TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão De Curso

Dissertações: Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Amazonas compreende uma área de 1.559.161,682 quilômetros quadrados, Estado rico em fauna e flora. Proporcional ao tamanho territorial está a responsabilidade de preservar os recursos naturais sem impedir o desenvolvimento econômico e social. Com 600 empresas instaladas, o Polo Industrial de Manaus (PIM) gera cerca de 120 mil empregos diretos e 500 mil indiretos. Ao completar 46 anos, o modelo que trouxe os olhos do mundo de volta para a Amazônia – sete décadas após o tempo áureo da borracha – confirma que o “selo verde” é um atrativo tão importante quanto benefícios fiscais.

Manter o equilíbrio entre deter o maior polo industrial da Região Norte do País e pôr em prática o discurso da sustentabilidade é tarefa árdua. Somente em 2012, o lixo recolhido em Manaus girava em torno de três mil toneladas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). A Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em agosto de 2010, prevê a redução na geração de resíduos e ainda propõe hábitos de consumo para aumentar a prática da reciclagem e fomentar a destinação adequada dos rejeitos.

As empresas do Polo Industrial de Manaus adotam ações específicas para a área. Entretanto, os resíduos sólidos têm uma política padrão adotados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em 2010, foi criado um software que permite padronizar informações sobre armazenamento e transporte de resíduos sólidos do PIM. A ação é parceria da Suframa, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC) e a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).

De acordo com informações preliminares do software 25, empresas do PIM somaram um total de 759,6 mil toneladas de resíduos gerados em 2010. Dados da Suframa apontam que o PIM possui mais de 50 Empresas de Serviços de Resíduos (ESR), que realizam ações como coleta, tratamento intermediário e reciclagem de resíduos.

O software integra o Plano Diretor de Administração de Resíduos Sólidos do PIM. Até 2015, o projeto prevê um cronograma de ações a serem executadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Prefeitura de Manaus, Suframa e empresas de serviços de resíduos.

PIM como exemplo de sustentabilidade

A segunda edição do Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em 2011, destacou as ações do projeto Zona Franca de Manaus como exemplo que desenvolve a região de forma econômica aliada ao projeto sustentável. O modelo mantém a preservação da floresta em 98%.

O Selo Amazônico é outro ponto de destaque. Criado em 2009, ainda em processo de implementação, tem o objetivo de difundir produtos que tenham a matéria-prima da Amazônia. As empresas que desenvolvam produtos como biojoias, produtos do pescado, fitorerápicos, fitofármacos e biocosméticos são certificadas após avaliação do Comitê Gestor.

O Comitê é constituído por membros da Suframa, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Empresas Eco sustentabilidade

Instaladas em Manaus, duas empresas multinacionais que adotaram ações com foco na sustentabilidade são a Nokia e a Whirpool Latin America. Práticas como reuso da água da chuva, tratamentos de efluentes, consumo consciente de energia e até a redução de copos plásticos diminuem os gastos das unidades e as inserem na prática do “somos sustentáveis”.

Whirlpool - a unidade de Manaus da Whirlpool comemora ações de sustentabilidade como a diminuição de aproximadamente 0,5% no consumo de energia por produto fabricado. A empresa também é a primeira unidade de eletrodomésticos no mundo a ter resíduo zero. As metas são ainda mais audaciosas: ao implementar o Programa E3 – Environmental, Energy and Economy, a multinacional quer ampliar as competências da fábrica na economia de energia e emissão de gases de efeito estufa.

“A empresa que não for sustentável vai ficar para trás. Mais do que uma postura responsável, afinal, cuidar dos impactos ambientais é um dever, sustentabilidade hoje é um pilar de negócio”, pondera o gerente-geral de Sustentabilidade, EHS e Regulamentações da Whirlpool Latin América, Vanderlei Niehues.

Para tornar sua produção menos agressiva ao meio ambiente, a fabricante implementou um programa de coleta de água da chuva para uso em seu processo industrial.

O projeto resultou em uma economia de cerca de 6 milhões de litros de água em 2012. A companhia tem se esforçado ainda para minimizar a produção de resíduos sólidos. De acordo com Vanderlei, os resíduos são integralmente reaproveitados por meio de parcerias com cooperativas de reciclagem.

Philips - possui um vasto programa de sustentabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com