TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste De Software

Trabalho Escolar: Teste De Software. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 7

INF1413 - Teste de Software

Grupo: Ryniere dos Santos Silva

Raphael Monteiro Zamith

1. Descrição

Visando facilitar a localização de vagas de estacionamento livres, será criado um aplicativo chamado Vaga Fácil para auxiliar os motoristas. O objetivo desse aplicativo é encontrar vagas livres em estacionamentos particulares e ruas.

Para que seja possível obter com exatidão os dados sobre as vagas e serviços disponíveis nos estacionamentos privados e públicos, parcerias devem ser buscadas a fim de integrar o sistema Vaga Fácil aos sistemas, quando existentes, de controle desses estabelecimentos. Quanto mais integrado o sistema for, mais fidedigno ao cenário real de vagas disponível ele será.

O aplicativo possuirá um modo de monitoramento por GPS, aonde serão fornecidas ao motorista informações sobre vagas em localidades próximas a ele. Para tal, o aplicativo tem que limitar seu raio de busca através da configuração do alcance do mesmo.

Estará disponível também uma ferramenta de busca e reservas de vagas, aonde o motorista poderá procurar por locais de estacionamento perto do destino desejado e previamente agendar a locação de uma vaga, mediante a aprovação do estacionamento, já deixando ela assim reservada, para não correr o risco de que entre o tempo em que o condutor viu a vaga no aplicativo e a chegada do motorista a essa vaga, ela já tenha sido ocupada. Deverá ser estabelecido um tempo de tolerância para que o motorista chegue até sua vaga. Passado esse tempo, a vaga ficará novamente disponível.

Tanto no modo de monitoramento como o de busca, ao se deparar com várias opções de vagas disponíveis, o motorista precisará de informações como o preço por hora do estacionamento e os serviços oferecidos (como por exemplo estrutura para atender a deficientes físicos e facilidades de pagamento), a fim de escolher o melhor custo beneficio.

O sistema possuirá uma base com dados cadastrais do usuário, a fim de ter controle de acesso e permitir a identificação de usuários que efetuaram as reservas.

Também deverá implementado um filtro para mostrar somente estabelecimentos que apresentem certas facilidades ou disponham de vagas que atendem a um determinado tipo ou característica de veículo, como vaga para caminhões, vans, motos, etc.

O Vaga Fácil terá recursos sociais para que o motorista possa classificar a qualidade do serviço e atendimento oferecido em cada estacionamento e compartilhar essas informações com os outros motoristas usuários do aplicativo e na redes sociais como o Facebook e Twitter.

Um sistema de cálculo e efetuação de pagamentos com cartão de crédito por intermédio do aplicativo também será desenvolvido, a fim de economizar o tempo do motorista em sua saída.

2. Features

1) O Sistema facilita a busca de locais de estacionamento próximos da posição atual do motorista. O usuário do sistema configura o raio de busca por estacionamentos próximos, e filtra a busca por serviços oferecidos e tipo de veículo suportado. ( linhas 29-32 )

2) Redes sociais permitem o usuário classificar a experiência sobre o serviço e a qualidade de cada estacionamento. O sistema permite interação do usuário com redes sociais (Twiter e Facebook) possibilitando a elaboração de críticas sobre o serviço prestado pelo estacionamento. ( linhas 33-36 )

3) A fim de poupar tempo com a procura de vagas disponíveis, o sistema permite requisitar a reserva antecipada de uma vaga em um dos estacionamentos próximos ao local de destino, em que o serviço de reservas esteja disponível. ( linhas 13-20 )

4) Para facilitar a saída dos estacionamentos, o sistema oferece ao motorista a possibilidade de pagar a tarifa do estacionamento sem enfrentar filas. Através do aplicativo, serão calculadas as tarifas de acordo com o tempo em que o veículo ficou estacionado e o motorista poderá pagar a conta diretamente pelo aplicativo. ( linhas 37-39 )

3. Critérios de Verificação

a. Critérios Segundo o Usuário:

1) Isso é realmente necessário? Se feature é realmente útil e facilitará a utilização do aplicativo.

2) É seguro? Quais a formas de controle de segurança.

3) É possível ter controle sobre isso? O quão configurável é a feature em questão.

4) Está de acordo com o que espero do serviço? Se a funcionalidade apresenta realmente o que eu espero que o sistema faça.

b. Critérios Segundo o Testador:

1) É possível ser testado? Se feature é passível de ser exposta para testes.

2) Está claro qual o resultado esperado? Averigua se resultados esperados por cada funcionalidade estão bem definidos.

3) São definidos casos de teste? Verifica se estão definidos na especificação os cenários para testes.

4)

4. Aplicação dos critérios de verificação

1) Busca por vagas próximas

• Critério 1 segundo o Usuário: Passou. Esse é o principal objetivo do sistema

• Critério 2 segundo o Usuário: Não se aplica.

• Critério 3 segundo o Usuário: Passou. O sistema propõe a criação de uma gama de filtros para a busca.

• Critério 4 segundo o Usuário: Passou. Idem Critério 1.

• Critério 1 segundo o Testador: Passou. Nada impede que sejam realizadas massas de teste para essa funcionalidade

• Critério 2 segundo o Testador: Passou. Está bem definido qual o resultado esperado.

• Critério 3 segundo o Testador: Passou. O cenário de testes é específicado na funcionalidade

• Critério 4 segundo o Testador:

2) Redes sociais

• Critério 1 segundo o Usuário: Não Passou. Não é essencial para o objetivo do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com