TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Feitos Etc

Trabalho Universitário: Trabalhos Feitos Etc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  3.481 Palavras (14 Páginas)  •  1.067 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INTEGRADA ESPIRITO-SANTENSE - FAESA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

METODOLOGIA PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA METALÚRGICA

VITÓRIA

2010

ÉRIKA BUENO DUTRA FERREIRA

HARANY DIAS COSTA

ROMULO JOSÉ SARTORI BORTOLOTI

TIAGO OLIVEIRA NASCIMENTO

METODOLOGIA PRODUÇÃO NUMA INDÚSTRIA METALÚRGICA

VITÓRIA

2010

RESUMO

Este trabalho tem a finalidade de mostrar o planejamento e o controle da produção de funcionamento da empresa Estruturas Metálicas Sartori LTDA. O grupo busca aprimorar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula aplicando-os na prática.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................................6

2.1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EMPRESA 6

2.2 NEGÓCIO 7

2.3 POLÍTICA 9

3 PROCESSO 10

3.1 MÃO DE OBRA 10

3.2 MÁQUINAS E TECNOLOGIAS EMPREGADAS 10

3.3 LAYOUT 12

3.4 MAPA DO PROCESSO PRODUTIVO 13

3.5 MATÉRIA-PRIMA 14

3.6 PRODUTOS OBTIDOS 16

3.7 PRINCIPAIS PRODUTOS ACABADOS 18

3.8 MERCADO ATENDIDO 20

3.9 CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 21

3.9.1 Gargalo da Produção 22

4 PLANEJAMENTO DA PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO-PCP........................ 23

5 CONTROLE DE ESTOQUE 24

6 AVALIAÇÃO DE PROCESSO 25

6.1 ARMAZENAGEM 25

6.1 EMBALAGEM 25

6.1 TRANSPORTE 25

6.1 FLUXO DE INFORMAÇÃO 25

6.1 GESTÃO DE ESTOQUE 26

7 CONCLUSÃO 25

1 INTRODUÇÃO

A empresa escolhida para o desenvolvimento do trabalho foi a Estruturas Sartori Ltda. Especializada em galpões industriais de pequeno, médio e grande porte, A Estruturas Sartori acompanha a obra desde a elaboração do projeto até a sua conclusão, proporcionando assim uma maior viabilização e utilização dos recursos.

O trabalho mostra o planejamento e o controle da produção durante a fabricação das peças até sua montagem e todo o processo de serviços realizados pela empresa para a satisfação do cliente.

Com uma sede em uma área de aproximadamente 40.000m2 Todos os contatos são feitos diretamente com os proprietários Toda sua matéria-prima são de empresas que possuem a qualidade ISO o que também garante toda a qualidade e segurança necessária para os clientes. A empresa procura estar se atualizando e sempre procurando melhorar o atendimento, além dos muitos investimentos em tecnologia aliada à rapidez e segurança.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A EMPRESA

Com mais de 1 milhão de metros quadrados já construídos em 33 anos de existência, A Estruturas Sartori vem a cada dia buscando novidades e melhorias para seus fornecedores e clientes.

Com uma sede em uma área de aproximadamente 40.000m2, a empresa tem a certeza de que está preparada para atender o mercado capixaba e nacional.

Fundada em outubro de 1977 por dois sócios, a empresa era sediada no município de Cariacica, região da Grande Vitória, Estado do Espírito Santo, numa área de 50m2.

[pic]

Figura 2.1 – Vista da empresa em 1977

Fonte: Estruturas Sartori (2010).

No início a empresa denominava-se Serralheria Bethânia Ltda. e era especializada em fabricação de grades e portões de aço. Em 1979 a sociedade sofreu alteração, com a saída de um dos sócios fundadores e a entrada de um novo sócio. Esse por sua vez, assumiu a direção da empresa, que passou se chamar Estruturas Sartori Ltda.

A empresa foi se desenvolvendo lentamente ao longo dos anos. Em meados dos anos 80 a empresa mudou-se para uma nova sede, também no município de Cariacica, essa com área de 150m².

Nessa época a empresa começou a atuar na linha de estruturas metálicas para coberturas e galpões, mas seu foco principal continuava sendo grades e portões.

No final dos anos 80 o outro sócio-fundador desligou-se da empresa, passando toda a propriedade para seu sócio até então.

2.2 NEGÓCIO

A partir daí a empresa acelerou seu processo de desenvolvimento e passou a dominar o processo de coberturas metálicas tornando esse o seu produto principal.

Necessitando de uma área maior para dar seqüência ao seu crescimento, a empresa, em 1992, instalou-se no município de Serra, também na região da Grande Vitória, numa área de 6.000m². Com a credibilidade e a confiança depositada pelos parceiros, a Estruturas Sartori alcançou o posto de terceira melhor empresa no seguimento de estruturas metálicas no Estado do Espírito Santo.

Em 1996 a empresa retorna para o município de Cariacica, devido ao seu planejamento estratégico, em uma área de 5.000m2. Com o crescimento da demanda no final dos anos 90, a Estruturas Sartori sentiu a necessidade de aumentar seu espaço físico e assim ampliou suas instalações para uma nova sede com área de 40.000m2, também no município de Cariacica.

[pic]

Figura 2.2.1 – Vista Atual da empresa

Fonte: Estruturas Sartori

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com