TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fundamentos Do Curso De Tads

Monografias: Trabalho De Fundamentos Do Curso De Tads. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho – 2° Avaliação

1. Para o estudo de caso abaixo, desenvolver os seguintes itens:

a. Diagrama de Classes (3,0)

b. Diagrama de Objetos (1,0)

Sistema para Secretaria Municipal de Saúde

A secretaria municipal de saúde de Anta Gorda-RS não possui software para controlar todo o fluxo de informações da área de saúde, todo o trabalho é feito e armazenado de forma manual através de fichas.

A secretaria deseja manter no software informações de profissionais de saúde, farmácia, dos pacientes e também de todos as postos de saúde (hospitais e postos de saúde).

Os pacientes são cadastrados quando fazem alguma consulta no posto de saúde ou ao agendar uma consulta com médico especialista no hospital municipal. Cada posto de saúde deverá ter acesso ao sistema para cadastro de pacientes, que é feito pelos demais funcionários de cada posto.

Diariamente, cada médico atende no máximo 20 pacientes, caso haja mais pacientes para o dia, eles são agendados para o dia seguinte.

Na cidade existem seis postos de saúde, cada posto de saúde fica em uma região da cidade e o paciente só pode ser atendido no posto de saúde da região onde mora, esta verificação é feita com o cadastro do endereço do paciente através de um comprovante.

Mensalmente, o secretário de saúde estabelece uma escala de médicos que irão fazer plantão nos finais de semana em cada posto.

A prefeitura possui uma farmácia popular, onde são distribuídos remédios para a população mediante receita de um médico de um posto ou hospital municipal, o estoque de medicamentos atualmente é mantida pelo farmacêutico em planilha eletrônica, sendo assim, o sistema também deverá ser integrado à farmácia. O paciente só pode pegar o medicamento mediante apresentação da receita e do cartão do SUS. Quando o medicamento está em falta na farmácia, um funcionário da farmácia pega o telefone e nome do paciente para avisá-lo quando o medicamento chegar, para o sistema, o secretário deseja que o paciente seja avisado por email. Para cada medicamento existe uma quantidade máxima que poder ser pega por cada paciente.

Em cada consulta realizada, seja em posto de saúde ou em posto de saúde, são armazenados em fichas, os dados da consulta contendo os tratamento/exames pedidos. O sistema também deverá abranger este cadastro.

Caso o paciente não seja adulto, é necessário manter o cadastro também do responsável.

A qualquer momento o secretário de saúde pode extrair relatórios estatísticos de saúde com indicadores do funcionamento do sistema, sente este, geral ou por posto de saúde, médico ou especialidade médica.

A secretaria de planejamento da prefeitura possui um sistema de controle estatístico, e todo mês funcionários da secretaria de saúde lançam manualmente em um arquivo do Microsoft Excel 2007, com extensão .xlsx, a relação de consultas por especialidade médica e por posto de saúde. Este arquivo é importando no sistema da sec. de planejamento. Com o sistema para a secretaria de saúde isto não deverá mais ser necessário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com