TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformador

Artigo: Transformador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Transformador é um dispositivo criado para transmitir energia ou potencia elétrica, podendo elevar, rebaixar ou isolar a energia que passa por ele.

É um dispositivo que trabalha com corrente indutiva, consiste de duas ou mais bobinas que forma uma força eletromagnética entre seus núcleos para que transmita tensão entre si.

Funcionamento do transformador é passar corrente a bobina primaria que acaba gerando um campo eletromagnético que seu campo pode variar dependendo do numero de voltadas dada a bobina.

O fluxo magnético produzido chega ao seu núcleo sem nenhum contato de resistência chega à bobina secundaria. Ao chegar à bobina secundaria por indução eletromagnética acaba gerando corrente elétrica que pode variar dependendo da corrente da bobina primaria e também com o numero de espiras das duas bobinas.

Temos diversos transformadores com circuitos diferentes, mas seu meio de operar continua sendo o mesmo de indução eletromagnética.

Exemplos: circuitos elétricos e funcionamento nas redes elétricas.

Os processos de soldagem podem ser classificados em duas categorias principais:

Soldagem na fase líquida – que são todos os processos de soldagem por fusão, como a soldagem a arco convencional, soldagem a laser e soldagem por feixe de elétrons.

Soldagem no estado sólido – como a soldagem por forjamento, onde todo o processo acontece em fase sólida, sem transformação de fase, como ocorre com o processo de soldagem friction stir welding, soldagem por explosão, e soldagem por difusão no estado sólido.

No caso do processo por fusão, as ligações são estabelecidas pela formação e solidificação de uma fase líquida na interface, enquanto que na soldagem no estado sólido, a pressão aplicada tem uma importância fundamental no sentido de manter juntas as superfícies que são unidas dentro das distâncias interatômicas.

Embora não se saiba com precisão detalhes sobre os métodos reais usados pelos ferreiros e artífices, é evidente que a soldagem no estado sólido tem sido usada há mais de mil anos [1]. Como exemplo, temos as famosas espadas japonesas e Damascus feitas por forjamento a quente de peças de aço com alto carbono até se transformarem em lâminas finas. Cada lâmina era então dividida em duas metades que depois eram novamente unidas por martelamento a altas temperaturas. Esse processo era repetido dezenas de vezes a fim de melhorar a resistência e a tenacidade das espadas.

A ligação por difusão, como uma subdivisão tanto da soldagem do estado sólido quanto da soldagem em fase líquida, é um processo de união onde o principal mecanismo é a interdifusão dos átomos através da superfície. A ligação por difusão da maioria dos metais é realizada no vácuo ou em atmosfera inerte (normalmente nitrogênio seco, argônio ou hélio) com objetivo de reduzir a oxidação causada por impurezas nas superfícies de contato. A ligação de alguns metais que apresentam filmes óxidos que são instáveis termodinamicamente a temperatura ambiente, podem (por exemplo: a prata) ser ativados pelo ar.

Ligação por Difusão no Estado Sólido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com