase nas Competências e na Competitividade; A administração hoje e as tendências para o futuro;

O contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia.

Introdução

O conhecimento científico da administração é definido através de princípios e teorias devidamente elencados em cinco variáveis básicas que surgiram visando atender as necessidades mais relevantes de sua época e que são utilizadas até hoje, elas geraram as ferramentas que possibilitam obter resultados e auxiliam a lidar com situações concretas e abstratas.

As variáveis tarefas, estruturas, pessoas, tecnologia e ambiente constituem as principais componentes do estudo da administração nas organizações das empresas, por estarem em constante desenvolvimento e operarem em ambientes diferentes, rodeadas de um universo de fatores, tais como: econômicos, políticos, tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos que interagem entre si e se alternam constantemente, proporcionando um campo dinâmico de forças caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor.

No fundo, as organizações recebem influências de seu meio ambiente, mas, em contrapartida, nele também provocam profundas influências como será demonstrado nesta pesquisa.

Passo 1

A teoria administrativa é imprescindível ao administrador e as organizações, a constante necessidade de inovação e renovação, proporcionam mudanças e transformações, faz necessitar a adoção de novas ideias e conceitos e é essencial para o sucesso organizacional. O profissional da administração é auxiliado no raciocínio a partir de uma bagagem de conceitos e ideias que são ferramentas de trabalho sendo elas:

• Teorias de Sistemas;

• Teoria Matemática;

• Teoria da Tecnologia da Informação;

• Teoria Contingencial.

Teorias de Sistemas

A Teoria de Sistemas surge da percepção do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanfly de que os aspectos gerais de várias ciências são iguais e seus os aspectos específicos também podem ser usados de uma forma sinérgica por outras ciência, mesmo havendo um desajuste a evolução do sistema faz com que a característica diversa de uma ciência cause um auto-ajuste em outra, nas organizações o objeto é o trabalho em conjunto, de modo que cada setor trabalhe em conjunto e assim tenha um rendimento maior e a máxima eficiência quando aplicado nas organizações. O Sistema pode ser do tipo aberto que relacionam-se com o ambiente reagindo e adaptando-se ou fechado onde não se relaciona com o ambiente externo, seu funcionamento pode ser de previsibilidade absoluta ou relativa, com uma estrutura simples de poucos elementos ou complexas com um grande número de elementos.

Há um conjunto de partes que interagem, dependendo de vários elementos como os funcionários, e cada área ou setor a qual os funcionários atuam, são fundamentais para o desenvolvimento e eficiência da organização., compostos de entradas como pessoas, dinheiro, matéria-prima, informações, processos, saídas que são os produtos que podem ser automóveis, panelas, pacientes curados, pessoal qualificado, dinheiro corrigido,comida pronta, informação, etc, gerando um Feedback que é as informações sobre a satisfação do cliente ou seja a reação do ambiente às saídas do sistema ou à sua coleta de entradas.

Principais Características do Sistema

Propósitos ou objetivos ( fins que se espera alcançar ), Globalismo ou totalidade ( ação que produza reação ) , Entropia ( falata de sinergia ) , Homeostasia ou homeostase ( sistema aberto que interage com outros sistemas , equilíbrio ), Entropia negativa ( empenho das prganizações para sobreviver) , Fronteiras ou limites, Sinergia, ( interação possibilita o sistema funcionar adequadamente) Equifinalidade ( diferentes condições para um mesmo fim ).

Teoria Matemática

Na Teoria Matemática a ênfase está no processo decisório e pode ser estudada sob duas perspectivas:

• Processo – escolha entre alternativas de procedimentos, para melhor eficácia.

• Problema – métodos quantitativos, equacionamento do problema a ser resolvido.

Procura construir modelos matemáticos capazes de simular situações, apoiada em avaliações sendo.:

• Probabilidade de sua ocorrência, delimita a área de ação de maneira a proporcionar o alcance de uma situação futura com razoável de ocorrência.

• Pesquisa operacional que se ocupa de operações de um sistema existente como materiais, pessoas e máquinas, fornece subsídios racionais para a tomada de decisões nas organizações, torna científico, racional e lógico o processo decisório nas organizações e suas principais técnicas são:

• Teoria dos Jogos; Teoria das Filas; Teoria dos Grafos; Programação linear; Programação Dinâmica.

Teoria da Tecnologia da Informação.

A Tecnologia da Informação visa capacitar s os componentes da organização a solucionarem problemas e aproveitem as oportunidades que contribuem para o sucesso, ou mesmo a sobrevivência da organização, permitem que as empresas operarem na era digital reagindo de modo rápido e adequado às mudanças. Em muitos casos, a TI é a base de estratégias agressivas e proativas que podem alterar radicalmente a perspectiva competitiva de um setor.

Teoria da Contingência

De uma maneira geral a teoria enfatiza que o que acontece dentro das empresas é relativo, ou seja, depende do modo como as organizações trabalham e também do ambiente externo, o homem é tratado como "homem complexo" que é caracterizado por um sistema de valores, percepções, características e necessidades. É dirigido para objetivos, está em constante desenvolvimento e possui fatores de motivação com três forças básicas: expectativas, recompensas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com