TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologias

Dissertações: Terminologias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 3

TERMINOLOGIAS

Bens de Capital: bens ou serviços necessários para a produção de outros bens ou serviços. Exemplo: maquina, equipamentos, instalações e etc..

Bens Substitutos: são bens que podem serem utilizados em substituição a os bens. Exemplo: margarina e manteiga consideradas bens substitutos, uma vez que exercem basicamente a mesma função.

Capital Humano: representa o potencial de um ser humano transformar, interpretar e produzir. Está ligado a capacidades técnicas. Exemplo: um profissional com experiência

Demografia: técnicas de analises especificas. Exemplos: Estudo das taxas de mortalidade, projeções de populações, taxas de natalidade e etc..

Efeitos Demográficos: são os efeitos causados pela população no ambiente em que se vive. Exemplo: aumento da natalidade, aumento ou diminuição da média de vida ou da renda percapta.

Eficiência e Eficácia: eficiência e a capacidade de fazer as coisas direito e eficácia e significa atingir a todos os objetivos propostos. Exemplo: um carro e eficiente podendo te levar aonde você desejar e pode ou não ser eficaz, se não der manutenção e não incomodar é eficaz se for ao contrario na e eficaz.

Mercado de Capitais: sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização. Exemplo: bolsa de valores, sociedade corretoras e outras instituições financeiras.

Mercado de Produtos: mercado com oferta de um grupo de produtos ou serviços a serem utilizados por consumidores que possuem finalidades em comum, incorporando a utilidade da forma. Exemplo mercado de automóveis, navios e aviões.

Micro Economia-Diferença da Macroeconomia.: Macroeconomia estuda a economia como um todo, a microeconomia estuda o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Exemplo: microeconomia cuidaria só da parte da empresa em si, e a macroeconomia das atividades econômicas da sociedade como um todo.

Monopólio: uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa. Exemplo: a Vissate que tem o monopólio do transporte público em Caxias do Sul.

Oferta: é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado. Exemplo: promoções de descontos em lojas.

Oligopólio: é uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Exemplo: o mercado de telecomunicações no brasil, que está limitado a poucas empresas.

Origem da palavra Economia: tem origem grega, deriva de palavras como, οικονομία, "aquele que administra um lar", οικος, "casa", e ainda νέμω, "distribuir".

Renda: é a remuneração dos fatores de produção. Exemplo: o salário.

Rendimento: Ato ou efeito de render. Exemplo: o quanto é produzida na empresa ou seja a produção.

Externalidades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com