TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tizen VS Android

Ensaios: Tizen VS Android. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

No inicio do ano de 2013 um executivo da Samsung deu uma entrevista informando sobre um SO que a Samsung em parceria com outras empresas do setor tecnológico estão trabalhando, chamando o sistema operacional mais do que uma "alternativa simples para Android”. Ele acredita que a adoção de Tizen permitirá Samsung oferecer aos clientes uma "convergência" entre os vários produtos, incluindo smartphones, PC’s, câmeras e até mesmo indústrias que estão fora do ramo, como carros, biotecnologia ou bancos. Dispositivos protótipos rodando Tizen foram oficialmente revelados pela Samsung em fevereiro/2013 no Mobile World Congress como uma alternativa para IOS da Apple e o Android do Google.

O que mais motivou o interesse da Samsung a ter o seu próprio SO foi a Google ter adquirido a divisão de telefonia da Motorola, e que no caso começou a instalar o Android em aparelhos feitos por sua divisão Motorola, deixando de lado o "Motoblur”, e a Google empurrando de forma mais agressiva no espaço de hardware com o lançamento dos Moto X smartphones personalizáveis da Motorola. Com a Google começa a invadir um negócio de hardware do smartphone um negócio muito lucrativo para a Samsung. Quando a Samsung lançou seu novo smartphone S4 Galaxy, a empresa não fez nenhuma menção de seu parceiro Google, e fez referência ao sistema operacional Android, apenas uma vez. A empresa sul-coreana começa a olhar com outros olhos para o futuro do SO para seus dispositivos moveis, e visualiza em adotar outro SO móvel e no caso surge o Tizen.

Tizen é uma fonte aberta de um SO que em breve deverá chegar ao mundo móvel, oferecendo uma nova experiência ao usuário com características inovadoras, uma série de novas aplicações para o seu dispositivo móvel, prevê-se a ser apoiado pelos principais fabricantes de telefones celulares porque esses fabricantes querem sair do mundo “Google Android”.

O Tizen suporta tanto processadores ARM e x86, e é projetado para smartphones, tablets, sistemas de navegação em veículos, aparelhos de televisão e muito mais.

 Características do sistema operacional Tizen:

Tizen foi influenciado pelo Android, pode-se dizer que o Tizen é de três partes Android e uma parte da Web OS (aplicativo web em interface gráfica em forma de sistema operacional). A aparência do Tizen é bastante semelhante ao do Android, exceto o contorno aplicativos é arredondado, com fundo acinzentado.

Usa como principal interface HTML 5, mas que é inteiramente possível cruzar as plataformas como o próprio Java, tornando o Tizen, um sistema robusto.

 Características do Android são:

É do Google, é gratuito, seu código é aberto, não está preso a um hardware específico, o seu núcleo é Linux. Uma versão personalizada voltada para dispositivos móveis, seus aplicativos são desenvolvidos em Java. Possui uma quantidade imensa de aplicativos disponíveis, tanto gratuitos como pagos, sua comunidade de usuários, desenvolvedores e fãs cresce em progressão geométrica.

 Comparação entre Tizen e Android:

Ainda é muito cedo para fazer comparações entre os dois SO’s, já que o Tizen ainda está no “forno”, mas podemos ver o Tizen como uma cópia do Android, o que não seria um problema se fosse uma boa cópia. A combinação de uma interface espartana de pouco apelo visual e bugs e engasgos com mais frequência do que o suportável pode não agradar aos usuários que querem comprar seu primeiro smartphone, muito menos os “power-users” que gostam de vários cavalos-vapor por baixo do capô renderizando gráficos de última geração.

A maior crítica ao Tizen é que ele passou tanto tempo sendo desenvolvido e com nomes tão famosos apostando em seu sucesso (como a Intel) que é muito; - mas muito desapontador que ele pareça um projeto de estudantes em seus primeiros meses de vida. No caso só o tempo dirá se realmente é um SO móvel para superar o Android e o IOS.

A maioria dos consumidores não se importa tanto com sistema operacional que está rodando no seu telefone. Contanto que eles tenham acesso aos mesmos aplicativos que seus amigos utilizem, isso é tudo que importa. Com uma enorme proporção do mercado Android, os desenvolvedores serão obrigados a empurrar as suas aplicações em loja de aplicativos da Samsung, se eles querem o máximo de cobertura.

 Motivação da Samsung na possível troca do sistema operacional:

O que motiva a Samsung na possível troca do sistema operacional de seus smartfones (Android por Tizen). Depois que o Google comprou Motorola e Microsoft se aliou com a Nokia, a Samsung deseja mais controle sobre seu sistema operacional móvel, dando-lhes mais liberdade para se diferenciar. A expectativa da Samsung é não ficar presa à tecnologia de uma empresa, justamente o Google, que inclusive é dona de uma marca concorrente no mercado de telefones celulares, a Motorola. De código aberto, o Tizen surge ainda como uma forma de fortalecer a presença da Intel entre os celulares.

 Parceiros da Samsung no projeto do sistema operacional Tizen:

Tizen faz parte da Linux Foundation, e é organizado por um grupo técnico composto pela Samsung e Intel. Sprint, Docomo, a NTT, Fujitsu, NEC, KT, Orange, Panasonic, SK Telecom, Vodafone fazem parte direta ou indiretamente do desenvolvimento do Tizen.

 Principais vulnerabilidades do sistema operacional Android:

A principio, tais vulnerabilidades não afetar o usuário médio, basicamente afeta um dispositivo onde o usuário instala os aplicativos de fora da Google Play. Portanto, se você baixar aplicativos que estão fora da loja da empresa, pode surgir problemas.

 O que é o malware “NotCompatible”, seu funcionamento e como ele ataca o Android:

Foi desenvolvido para infectar dispositivos Android e transformá-los em proxies involuntários. É um software malicioso essencialmente um proxy de Internet simples, que se passa por uma atualização do sistema operacional para fazer com que usuários desavisados o instalem.A falha permite que os usuários mal-intencionados sejam capazes de modificar o código-fonte do APK – o pacote de instalação de uma aplicação – sem violar a assinatura cifrada do software. Em outras palavras, uma aplicação pode ser infetada sem que o usuário, o programador e a loja de aplicações detecte a irregularidade.

O nome do malware é proveniente de seu servidor de comando e controle, chamado notcompatibleapp.eu. Os casos mais graves acontecem nas aplicações próprias desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com