TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transferencia Calor

Artigo: Transferencia Calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

1. TELEMETRIA

Chamamos de Telemetria à técnica de transportar medições obtidas no processo a distância, em função de um instrumento transmissor. A transmissão dos valores medidos está tão intimamente relacionada com os processos contínuos, que a necessidade e as vantagens da aplicação da telemetria e do processamento contínuo se entrelaçam. Um dos fatores que se destacam na utilização da telemetria é a possibilidade de centralizar instrumentos e controles de um determinado processo em painéis de controle. Além disso, outras vantagens podem ser citadas:

• Os instrumentos agrupados podem ser consultados mais facilmente e, rapidamente, possibilitando a operação e uma visão conjunta do desempenho da planta industrial;

• Redução do número de operadores com aumento simultâneo da eficiência do trabalho;

• Aumento da eficiência dos instrumentos devido às possibilidades de pronta consulta, manutenção e inspeção, em situação mais acessível, mais abrigada e mais confortável.

1.1 TRANSMISSÃO EM INSTRUMENTAÇÃO

Em geral, os transmissores pneumáticos geram um sinal pneumático variável, linear, de 3 a 15 psi para uma faixa de medida de 0 a 100% da variável. Esta faixa de transmissão foi adotada pela SAMA (Scientifc Apparatus Makers Association), sendo adotada pela maioria dos fabricantes de transmissores e controladores nos Estados Unidos. Na época, ainda se encontravam transmissores com outras faixas de sinais de transmissão, por exemplo: 3 a 27 psi; 0 a 30 psi.

Nos países que utilizam o sistema métrico decimal usam-se faixas de 0,2 a 1,0 kgf/cm2, que equivalem aproximadamente, de 3 a 15 psi (3 psi = 20,21 kgf/cm2 e 15 psi = 1,05 kgf/cm ). O alcance do sinal no sistema métrico é aproximadamente 5% menor que o sinal de 3 a 15 psi, sendo este um dos motivos pelos quais devemos calibrar os instrumentos de uma malha numa mesma norma.

1.2 TRANSMISSORES PNEUMÁTICOS

A transmissão pneumática predominava em quase todas as variáveis, exceto na medição de temperatura, onde se utilizavam os sensores termoelétricos e os termômetros de resistência. Os dois métodos de transmissão utilizados eram:

• Por equilíbrio de movimento

• Por equilíbrio de força.

O princípio de funcionamento da transmissão por equilíbrio de movimento pode ser visto na figura 1.

FIGURA - 1

Etapas do funcionamento: 1 - O transmissor mede a variável no campo através do elemento primário e promove um deslocamento do ponteiro proporcional ao valor medido. 2 - O elemento de transmissão aproveita este deslocamento para permitir a passagem do ar comprimido de alimentação pelas linhas de transmissão, com pressão proporcional ao deslocamento citado. 3 - O ponteiro do receptor aproveita este deslocamento do ponteiro de recepção para indicar na escala o mesmo valor indicado no campo.

Com maior detalhe a maneira de obter uma modulação de pressão de ar proporcional ao deslocamento verificado no elemento de transmissão (figura 2).

FIGURA –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com