TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de cilindros mais comuns

Seminário: Tipos de cilindros mais comuns. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Seminário  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 6

Tipos de cilindros mais comuns

Cilindros de ação simples - um cilindro no qual a pressão de fluido é aplicada em somente uma direção para mover o pistão.

Cilindro com retorno com mola de simples ação - um cilindro no qual uma mola recua o conjunto do pistão.

Cilindro tipo martelo de simples ação - um cilindro no qual o elemento móvel tem a mesma área da haste do pistão.

Cilindro de dupla ação - Um cilindro no qual a pressão do fluido é aplicada ao elemento móvel em qualquer uma das direções, onde a força aplicada pode ser ajustada tanto no avanço quanto no retorno.

Cilindro de haste dupla - Um cilindro com um pistão simples e uma haste ligada a cada lado, onde a força aplicada pode ser ajustada tanto no avanço quanto no retorno, em que enquanto um lado avança o outro esta em retorno.

Cilindro telescópico ou de múltiplo estágio – um cilindro com arranjo multitubular da haste, que provê um curso longo com uma camisa curta na retração, muito utilizado em operações que exijam elevação de cargas a grandes alturas, com ajuste da força no avanço e no retorno e com uma área pequena de cilindro, muito utilizado em máquinas de construção civil.

Cilindro duplex contínuo ou cilindro Tandem - consiste de dois ou mais cilindros montados em linha com pistões interligados por uma haste comum. As guarnições são montadas entre os cilindros para permitir a ação dupla de operação de cada cilindro. Um cilindro Tandem fornece uma força resultante maior quando o diâmetro do pistão é limitado, mas o seu curso não é. Neste tipo de cilindro a força pode ser considerada praticamente o dobro do que teríamos em um cilindro comum.

Cilindro duplex - consiste de dois cilindros montados em linha e com hastes múltiplas (uma para cada cilindro). As guarnições são montadas entre os cilindros para permitir dupla ação de cada cilindro. Os cilindros duplex dão uma capacidade de três posições.

Tipos de atuadores rotativos

Transformam a força hidráulica ou pneumática em força mecânica rotacional, em escala de giro contínuo tipo motor, bem como de giro em uma escala limitada de graus, como os osciladores ou em operações onde não é necessária rotação completa do componente em que a força esta sendo aplicada.

Osciladores de cremalheira e pinhão

Convertem energia hidráulica em movimento rotativo, sob um determinado número de graus.

Esse tipo de atuador rotativo fornece um torque uniforme em ambas as direções e através de todo o campo de rotação. Nesse mecanismo, a pressão do fluido acionará um pistão que está ligado à cremalheira que gira o pinhão. Unidades de cremalheira e pinhão do tipo standard podem ser encontradas em rotações de 90, 180, 360 graus ou mais. As variações dos atuadores de cremalheira e pinhão podem produzir unidades com saídas de torque de até 60 x 104 kgf.m.

Figura ilustrativa (Fonte: Parker Tecnologia Hidráulica industrial)

Osciladores de palheta (simples ou dupla)

Estes modelos são providos de máximo valor de saída de torque para um tamanho reduzido. Utilizados para uma grande variedade de aplicações industriais, são disponíveis em modelo de palheta simples, onde possui um ângulo de rotação máxima de 280°. A unidade de palheta dupla produz em dobro o torque de saída para uma mesma dimensão de carcaça e tem um giro máximo limitado a 100°.

Oscilador de palheta (Fonte: Parker Tecnologia Hidráulica industrial)

Motores Hidráulicos

De Palheta

Os motores hidráulicos transformam a energia de trabalho hidráulico em energia mecânica rotativa, que é aplicada ao objeto por meio de um eixo. Todos os motores consistem basicamente de uma carcaça com conexões de entrada e saída e de um conjunto rotativo ligado a um eixo.

(Fonte: Parker Tecnologia Hidráulica industrial)

O conjunto ilustrado é um motor do tipo palheta, que consiste de um rotor e de palhetas que podem deslocar-se para dentro e para fora nos alojamentos das palhetas, como demonstrado nas figuras acima.

O rotor do motor é montado em um centro que está deslocado do centro da carcaça. Conforme o fluido entra pela conexão de entrada, a energia de trabalho hidráulica atua em qualquer parte da palheta exposta no lado da entrada. Uma vez que a palheta superior tem maior área exposta à pressão, a força do rotor fica desbalanceada e o rotor gira. Conforme o líquido alcança a conexão de saída, onde está ocorrendo diminuição do volume, o líquido é recolocado.

De Engrenagem

Um motor de engrenagem é um motor de deslocamento positivo que consiste basicamente de uma carcaça com aberturas de entrada e de saída e um conjunto rotativo composto de duas engrenagens que recebem o fluido e fazem as engrenagens girar. Uma das engrenagens, a engrenagem motora, é ligada a um eixo que está ligado a uma carga. A outra é a engrenagem movida.

(Fonte: Parker Tecnologia Hidráulica industrial)

Tipo Gerotor

São motores de baixa velocidade e alto torque, utilizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com