TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fundamentos

Exames: Trabalho Fundamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  3.946 Palavras (16 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 16

Faculdade Anhanguera – Rio Grande

Curso Serviço Social – EAD

Prof. Dr. Maria Laura Santos

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

Graduandos: Adriana Becher – RA 4343785873

Cleonice Freitas – RA 4561905655

Fernanda Ferreira – RA 4311782096

Priscila Theodoro – RA 4301693837

Rosana Borba – RA 4301781887

Rio Grande, 20 de abril de 2013.

SUMÁRIO:

1 – Introdução -----------------------------------------------------------------------------------1

2 – Etapa: 1 -------------------------------------------------------------------------------------2

3 – Etapa 2: Seminário Movimento de Reconceituação e o Seminário de Metodologia do Serviço Social -----------------------------------------------------------------------------------------------------3

3. 1– Conhecendo melhor a importância do Seminário de Araxá (MG) e do

3.2– Seminário de Teresópolis (RJ). ---------------------------------------------------------4

3.3– O Seminário de Araxá. -----------------------------------------------------------------4/5

3.4– O Seminário de Teresópolis.---------------------------------------------------------------5

4– Etapa3: Teorização Do Serviço Social: Documento Alto De Boa Vista. Rio De Janeiro Agir, 1988. -------------------------------------------------------------------------------6

4.1 – Considerações Finais ----------------------------------------------------------------------7

 

5 – Etapa 4: Movimento de Reconceituação do Serviço social para a profissão ----------8

6 -Bibliográfias-------------------------------------------------------------------------------------9

Introdução

(...), o movimento de Reconceituação procura se orientar por uma perspectiva dialética, com base não concepção de Estado ampliado, que permite a instituição como espaço contraditório e de luta de classes.

A partir dai, começa a se desenvolver um esforço no sentido de fortalecer a prática institucional, vista na sua articulação com os movimentos sociais populares organizados, passando a configurar a possibilidade de uma dissociação entre os objetivos institucionais e os da prática profissional.

Nessa perspectiva, o Serviço Social questiona a vinculação histórica da profissão com os interesses dos setores dominantes e aponta a necessidade de desvendar a dimensão política da prática profissional e a busca de novas bases de legitimação.

1

Etapa: 1

Relevância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social

O curso de Serviço Social tronou-se uma profissão cujo processo de formação não aconteceu de forma contínua e linear. De seu princípio a sua trajetória histórica, existem características complexas que nem sempre foram compreendidas pela sociedade e até mesmo dentro do próprio Serviço Social há divergentes assuntos sobre seu processo de formação e atuação profissional.

As primeiras escolas do Serviço Social são fundadas por grupos cristãos porque tem sua origem na Igreja Católica. Era composta basicamente por alunas de classe média que buscam preparo para o exercício da profissão remunerada e com gratificação pessoal.

Algumas alunas eram educadoras do ensino básico fundamental, mas isso não mudou a prática econômica ou social sobre as causas da questão social. Ao contrário, fez com que uma nova forma desse origem a reconceituação do Serviço Social.

No Brasil o Serviço Social procurou apropriar-se a metodologia de trabalho americano e passou a introduzir nos currículos das escolas de Serviço Social de caso, de grupo, organização social e comunidade.

Primeiramente no movimento de reconceituação foram feitos impactos das teorias e práticas de desenvolvimento, reconhecendo que sua teoria inicial era frágil em relação a sua dinâmica social, referente as relações de classe, de grupos sociais e das instituições. Do ponto de vista metodológico, foi dado muita importância ao desenvolvimento de comunidade sendo conhecido propagado pela ONU e OEA nas décadas de 50, 60 e inicio de 70. Foram enfatizados pela assistência técnicas a projetos, cursos, seminários em um alcance de ampla literatura. Isso foi de grande importância porque as Escolas de Serviço Social passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidades.

2

A partir daí, grandes projetos foram apoiados por fortes instituições públicas como SUDENE, SUDAM, SUDESUL.

Na América Latina, o processo de implantação política, revelou uma realidade subdesenvolvida com baixos índices de renda populacional, total ausência de infraestruturas básicas como saneamento, por exemplo, um grande número de analfabetos e uma situação precária no que diz a saúde.

Isso fez com que o Serviço Social fizesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com