TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria das Filas

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICE

Introdução................................................................................2

Objetivos..................................................................................3

Caracterização do problema....................................................4

Metodologia de diagnóstico......................................................5

Conclusão.................................................................................8


INTRODUÇÃO

Na disciplina de Análise e Planejamento de Sistema de Transportes, ministrada pelo professor Bruno Vieira, foi solicitado que os alunos desenvolvessem uma metodologia de modelagem para analisar as características e diagnosticar a problemática, presente no estudo de um sistema de elevadores em um prédio residencial ou comercial. A equipe optou por um edifício comercial.

O trabalho foi subdividido em partes, tais como: objetivos, caracterização, metodologia de diagnóstico e conclusão.

Iremos expor os aprendizados adquiridos em sala e estudos específicos sobre o assunto, como por exemplo: Teoria das filas. Tentaremos demostrar de forma clara o raciocínio empregado no trabalho.

OBJETIVOS

  • Objetivo Geral:

O objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma metodologia de modelagem que possa gerar um diagnóstico para a situação em estudo.

  • Objetivos específicos:

Podemos identificar como objetivos específicos:

  1. Estudar a teoria das filas para obter um embasamento mais detalhado do assunto;

  1. Integrar as variáveis características que determinam a situação do problema.

CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

O sistema de elevadores como equipamento para o transporte vertical de pessoas e bens é um componente fundamental no projeto de edifícios e, neste âmbito, a disponibilidade e eficiência do seu serviço deve ser objeto de cuidadosa análise em função de sua influência no desempenho e produtividade das atividades dos usuários do prédio.

O problema abordado nesse trabalho é a possível insatisfação do usuário gerado pela formação filas para uso dos elevadores em um estabelecimento comercial. Definimos como um possível problema, pois, como já foi dito, iremos desenvolver uma metodologia para diagnosticar se ocorre ou não formação de fila e consequentemente a insatisfação do usuário.

Podemos caracterizar a problemática tomando como base a Teoria das Filas. As componentes consideradas foram:

  1. Quantidade de pessoas, que chegam, para serem atendidas em um intervalo de um segundo.

  1. Número de elevadores.

  1. Capacidade dos elevadores.
  1. Tempo de viagem dos elevadores (tempo para realizar um ciclo).
  1. População de usuários: Nesse caso, por ser um edifício comercial, não sabemos a quantidade de pessoas que podem chegar, temos uma variável infinita.

Podemos obter valores para todos esses tópicos através de pesquisas de campo ou até mesmo de informações de fabricantes e administradores do estabelecimento. Para esse trabalho usamos valores hipotéticos que serão trabalhados e testados no software Excel.

METODOLOGIA DE DIAGNÓSTICO

Modelagem é o exercício de representar fatos da realidade através de um modelo que explique as características ou o comportamento de um sistema.  

O ambiente abordado para elaboração do estudo foi um prédio comercial disposto de 4 pavimentos. O edifício dispõe de 2 elevadores com capacidade para 6 pessoas cada. Em média, os elevadores levam cerca de 3,75 segundos para se locomoverem entre um andar e outro.

        Consideramos no estudo que a programação dos elevadores é fixa, ou seja, os elevadores obedecem a uma característica constante, o ciclo sempre será de subir e descer os 4 andares, independente do pavimento que o usuário deseje ir (após desembarcar no andar desejado, o elevador continua o trajeto passando por todos os 4 pavimentos) e em qual ele for solicitado. Considerou-se que os usuários sempre solicitariam o elevador no 1° andar, ou seja, não havendo acréscimo no número de pessoas após o elevador iniciar um novo ciclo, assim a oferta será constante a cada minuto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (195.9 Kb)   docx (93.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com