TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estatistica

Trabalho Universitário: Trabalho De Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

CONTROLE INTERNO

Historicamente a palavra controle surgiu do francês controle, que sempre esteve ligada as finanças e consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades e projetos originais. Na contabilidade, o controle tem extrema importância, pois possuem funções básicas de apoio nas tomadas de decisões.

O vocábulo controle tem origem no latim rotulum, que designava a relação dos contribuintes. Era a partir dessa lista que se contratava a operação do cobrador de impostos. Incorporando em definitivo pelos diversos idiomas, o vocábulo controle tem sentido amplo, podendo significar dominação (hierarquia\subordinação), direção (comando), limitação (proibição), vigilância (fiscalização continua), verificação (exame), registro (identificação). (CASTRO, 2008)

Ao buscar definições e conceitos de controle interno identificou-se inexistência de conhecimentos específicos e aprofundados do que se deve entender de controle interno. Através disso selecionaram se alguns conceitos que informam a origem teórica da presente pesquisa.

A importância desse mecanismo é tão relevante que a sua aplicação se estende a vários setores, a INTOSAI, (international Organization of Supreme Audit Institutions, 1991) definiu controle interno como todo sistema de controles financeiros e de qualquer outra natureza da entidade, Incluindo a estrutura organizacional, os métodos, os procedimentos a auditoria interna, estabelecidos pelos administradores segundo os objetivos da entidade, que contribuem para que ela seja regularmente administrada de forma econômica, eficiente e eficaz, garantindo assim, a observância das políticas determinadas pela administração, salvaguardando bens e recursos, assegurando a fidedignidade e integridade dos registros contábeis e produzindo informações financeiras e gerenciais confiáveis e tempestivas.

O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotadas pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração. (ATTIE, 2000).

O Controle interno compreende todos os meios planejados numa empresa para dirigir, restringir, governar e conferir suas várias atividades com o propósito de fazer cumprir os seus objetivos. Os meios de controle incluem mais não se limitam a: forma de organizações, políticas, sistemas, procedimentos, instruções, padrões, comitês, plano de contas, estimativas, métodos, projetos, segregação de funções, sistema de autorização e aprovação, conciliação, formulários, manuais de procedimentos etc.

A importância do controle interno

A importância do controle interno fica evidente no momento em que se torna impossível criar e desenvolver uma empresa que não tenha nenhum controle sob seus bens, procedimentos e garanta informações precisas e confiáveis. O tema Controle interno é um destaque na mídia, entidades reguladoras e outros formadores de opiniões, aparentemente por ser vinculada com excessiva ênfase em fraude. Na verdade o Controle interno tende a favorecer o processo de gestão nas empresas e uma dessas ajudas é a prevenção de fraudes, mas não unicamente, pois é uma ferramenta de planejamento além de corrigir falhas também as previne, assegurando que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Objetivo do Controle Interno

O controle interno envolve uma imensa gama de procedimentos e praticas, por isso necessita de entendimentos quanto aos seus objetivos, preferencialmente é caracterizado por ter caráter preventivo. Entende-se que um controle interno eficiente e bem desenvolvido irá influenciar positivamente os mais variados setores da empresa, qualificando e aprimorando, procedimentos até então ineficientes, para a garantia de qualidade e segurança das atividades desenvolvidas em busca de resultados.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com