TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso - Eng. Mecânica

Por:   •  24/11/2021  •  Dissertação  •  1.907 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LONDRINA

2021


 [pic 6]

VICTOR HUGO TEIXEIRA DE BRITO

lubrificação industrial

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Universidade Norte do Paraná.

Orientador: Ana Oliveira


Londrina

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a indústria é um dos segmentos mais importantes da economia, onde empresas tentam maximizar a produção de maneira efetiva e evitar gastos não planejados com paradas não programadas, visando isto, empresas acabam por investir cada vez mais em maquinários e equipamentos afim de um melhor rendimento e produtividade, com o devido planejamento e execução.

Até alguns anos atrás a ideia de manutenção preventiva era bastante rejeitada onde a maioria das empresas, acreditava que realmente era melhor esperar á maquina ou equipamento chegar ao ápice do desgaste ou esforço e quebrar ai então realizar a manutenção corretiva, com a automatização, as empresas de hoje buscam cada vez mais desenvolvimento e já conseguem visualizar os benefícios de uma manutenção preventiva bem aplicada, onde então a lubrificação teve sua importância implementada na rotina de muitas empresas seja qual for o ramo, a lubrificação é importante em todos os segmentos da indústria.

Afim de evitar uma força desnecessária de duas superfícies ou um atrito, aplica-se uma fina camada com uma substância que tem como objetivo não deixar que as superfícies se toquem ou diminuir ao máximo o seu desgaste conforme a movimentação, usa-se normalmente óleos lubrificantes ou graxas para evitar perca desnecessária do material, peça ou equipamento, onde se não bem manuseado chega ao ponto de quebra.

Tendo como principal objetivo este trabalho irá mostrar a importância da lubrificação industrial, aplicação de maneira correta para um melhor aproveitamento produtivo e evitar gastos não planejados com paradas indesejadas, assim mostrando também algumas de suas vantagens.

1.1 O PROBLEMA

Qual a importância da lubrificação em máquinas e equipamentos do segmento industrial?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Demonstrar que a lubrificação industrial gera produtividade e desempenho e é importante para muitos segmentos da indústria.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

 

• Entender o conceito de lubrificação.

• Descrever tipos e aplicações de lubrificantes industriais.

• Detalhar vantagens de uma lubrificação adequada.

3 JUSTIFICATIVA

A lubrificação industrial é de vital importância, para auxiliar o desenvolvimento industrial, principalmente utilizada nos segmentos da manutenção industrial e metalmecânica, com o intuito de aumentar a produtividade e ou desempenho de uma máquina ou ferramenta, prolongando assim a vida útil de um determinado componente ou de uma determinada peça.

Num geral, a lubrificação é de extrema importância para todas as áreas, desde pequenas ferramentarias a grandes industrias, evitando atrito nas superfícies a serem trabalhadas. Aplicada de maneira correta com um bom programa de lubrificação gera-se um bom rendimento da máquina ou ferramenta a ser lubrificada.

Com o estudo aprofundado em o que é um lubrificante, qual utilizar, a maneira correta e sua quantidade consegue-se obter uma melhor escolha de um lubrificante ideal, evitando-se assim uma lubrificação incorreta que são evitados com boas orientações práticas sobre o determinado lubrificante. Com o conhecimento correto adquirido e aplicado de maneira correta garantirá os melhores resultados, e evitará futuras paradas indesejadas de maquinários e equipamentos.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 DEFINIÇÃO DE LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL E SEUS EXEMPLOS.

        

           A lubrificação industrial tem como á aplicação de uma substancia utilizada quando duas superfícies de contato se encostam gerando então assim um certo atrito independentemente do movimento. Á substancia utilizada depende da maneira e do material das peças a sofrerem atrito, porém o mais comum são as graxas e os óleos ambos agem de maneira protetiva entre as duas peças formando uma fina camada “móvel”, entre a superfície de contato de ambas as peças.

           O conceito de lubrificação baseia-se no princípio da inserção de um elemento lubrificante intermediário entre as superfícies em contato das peças de um conjunto mecânico em que se deseja minimizar o atrito – estático ou dinâmico. O lubrificante forma uma película entre as peças e minimiza o desgaste prematuro delas (ALMEIDA, 2017).

           Normalmente, essa substância (também conhecida como lubrificante) é uma graxa ou óleo que tem como objetivo impedir o contato direto entre superfícies sólidas, evitando assim o seu atrito e posterior desgaste. Quando recobertas por esse lubrificante, o atrito entre as superfícies tende a ocorrer de forma fluida e bastante reduzida (VIANA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (223.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com