TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aula 03 Sustentabilidade

Ensaios: Trabalho Aula 03 Sustentabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME Jéssica Alexandre Nascimento

RA 6622348202

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

INTRODUÇÃO

Em busca da ecoeficiência e do desenvolvimento sustentável a Amanco vem mobilizando seus colaboradores em torno do objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. A Amanco tem uma visão voltada para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, trabalhando sempre para tornar o Brasil cada vez melhor.

DESENVOLVIMENTO

A empresa AMANCO busca usar materiais de menos insumos e com menor impacto ambiental possível, ela se preocupa em usar de forma responsável os recursos naturais, de forma a minimizar os impactos de sua atividade industrial na natureza, mantendo a qualidade de seus produtos e serviços, tem um cuidado especial com o destino que é dado aos resíduos, e, além disso, ela também mantém o Programa de Coleta Seletiva e de Gerenciamento de resíduos, tem como objetivo principal sensibilizar todos os colaboradores da empresa, na pratica chamada de “RS”. Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

CONCLUSÃO

A ecoeficiência é um dos pilares do modelo de desenvolvimento sustentável da Amanco Brasil. Este conceito une a eficiência econômica e eficiência ecológica, e resulta de um esforço corporativo para produzir mais e melhor.

Na Amanco Brasil, o compromisso com a ecoeficiência é renovado a cada dia e serve de estímulo para que toda a organização busque combinar o bom desempenho nos negócios com a contribuição efetiva para manter a capacidade de sustentação do planeta.

Um dos recursos mais importantes no modelo de ecoeficiência da Amanco Brasil é o seu Sistema de Gestão Ambiental, que possui Certificação ISO 14001, permitindo à empresa ampliar o grau de conhecimento sobre os impactos ambientais de suas operações e definir parâmetros necessários para a adoção de medidas de aperfeiçoamento.

Outro ponto importante dentro do sistema de gestão ambiental são os indicadores de ecoeficiência que consolidam resultados dos indicadores de consumo de energia, água, matéria-prima, geração de refugo e desperdício.

Os ganhos por ecoeficiência são computados, o que faz com que as metas sejam sempre desafiadoras e com que investimentos que proporcionem a melhoria do desempenho ambiental sejam priorizados. Quando melhorias realizadas não são mais impactantes no desempenho, é o momento de eco inovar.

Desde 2001, a Amanco Brasil acumulou economias por ecoeficiência de aproximadamente US$ 1,6 milhões no processo de extrusão e reduziu o consumo de água para uma terça parte do inicial.

A Amanco Brasil busca ser vista pela sociedade também como um modelo no campo da responsabilidade ambiental. Isso significa ser percebida como uma organização empenhada na operação de unidades industriais cada vez mais limpas, seguras e saudáveis e comprometida com um modelo de gestão que minimize os impactos provocados no meio ambiente e na comunidade por seus processos industriais, produtos e serviços.

Mesmo com uma atividade classificada como sendo de baixo impacto ambiental, a Amanco Brasil se preocupa em utilizar de forma responsável os recursos naturais, de modo a minimizar os efeitos de sua atividade industrial na natureza, em benefício dos colaboradores, dos consumidores e da comunidade.

A política da Amanco Brasil procura compreender a questão ambiental de uma forma ampla, não se limitando ao cuidado com a proteção da natureza. Seu modelo incorpora também a preocupação com a saúde e a segurança de seus colaboradores, das comunidades vizinhas às suas fábricas e dos usuários de seus produtos.

A companhia segue as diretrizes do Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (PROSAMA), instrumento de gestão desenvolvido pelo Grupo Amanco para auxiliar suas empresas na construção de um ambiente de trabalho adequado e seguro.

Com esse objetivo a empresa implementou um sistema de gestão ambiental baseado na norma ISO 14001 e um sistema de gestão de saúde ocupacional e de segurança baseado na OHSAS 18001, sendo que ambos estão ligados aos demais sistemas, integrado em um modelo único de gestão, denominado SIGA - Sistema Integrado de Gestão Amanco, que possui a tripla certificação em todas as unidades produtivas da Amanco Brasil.

A empresa conta também com um Sistema de Gerenciamento de Materiais que assegura o mapeamento de todas as matérias-primas utilizadas na fabricação de seus produtos. Por seu intermédio, cada insumo passa por um processo de qualificação, segundo critérios de saúde, segurança, meio ambiente, percepção, operação e processo. Essa qualificação assegura que os materiais utilizados seguem as recomendações de gestão ambiental, de saúde e de segurança pertinentes.

A companhia promove uma série de programas de substituição de materiais utilizados no ciclo produtivo, por materiais menos agressivos à saúde humana e ao ambiente.

A Amanco Brasil procura fazer do engajamento de seu pessoal um importante aliado na obtenção de avanços de práticas de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com