TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topologia do Sistema de Redes de Computadores

Artigo: Topologia do Sistema de Redes de Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

A “Gank Games” (GG) é uma empresa que vende jogos dos mais diversos estilos e temas, bem como para plataformas de emulação diversas, sendo que a mesma apresenta, atualmente, uma equipe com 50 funcionários. Estes se dividem em setores determinados conforme enunciados a seguir: marketing, vendas, finanças, recursos humanos e administração.

2.1 OBJETIVO DO PROJETO

Com o alto crescimento na demanda de trabalho em todas as áreas, ficou muito claro que seria necessária a utilização de determinados sistemas que facilitariam a operação das atividades desenvolvidas pelas empresas.

Para que os departamentos de gerência da empresa em questão possam acompanhar as atividades realizadas no setor de vendas de jogos, apontamos para o armazenamento das informações em servidores para que os dados sejam acessados por todos os que trabalham no local. Para limitar a possibilidade de má organização e o risco de extraviar as informações, modulou-se os acessos por departamentos, tendo em conta o modelo de arquivamento inicial, realizado em gabinetes, em gavetas e até em armários.

Portanto, o compartilhamento de hardware apresentou-se uma boa opção para a redução de custos da empresa, pois o investimento em equipamentos de trabalho será reduzido, visto que as ferramentas de uso rápido. Por exemplo, impressoras não precisam existir na mesma proporção dos computadores, ou seja, implantando sistemas com compartilhamento de rede, as informações deixarão de ser dependentes de um colaborador especifico para um eventual acesso ou análise.

2.2 ESBOÇO DO PROJETO DE REDES DE COMPUTADORES

Nesta etapa estará presente o esboço do projeto que indicamos à empresa Gank Games (GG).

2.2.1 Estrutura Física e Lógica da Rede de Computadores.

-Topologia do Sistema de Redes de Computadores

A topologia refere-se ao “lay-out físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós estão sempre associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede (Figura 1).

Figura 1. Fonte: www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp

Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três possibilidades básicas que são as mais frequentemente empregadas. A topologia de uma rede depende de três variáveis: do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos.

Neste projeto estaremos nos valendo da topologia do tipo estrela, pois todos os usuários estarão se comunicando com um nodo central, além de termos a presença do controle supervisor do sistema, chamado “host”. Através do host os usuários podem se comunicar entre si e com processadores remotos ou terminais. No segundo caso, o host funciona como um comutador de mensagens para passar os dados entre eles (figura 2).

Figura 2. Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_2.asp

O arranjo em estrela é a melhor escolha se o padrão de comunicação da rede for de um conjunto de estações secundárias que se comunicam com o nodo central. As situações onde isso mais acontece são aquelas em que o nodo central está restrito às funções de gerente das comunicações e a operações de diagnósticos. As vantagens são estas:

-Cada equipamento da rede tem o seu próprio cabeamento, não havendo confusão de cabeamentos, facilitando a manutenção e reparos posteriores;

- A ruptura de um cabo somente afetará uma estação. Isso se torna uma ótima opção para empresas que possuem mais de uma estação, ou seja, não prejudicará o funcionamento das demais caso uma estação vier a sofrer alguma ruptura;

- Os concentradores podem ser locais.

Contudo, tal realidade apresenta algumas desvantagens que devem ser enunciadas também. Estas podem ser assim discriminadas:

- Trata-se de uma topologia de rede com custo elevado. Não obstante, os resultados são muito relevantes;

-Necessidade de concentradores.

2.2.2 Equipamentos do sistema de Redes de Computadores

-Estação de Trabalho

Formalmente, uma estação de trabalho nada mais é do que um equipamento pelo qual qualquer usuário poderá acessar os recursos disponíveis na rede. Todos os usuários têm acesso a uma rede através de Estações de Trabalho, que são computadores equipados com pelo menos uma placa adaptadora para interface com a rede (NIC – Network Interface Card).

- Caixa Distribuidora

São ideais para acondicionamento de equipamentos e acessórios, garantindo assim a proteção e segurança, além de economizar a área útil e organizar a rede. São totalmente fechados, equipados com chaves na porta e fechos nas laterais e na tampa traseira. Para facilitar a instalação dos equipamentos e passagem dos cabos, as laterais e a tampa traseira são removíveis. O rack de piso com 19 polegadas e 40U encontra-se em um preço de mercado na casa dos R$ 1395,00.

- Patch Panel

O Patch Panel é um organizador de cabos para rede estruturadas que possui números e etiquetas. Estes auxiliam na localização dos cabos. As características são as seguintes:

-Marca:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com