TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologia de soldagem

Seminário: Terminologia de soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Seminário  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 6

Terminologia de Soldagem

A soldagem é o mais importante processo de união de metais usado industrialmente. Apresenta aplicações muito variadas que abrangem deste a construção de itens simples, de baixa sofisticação, até estruturas e componentes sofisticados que, caso falhem, podem colocar em risco a vida humana, causar danos ao ambiente e gerar enormes prejuízos. Em muitas destas aplicações, a soldagem pode complementar ou competir com outros processos de união e de fabricação, como a fundição, conformação mecânica e a usinagem, sendo importante, para o sucesso da aplicação, a correta escolha e aplicação do(s) processo(s) de soldagem a ser(em) usado(s). Como um processo de união e fabricação de uso extenso em diferentes áreas e com uma fama de atividade eminentemente prática, mais dependente da arte do que da ciência, a soldagem possui um conjunto de termos muito próprios.

• Metal Base: Material da peça que passa pelo processo de soldagem.

Quando possível procura-se escolher, para uma dada aplicação, o metal base de melhor soldabilidade que seja adequado para a aplicação. De qualquer forma, o modo como uma solda será produzida deve levar em consideração as características do metal base, particularmente os seus aspectos metalúrgicos.

• Metal de Adição: Material adicionado, no estado líquido, durante a soldagem por fusão. O metal de adição deve ser selecionado de acordo com o metal base, as características e a aplicação da junta a ser soldada. Metais de adição são especificados por diversos organismos nacionais e internacionais, com destaque para a America Welding Society (AWS) e a International Organization for Standardization (ISO).

• Poça de Fusão: Região em fusão, a cada instante, durante uma soldagem por fusão. Em alguns processos de soldagem que não usam a fusão, pode-se considerar a existência de uma região de processamento de características similares à poça de fusão.

• Penetração: Distância da superfície original do metal base ao ponto em que termina a fusão, medida perpendicularmente à mesma.

• Junta: Região entre duas ou mais peças que serão unidas.

• Tipos de Junta: Os tipos usuais de junta são: de topo, de ângulo, de canto, sobreposta e de aresta.

Soldas em juntas de topo e ângulo podem ser de penetração total (penetração em toda a espessura de um dos componentes da junta) ou parcial. Soldas de penetraçãototal apresentam um melhor comportamento mecânico, contudo, tendem a ser de execução mais difícil. Assim, quando o melhor desempenho destas não for necessário, o usual é se trabalhar com soldas de penetração parcial.

• Chanfro: Corte efetuado na junta para possibilitar e facilitar a obtenção de uma solda com a penetração desejada. É usado quando a espessura dos componentes da junta impede a obtenção da penetração desejada sem o chanfro. O uso de um chanfro diferente do tipo I implica na necessidade de se usar metal de adição. A escolha do tipo de chanfro e suas dimensões dependem de muitos fatores como o material base, sua espessura, o tipo de junta, o processo de soldagem, a possibilidade de se acessar os dois lados da junta, a posição de soldagem e as características desejadas para a junta.

Tipos de juntas e exemplos de chanfros:

• Elementos de um Chanfro:

o Encosto ou nariz (s): Parte não chanfrada de um componente da junta.

o Abertura, folga ou fresta (f): Menor distância entre as peças a soldar.

o Ângulo de abertura da junta (a) e ângulo de chanfro (b).

Os elementos de um chanfro são escolhidos de forma a permitir um fácil acesso até o fundo da junta, mas idealmente, com a menor necessidade possível de metal de adição.

• Raiz: Região mais profunda do cordão de solda. Em uma junta chanfrada, corresponde à região do cordão junto da fresta e do encosto. Tende a ser a região em que a soldagem é mais difícil e, desta forma, mais propensa à formação de descontinuidades em uma solda.

• Face: Superfície oposta à raiz da solda.

• Passe: Depósito de material obtido pela progressão sucessiva de uma só poça de fusão. Uma solda pode ser feita em um único ou em vários passes (ver figura abaixo).

• Camada: Conjunto de passes localizados em uma mesma altura no chanfro.

• Reforço: Altura máxima alcançada pelo excesso de material de adição, medida a partir da superfície do material de base.

• Margem: Linha de encontro entre a face da solda e a superfície do metal de base.

Execução de uma solda de vários passes:

• Posições de Soldagem:

o Plana: A soldagem é feita no lado superior de uma junta e a face da solda é aproximadamente horizontal.

o Horizontal: O eixo da solda é aproximadamente horizontal, mas a sua face é inclinada.

o Sobrecabeça: A soldagem é feita do lado inferior de uma solda de eixo aproximadamente horizontal.

o Verical: O eixo da solda é aproximadamente vertical. A soldagem pode ser “para cima” ou “para baixo”.

Dentre as diferentes posições de soldagem, usualmente a posição plana é a que possibilita uma maior facilidade de execução e uma maior produtividade. Para as outras posições, a força da gravidade tende a dificultar o controle da poça de fusão e a transferência do metal de adição para a poça.

• Modos de Operação: Diferentes processos de soldagem podem ser usados de diferentes formas que dependem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com