TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso - Análise FMEA de uma ETE Compacta

Por:   •  23/1/2020  •  Monografia  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Negociação e Administração de Conflitos

Módulo: 04

Aluno: José Alysson Miranda Léo

Turma: NACED-24_19082019_2

Tarefa: Identificar e Analisar os Aspectos do Processo de Negociação

Introdução

O filme escolhido para este trabalho foi Coach Carter: Treino para a Vida, se trata de um filme baseado em fatos reais onde um treinador que é contratado para treinar um time de basquete em uma escola situada em um bairro pobre na Califórnia.

O treinador Carter, que também estudou na mesma escola, sabia das dificuldades e dos problemas sociais na escola, onde 50% dos alunos conseguiam terminar o segundo grau e apenas 6% ingressavam para a faculdade.

Contudo adotou uma posição rígida perante os atletas, que logo no início assinaram um contrato com cláusulas objetivas como frequentar a aula, tirar notas acima da média 5,75 e se sentar na primeira fila na sala de aula, usar terno e gravata nos dias de jogos.

No decorrer do filme mostra que o treinador não queria apenas ganhar jogos ou fazer atletas e sim treinar pessoas para enfrentar a vida e conseguir chegar a uma universidade e após todo o processo o objetivo foi alcançado seus atletas conseguiram bolsas, continuaram jogando e se formaram.

O filme mostra a capacidade de transformação das pessoas e com dedicação, através de muito trabalho e persistência, se consegue chegar onde quiser.

Este trabalho irá trazer um olhar nos processos de negociação mostrados no filme.

Cada negociação é uma negociação, dos quais pessoas, com interesses envolvidos, os objetivos e o contexto pode ser tudo diferente, então uma negociação é única e nunca será idêntica a outra, pois até o lugar, espaço e o tempo são levados em consideração (Ferreira, 2009).

Desenvolvimento – análise do processo de negociação representado no filme eleito

Análise Geral da Negociação No filme:

O processo de comunicação mostrado no filme é que o treinador Carter é o emissor, onde o mesmo tem uma postura rígida e inflexível, e os demais participantes do filme como os alunos, o corpo docente da escola e a sociedade são os receptores.

Segundo Castro (2016), o manual de neurolinguística de Joseph O’Connor para transformar a realidade em um mapa mental, usa-se três filtros:

  • Deleção: Quando omitimos aspectos;
  • Generalização: Considerar um exemplo representativo de uma classe de experiência;
  • Distorção: Atribuímos mais peso em alguns aspectos do que outros.

Analisando a comunicação do treinador o mesmo usa a distorção, através das penalidades que impostas por ele por um simples motivo que seja, e generalização por conta de sua experiência naquele mesmo lugar sabia dos problemas que iria enfrentar.

A todo momento o treinador tem um tipo de negociação distributiva, onde ele pega as reponsabilidades e distribui entre os atletas, onde um se prejudicando a responsabilidade passa a ser do time todo.

Dentre os conceitos de negociação podemos ver no filme também o conceito Harvard, que é divido em pessoas, interesses, opções e critérios, sendo assim temos:

  • Pessoas: O treinador estimula seus alunos que superem seus problemas, forçam eles a estudarem para poder continuar no time;
  • Interesses: O treinador foca dos resultados e nos objetivos que deseja conseguir e não nas posições de campões;
  • Opções: Por exemple: nas últimas cenas o time perde o último jogo, mas o treinador vai no vestuário e fala que eles são vitoriosos, neste caso com a derrota ele optou por outra opção de ganho.
  • Critérios: A todo o momento os critérios utilizados pelo treinador são objetivos e que o resultado tem que ser um só, conseguir ingressar em uma universidade.

Análise de Uma Cena:

Logo no início do filme o treinador vai conhecer seus alunos, ao chegar ele entrega um contrato para cada um, com regras de estudo, tempo, aparência e com penalidades rígidas caso o descumprimento, logo no início gerou um grande problema entre o treinador e os alunos, mesmo assim alunos só tinha a opção de assinar o acordo ou cair fora do time. Contudo teremos:

Classificação das Partes Envolvidas (Atores da Negociação)

Nesta cena os atores da negociação são adversários, pois não há confiança entre as partes e as ideias são divergentes.

Segundo Canaver (2012), os atores de uma negociação fazem o uso de habilidades que vão desde o planejamento até a execução, mesmo sendo aqueles que não participam diretamente de uma negociação.

Já o comportamento de um negociador, através do modelo de Myers-Briggs, temos o treinador como um intuitivo racional, neste caso pesquisador, conforme quadro abaixo tem características ETZG.

Quadro Intuitivo Racional (TZ) - PEsquisador

[pic 2]

Fonte: Adaptado pelo autor, 2019

Fontes de Poder

Utiliza a forma de poder real, onde o treinador deixa bem claro as suas regras e quem tem o poder de decisão é ele.

Entre as alternativas de posicionamento estratégico adotado pelo treinador é o “Uso do poder: Pegar ou Largar” sendo que se os atletas não cumprirem suas regras está fora do time.

Neste caso a ferramenta do MACNA foi utilizada pelo treinador foi toda sua preparação antes do encontro, do qual o mesmo elaborou um contrato e usou o poder persuasão para que o time aceitasse as clausulas contratuais.

Etapas da Negociação

Planejamento: O treinador, conhecia a entidade escolar, foi um dia antes observar os atletas sem que eles os notassem e elaborou um contrato para mostrar mais responsabilidade.

Execução: Na conversa com seus alunos, preliminarmente ele leu todas as clausulas e contextualizou o problema, logo após fez a exploração detalhando seus interesses e fez o encerramento alinhando seu entendimento verbal e formal.

Controle: A todo momento manteve o controle através da sua postura rígida e inflexível, tolerância zero e com penalidades no caso do descumprimento de alguma norma.

Comunicação Verbal e Não Verbal

A comunicação verbal usada pelo treinador foi de compartilhar informações mostrando suas regras e penalidades usando tanto via oral como escrita.

Utilizou argumentos indiretos no qual compartilhou a sua história de vida dizendo que foi aluno da mesma instituição e jogador de basquete igual a eles.

Na comunicação não verbal, manteve sempre uma postura totalmente ereta, mãos para trás deixando o peito aberto para receber a chuva de críticas e rebatê-las, olhar fixo e predominante para frente olho no olho de cada atleta na medida que falava.

Na avaliação dos pontos positivos da negociação observada e sugestão de melhoria, é que na situação encontrada pelo treinador teria que tomar essa postura rígida e manter a sua palavra até o fim, pois corria um risco muito grande de não dá certo por todas as circunstâncias encontradas por eles, como ponto positivo foi sua postura, sua preparação antes da negociação, fez um MACNA bem feito, e manteve o controle a todo momento da negociação.

Minha sugestão de melhoria seria em relação a falta de análise de cada caso e entender melhor um pouco do problema de cada um, pois ali eram jovem que tinham um irmão morto a tiros, outro que o pai estava na cadeia, então algumas circunstâncias do não acordo naquele momento poderia ter algum fator externo relevante que não foi analisado pelo treinador.

Fazendo uma relação paralela através minha atividade profissional, é que em alguns momentos a postura rígida e inflexível em certos momentos ajuda como também atrapalha quando um chefe tem uma postura bastante fechada e as ideias passam ser limitadas e o diálogo fica um pouco difícil, entretanto é mais fácil dizer um não, então no meu meio profissional tenho que manter o equilíbrio usar cada tipo de postura de acordo com o tipo de negociação.

Considerações finais

Nesta atividade, além do excelente filme indicado pelo professor, pude evidenciar tudo que aprendi durante esta disciplina, abordando todas etapas de uma negociação planejamento-execução-controle, os métodos de comunicação, a identificação dos atores.

Para determinadas situações temos que manter uma postura rígida com coerência. A ética também é lago bastante relevante, pois é através dela que podemos ter uma base e formar nossos próprios conceitos.

O filme trás uma abordagem em que todo tempo o ator principal Samuel L. Jackson vive em constante negociação com a família, os atletas, a escola e toda sociedade e que mesmo assim conseguiu cumprir seu objetivo que através do esporte alinhando com o estudo poderia conseguir vencer na vida.

Por fim o filme mostrou o quanto é importante ter planejamento antes de negociar, pois o poder da informação influenciou bastante em cada tomada de decisão e de como proceder.

Referências bibliográficas

CASTRO, M. NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS. São Paulo: FGV, 2016.

CANAVER G. NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS – ATORES. São Paulo: Wordpress, 2012. Disponível em:

< https://gustavocanaver.wordpress.com/2012/12/12/negociacao-e-administracao-de-conflitos_27/ >   Acessado em: 30 set. 2019

FERREIRA M. NEGOCIAÇÃO COMO FUNCIONA O METODO HARVARD. São Paulo: Administradores, 2009. Disponível em:

< https://administradores.com.br/artigos/negociacao-o-metodo-de-harvard >   Acessado em: 30 set. 2019

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (263.6 Kb)   docx (134.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com