TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMADOR DE ENERGIA

Trabalho Universitário: TRANSFORMADOR DE ENERGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 3

Tema:

O projeto visa o desenvolvimento de um transformador de energia, utilizando a energia renovável.

A idéia do projeto foi pensar na redução de custos financeiros através da energia de uma placa de silício.

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A porcentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.

Ao contrário dos combustíveis não-renováveis (como os de origem fóssil, por exemplo), as fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente. Portanto, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.

Objetivo específico:

O transformador solar proposto terá um funcionamento similar ao convencional, porém utilizará uma lente que converterá os raios solares para um ponto específico onde será colocado a placa.

Num transformador solar convencional, os raios necessitam tocar em toda a superfície da placa afim de que eles se transformem em energia elétrica, daí a necessidade de uma placa do tamanho da transformador.Utilizando lentes convergentes o tamanho da placa poderá ser reduzido apenas ao ponto de conversão.

Objetivo Geral:

Tornar mais acessível a aquisição de transformadores solares através da redução de custos que se da a partir da redução do tamanho da placa de silício, que é o componente mais caro de um transformador solar. sendo ela responsável por 60% dos gastos de produção. Isto é possibilitado pela utilização de lentes convergentes no lugar de uma lente plana.

Justificativa:

Este projeto visa facilitar o acesso a energia elétrica, para famílias de baixa renda ou que moram em regiões que ainda não tem acesso a esta.

Metodologia:

O Transformador solar se converte na transformação de energia solar em energia elétrica a partir de um sistema de convergência dos raios em um pequeno ponto onde estará localizado a placa de silício que estará a energia por um circuito retificado até a bateria onde ela será armazenada.

Convergência dos raios: Os raios solares tocam a superfície da lente e após passar por todo seu corpo o raio é desviado para o foco onde estará localizada a placa que é produzida através da dopagem do silício, dando a ele propriedades que tornará possível a transformação da energia solar em energia elétrica.

Quando a energia é transformada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com