TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aços e Ferro Fundido

Por:   •  21/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

MCM III

1) Os aços inoxidáveis podem ser classificados de acordo com a fase que apresentam em: ferríticos, austeníticos e martensíticos. (a) Classifique-os em tratáveis termicamente e não tratáveis termicamente. (b) O que significa ser tratável termicamente?
R:Trataveis termicamente: Martensíticos

Não tratáveis termicamente: ferríticos e austeníticos.

Quando um material é tratável termicamente, significa que ele pode sofrer variações em sua temperatura (geralmente grandes variações) e com isso, adquirir novas características, como dureza e resistência mecânica.

 

2) Compare o ferro fundido branco com o ferro fundido cinzento em relação: (a) a microestrutura e (b) as características mecânicas.

R: Os ferros fundidos são ligas de ferro, carbono e silício, com teor de carbono acima de 2,11%p.


No ferro fundido branco, o carbono está presente na forma de Cementita (Fe3C), distribuída na ledeburita (mistura eutética constituída por carbono e ferro), gerando um material de altíssima dureza e grande fragilidade.

Já no ferro fundido cinzento, a adição de Silício favorece a formação da grafita. Este material possui uma boa ductilidade, boa resistência mecânica e boa usinabilidade.

 

3) Descreva sucintamente as propriedades (dureza e ductilidade) e as aplicações típicas para os aços inoxidáveis: (a) austeníticos, (b) martensíticos, (c) ferríticos, (d) duplex e (e) endurecidos por precipitação.

R: Austeníticos: materiais com boa resistência à corrosão, alta ductilidade e alta tenacidade. Uma das aplicações desse aço é em tratamentos ortodônticos (restauração).

Martensíticos: materiais com elevada resistência à corrosão e elevada resistência mecânica. Uma das aplicações desse aço é nas ferramentas usadas em cirurgias.

Ferríticos: materiais com elevada resistência à corrosão e boa estampabilidade (capacidade de se conformar uma chapa nos moldes de uma matriz sem que ela rompa ou quebre). Uma das aplicações desse aço é nos tubos do sistema de exaustão dos veículos.

Duplex: material com boa resistência mecânica à corrosão. Uma das aplicações desse aço é na confecção de tanques para líquidos corrosivos.

Endurecidos por precipitação: material que possui alta resistência mecânica e média tenacidade. Esse aço pode ser usado em vários tipos de indústria como a aeronáutica, a petroquímica e a química.

 

4) Com base na microestrutura, explique por que o ferro fundido cinzento é frágil e pouco resistente à tração.

R: O ferro fundido cinzento tem Silício (Si) adicionado em sua composição, portanto, são formadas grafitas. Essas grafitas falicitam a concentração de tensão na ponta fina dos veios, provocando essa fragilidade do ferro.

 

5) Compare e explique a dureza e a ductilidade dos aços carbono comuns de baixo, médio e alto teor de carbono. Considere que todos eles apresentem os mesmos microconstituintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com