TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho energia eólica

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 3

Princípios da Produção de Energia Eólica

Ana Clara de Araújo Santos1 (IC), Carlos Eduardo Alexandrino da Silva2 (IC), Ehimar da Silva Junior3 (IC), Helena Silva Nascimento4 (IC), Roberto Alves Ribeiro Neto5* (IC), Wallace Oliveira da Silva6 (IC).

aninhaaraujo20@hotmail.com1, ce_alexandrino@hotmail.com2, gujunior_silva@hotmail.com3, helena.nasciimento@hotmail.com4, beto6148@hotmail.com5*, benwallace7@yahoo.com.br6.

Palavras Chaves: Energia, eólica, aerogerador, renovável.

 Introdução

A Energia Eólica é um dos tipos de energia renovável, ou seja, é uma energia oriunda de recursos naturalmente reabastecidos. Além disso, ela pode ser considerada abundante e  limpa. Essa energia é gerada por um dispositivo chamado de Aerogerador, que utiliza a energia cinética do vento para movimentar o veio do rotor, convertendo-a em energia mecânica, que posteriormente é convertida em energia elétrica por um gerador eletromagnético acoplado à turbina eólica. A energia elétrica assim produzida pode ter diversas aplicações: pode ser armazenada em acumuladores, pode ser distribuída aos consumidores através da rede eléctrica ou pode ainda alimentar cargas isoladas.

Esse processo de geração da energia eólica será demonstrado através de um protótipo.

Problema e Objetivos

Este trabalho tem como objetivo estudar, analisar a transformação da energia capitada dos ventos em energia elétrica, para isso, será explicado à mecânica do funcionamento do aerogerador. Além disso, há o impacto na fauna, pois a instalação das grandes torres muitas vezes coincide com a rota de migração de aves. Existe também o problema da poluição sonora, já que o vento bate nas gigantescas hélices espalhadas por grandes áreas produzindo um ruído constante e incomodo.

Metodologia

A elaboração desse Projeto Integrador é fundamentada em livros, mas também foram utilizadas como apoio sites de instituições voltadas para o estudo da produção de energias renováveis com enfoque na energia eólica. Para auxiliar na apresentação do Projeto, decidimos construir um protótipo de um aerogerador do tipo eixo horizontal baseado no princípio de funcionamento do moinho de vento, para melhor explicar o principio da produção de energia eólica. A escolha do aerogerador de eixo horizontal ocorreu em virtude de este ser mais fácil de reproduzirmos e também por ser o mais utilizado devido o seu rendimento aerodinâmico.

Resultados esperados

No Projeto Integrador que apresentaremos esperamos passar com clareza a teoria que fundamenta os princípios da produção de energia eólica, e colocaremos em prática o funcionamento do aerogerador.

O protótipo do aerogerador irá produzir energia (a partir de algum equipamento que produza vento) necessária para ascender à luz de uma lâmpada de LED e tudo isso será inserido a uma maquete.

[pic 3]

Referências

  1. OLIVEIRA, Adilson de; PEREIRA, Osvaldo Soliano. Energia eólica. São Paulo: Senac, 2012. p. 95-96.
  2. SANTOS, Marco Aurélio dos (Org.). Fontes de energia nova e renovável. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. p. 132-133.
  3. Ministério do Meio Ambiente, Energia Eólica. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica> Acesso em 21 de abril de 2015.
  4. Ministério do Meio Ambiente, Energia Eólica. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica> Acesso em 21 de abril de 2015
  5. Ministério do Meio Ambiente, Energia Eólica. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica> Acesso em 21 de abril de 2015
  6. Ministério do Meio Ambiente, Energia Eólica. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/energia/energias-renovaveis/energia-eolica> Acesso em 21 de abril de 2015

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (260.4 Kb)   docx (970.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com